Arquivos:

Investimento » Rio Grande do Norte » Turismo

Governo tenta ampliar turismo no RN com incremento da malha aérea

Garantir segurança jurídica, reforçar ações para reduzir a violência, ampliar a malha aérea, interiorizar o turismo com valorização da cultura regional e instalar internet pública de alta qualidade. Estas são ações do Governo que estão em curso para incentivar e fortalecer a atividade turística no Rio Grande do Norte e que foi a pauta da reunião, nesta sexta-feira, 08, da governadora Fátima Bezerra com diretores do grupo catalão Serhs.

O grupo Serhs tem o maior hotel de Natal, com 396 apartamentos na Via Costeira e o Serhs Vila da Pipa, em Tibau do Sul, com 22 chalés. O grupo hoje oferece 400 empregados diretos e é o hotel que mais recolhe impostos ao Estado. Em janeiro deste ano o hotel hospedou 30 mil visitantes.

“O nosso governo tem como prioridade também o fortalecimento da cadeia produtiva do Turismo. Vamos ampliar esta atividade que é uma das que mais gera emprego e renda”, informou Fátima Bezerra citando que já no primeiro mês da gestão o índice de violência foi reduzido em 38%. “Isso foi resultado da atuação do nosso governo, com uma gestão integrada do sistema de segurança”, explicou.

A governadora Fátima Bezerra anunciou que em março próximo o governo vai lançar o Plano Estadual de Segurança Pública que contempla novas medidas de atuação e habilita o RN a receber recursos do Governo Federal.

Junto ao grupo Inframerica, que administra o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, o governo do estado trata da ampliação da malha viária visando ampliar o acesso a grandes centros como São Paulo e Brasília e da redução de custos das passagens.

Em relação à segurança jurídica, Fátima Bezerra disse que “esta é uma forte preocupação do governo que possui uma equipe técnica altamente qualificada”. Ela citou o Instituto de Desenvolvimento do Meio Ambiente, Idema “que está capacitado para dar total assistência à instalação de novos investimentos. E também para tratar junto a outras instâncias como o Ministério Público, para dar andamento e agilizar processos”.

Outra iniciativa em curso pela administração é a instalação de internet pública de qualidade, através de Parceria Público Privada. A interiorização do turismo é outra medida que contribuirá para aumentar a permanência dos visitantes no RN. “Vamos sair do tradicional sol e mar e mostrar nossa cultura, culinária, riquezas e belezas naturais do interior”, destacou Fátima Bezerra.

O presidente do conselho de administração do grupo Serhs, Jórdi Bagó afirmou a disposição de continua operando no RN e ampliar negócios. “Saio da reunião com a certeza de que o Governo do Estado está fortemente empenhado em solucionar questões que impactarão positivamente na atividade turística”, afirmou.

A Secretária de Turismo e presidente da Emprotur, Ana Maria Costa destacou a prioridade que a atual administração trata o turismo e as boas relações entre o governo e os empreendedores. “Manteremos o diálogo necessário e importante para o fortalecimento do turismo e para a ampliação dos investimentos em todo o RN”, declarou Ana Maria. Também participaram da reunião o vice-governador Antenor Roberto, o diretor executivo do grupo Serhs no Brasil, Willian Lass e o diretor de desenvolvimento corporativo, Ivanaldo Bezerra.

Agora RN
Rio Grande do Norte » Turismo

Para presidente da Abav, “falta mais união” ao turismo no Rio Grande do Norte

Com um aeroporto de padrão internacional, uma hotelaria situada entre as melhores do Brasil e uma localização geográfica privilegiada pela proximidade da Europa, a falta de uma oferta maior de voos para o Rio Grande do Norte só pode ser explicada pela falta de uma articulação maior da classe política do estado.

É o que pensa o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem no RN (Abav), Abdon Gosson, em entrevista ao Jornal Agora, na 97,9 FM. Otimista em relação a uma recuperação da economia, Gosson não vê outra saída para o RN a não ser a união imediata dos parlamentares da bancada potiguar em torno da bandeira do turismo do RN onde os diferenciais competitivos oferecidos pela natureza se somam a equipamentos que podem ajudar a promoção do destino.

“Temos de longe a melhor hotelaria e podemos nos transformar na capital da gastronomia. Basta que todos – Estado, municípios, classe política e iniciativa privada – desmontem seus palanques e criem uma agenda focada no turismo”, afirmou Gosson.

Ele criticou a demora da gestão da à época governadora Rosalba Ciarlini de baixar as alíquotas do ICMS sobre querosene de aviação (QAV). O incentivo, iniciado ainda na administração da governadora Wilma de Faria e retomado na gestão Robinson Faria, pretendia estimular empresas a aumentarem suas escalas no RN para reabastecer as aeronaves.

Atualmente, essa isenção tem sido examinada no governo Fátima Bezerra, que não viu consequências positivas nessa renúncia fiscal do ponto de vista de atração de novos voos.

“Até São Paulo, que é o portão de entrada do país e relutou por muito anos em conceder a isenção, rendeu-se ao movimento iniciado lá atrás pelo governo Robinson e, junto com outros estados, baixou sua alíquota sobre o QAV para 12%”, lembrou o presidente da Abav.

Então, por que outros estados do Nordeste, como Fortaleza e Recife, conseguiram atrair mais voos, enquanto o RN não? Gosson diz que já se fez essa pergunta muitas vezes. Depois que essas capitais atraíram as bases operacionais das principais companhias do mundo, o comportamento focado de suas bancadas parlamentares, somadas à união de esforços de administrações públicas e lideranças empresariais, fizeram toda a diferença.

Agora, com uma grade reduzida de voos no RN, o presidente da Abav vê problemas caso a governara Fátima Bezerra, por conta da situação fiscal, resolva subir a atual alíquota do QAV. “Logicamente, corremos de perder ainda mais os poucos voos que já temos”, alertou.

Agora RN
Rio Grande do Norte » Turismo

Turistas estrangeiros apontam RN como o estado mais hospitaleiro do Nordeste

Rio Grande do Norte é o estado nordestino mais hospitaleiro, de acordo com os turistas estrangeiros

O Ministério do Turismo divulgou um ranking com os principais estados brasileiros que são considerados os mais hospitaleiros pelos turistas estrangeiros que visitam o país. O Rio Grande do Norte foi grande destaque como o estado nordestino mais bem colocado no quesito, com 98,4% dos votos favoráveis.

O campeão do bem-receber é o estado do Mato Grosso do Sul, cuja hospitalidade recebeu aval de quase totalidade (99,6%) dos visitantes internacionais que lá estiveram. O acolhimento dos estados da região Sul também foi destaque na pesquisa, colocando Santa Catarina (99,2%), Rio Grande do Sul (98,9%) e Paraná (98,5%) na sequência dos mais bem avaliados do país neste quesito. A pesquisa de demanda internacional do MTur destaca ainda São Paulo, que assim como o Rio Grande do Norte, obteve aprovação de 98,4%.

“Este alto índice coloca a hospitalidade do brasileiro como um ativo da maior importância para o turismo nacional, uma vantagem competitiva que contribui para o esforço do MTur de aumentar o fluxo e atrair novos turistas para os nossos destinos”, comenta o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

A hospitalidade lidera em avaliação positiva entre os 19 itens de infraestrutura e serviços pesquisados no estudo da demanda internacional do MTur. Somada aos alojamentos, gastronomia, restaurantes e aeroportos, que também influenciam a percepção do turista, compõe o conjunto de atributos fundamentais da boa experiência turística. Em 2017, por exemplo, o modo de receber do brasileiro recebeu aprovação de 98,1% dos estrangeiros que visitaram destinos nacionais, maior percentual registrado nos últimos cinco anos.

Agora RN
Governo » Projetos » Turismo

Sebrae apresenta à governadora projetos sobre turismo e microempresa

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o Projeto Natal na Segunda Guerra Mundial foram temas da audiência entre o Governo do Estado e o Sebrae-RN, na tarde desta terça-feira (22). O projeto para a criação da Lei Geral é uma iniciativa que visa valorizar e dar segurança jurídica às micro e pequenas empresas do Rio Grande do Norte, bem como proporcionar uma maior abertura de mercado nos mais diversos segmentos.

“Este é um pleito antigo do Sebrae. Na maioria dos municípios do RN existem leis municipais que regulamentam a atuação das micro e pequenas empresas, mas a criação da lei estadual será um marco regulatório que favorecerá o desenvolvimento econômico potiguar”, enfatizou José Ferreira de Melo Neto, Diretor Superintendente do Sebrae-RN.

Sobre a lei, a governadora Fátima Bezerra destacou que a iniciativa comunga com o plano de governo. “Vamos trabalhar para que ainda no primeiro semestre deste ano, possamos ter esta lei aprovada na Assembleia Legislativa. Incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas é uma das metas do nosso plano de governo”, disse.

Para Jaime Calado, Secretário de Desenvolvimento, a insegurança jurídica é uma das principais reclamações do pequeno empreendedor. “A lei estadual beneficiará a todos, pois traz segurança jurídica para o microempresário e para o contratante”, afirmou.

Outro assunto discutido na audiência foi o turismo do Rio Grande do Norte. O Sebrae-RN apresentou o projeto “Natal na II Guerra Mundial”, que tem como objetivo criar novos roteiros com o foco no potencial histórico do Estado. Além dos roteiros de sol e mar, comuns a outras capitais brasileiras, Natal é a única capital do País que foi base dos Estados Unidos durante o período da II Guerra Mundial. A iniciativa promove o turismo para o turista brasileiro e estrangeiro, valoriza a cultura e a história do RN pouco explorada até os dias atuais.

Sobre o projeto a Governadora destacou: “É uma excelente iniciativa. Vamos capitanear este projeto por meio da SETUR tendo o Sebrae como parceiro, gerando desenvolvimento, emprego e renda”, ressaltou.

Pelo Governo, além de Fátima, participaram da reunião o vice Antenor Roberto, os secretários Carlos Eduardo Xavier (Tributação), José Aldemir Freire (Planejamento e Finanças), Jaime Calado (Desenvolvimento Econômico), Ana Maria Costa (Turismo), Fernando Mineiro (Gestão de Projetos e Articulação Institucional). Pelo Sebrae, Marcelo Fernandes de Queiroz (Presidente do Conselho Deliberativo), José Ferreira de Melo Neto (Diretor Superintendente), João Hélio Cavalcanti (Diretor Técnico) e Marcelo Saldanha Toscano (Diretor de Operações).

O Senador Jean-Paul Prates também participou da reunião.

Economia » Turismo

Turismo na alta temporada tem expectativa de crescer 5% este ano no RN

Os dados estatísticos da alta temporada em Natal só serão fechados pelas entidades ligadas ao turismo no começo de fevereiro, mas as apostas do setor indicam para um crescimento de 5% na ocupação hoteleira em relação ao ano passado.

Segundo o coordenador do Câmara Empresarial de Turismo da Federação do Comércio (Fecomercio), George Costa, a estimativa de incremento na economia, só no Réveillon, está na casa de R$ 40 milhões. Isso representaria entre dois mil a quatro mil turistas a mais na cidade. Hoje, a média de permanência de cada turista no destino é de quase seis noites.

Considerando a média de gastos por turista, hoje em torno de R$ 250 por dia, multiplicado pelo crescimento deles nesta temporada, George Costa projeta uma ocupação hoteleira em Natal este ano acima dos 90%. Na temporada 2017/2018, essa ocupação foi de 86%. “A percepção de mais segurança contribuiu muito para essa reação”, comentou.

Na próxima semana, o trade turístico, formado por entidades do setor, acertou encontro com a secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa, para discutir algumas prioridades do setor. A definir dia, horário e local da reunião.

Entre os temas, a possibilidade de o governo privatizar a operação do Centro de Convenções de Natal ainda mobiliza o trade turístico. O imóvel teve sua última ampliação entregue no final do ano passado. E embora não esteja nas prioridades da governadora Fátima Bezerra, George Costa considera importante debater este assunto com os empresários e o poder público.

Outros temas prioritários estão ligados a melhorias em Natal para a próxima temporada, como a conclusão das obras de recuperação do Forte dos Reis Magos, considerado “a joia da coroa” por Costa. “Tudo indica que tudo ali já estará pronto em novembro para a temporada 2019/2220”, assegurou.

Além disso, os empresários vão insistir na importância da conclusão do acesso Sul ao Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, incluindo a sua iluminação, além do término do que falta da Reta Tabajara.

Agora RN
Turismo

Rio Grande do Norte recebe a partir de novembro novo voo direto da Holanda

Voo Amsterdã/Natal deve começar a operar 2 vezes por semana a partir de novembro

O Rio Grande do Norte ganhou mais uma ligação com a Europa com o lançamento do voo Amsterdã/Natal durante a feira de turismo VakantiBeurs, que está sendo realizada na Holanda.

O Governo do Estado montou um estande na feira, que é uma das mais importantes vitrines do turismo mundial, para divulgar as potencialidades turísticas e atrair visitantes de toda a Europa para os cinco polos do RN.

A previsão é que o novo voo comece a operar duas vezes por semana a partir de novembro/2019, num total de 360 passageiros a cada sete dias.

O público que o RN trabalha para atrair gasta em viagem cerca de 3 mil euros (R$ 12 mil pelo câmbio atual), e faz da América Latina o segundo destino mais procurado por eles, atrás apenas da Ásia. São casais de alto poder aquisitivo que geralmente viajam com os filhos.

“Com recursos do Projeto Governo Cidadão, via Banco Mundial, estamos possibilitando que o Estado busque novos mercados turísticos, uma vez que essa indústria movimenta mais de 50 atividades econômicas somente no Rio Grande do Norte. Nosso objetivo, com este lançamento, é conseguir reabrir e restabelecer esse mercado (europeu)”, disse a secretária estadual de Turismo, Ana Maria Costa.

Ela informou que diretores da Corendon Operadora e Corendon Airlines (empresa de origem turca, mas que atua fortemente no mercado holandês, belga e no Oeste da Alemanha), visitarão o Rio Grande do Norte na primeira quinzena de fevereiro para tratar da promoção do destino potiguar em terras holandesas.

Entidades importantes para o turismo do RN estão unindo esforços com a Setur/RN nesse objetivo. São elas a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RN), a Federação do Comércio (Fecomércio) e as prefeituras de Natal, Maxaranguape e Tibau do Sul/Pipa. “Viemos promover nosso destino e estreitar os laços com a Europa por meio do destino holandês. Sabemos que precisamos melhorar nossa malha aérea, tornando os preços mais competitivos e atraentes ao público”, explicou Ana Maria da Costa. A secretária destacou também que a delegação potiguar participou nesta sexta-feira, 11, de um jantar oferecido pela embaixadora do Brasil na Holanda, Regina Dunlop, na residência oficial.

Para o presidente da ABIH-RN, José Odécio Júnior, a participação do Rio Grande do Norte na feira foi fundamental recuperar um mercado perdido há mais de uma década. “O voo representa um novo marco para o setor de hotelaria e turismo do RN, tendo em vista que há muitos anos não tínhamos uma ligação direta da Europa do norte para Natal.”

Agora RN
Turismo

Imagem do “Cânion dos Apertados” é destaque no stand do RN em feira de turismo na Holanda

Uma das maiores feiras do setor de turismo do mundo, a VakantieBeurs foi aberta oficialmente nesta quinta-feira, 10, em Utrecht, na Holanda, com a participação de 200 expositores e com a expectativa de receber cerca de 20 mil visitantes que poderão conhecer diversos destinos, dentre eles o Rio Grande do Norte, que está com dois espaços na feira. No Stand próprio do Estado, uma das imagens que ilustra o ambiente é a do “Cânion dos Apertados”, em Currais Novos, um dos geossítios do “Geoparque Seridó”.

Para a Secretária Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Currais Novos, Ana Albuquerque, esta é mais uma oportunidade de divulgação das belezas naturais do município para o mundo. “A feira é uma grande oportunidade que o Estado tem para divulgar o que temos de melhor, e ficamos muito felizes com o destaque do Cânion no Stand do RN, que também está divulgando outros atrativos do nosso Estado”, comentou Ana, ressaltando a importância de eventos como este para atrair turistas e investimentos para o setor no Rio Grande do Norte.

Eventos » Lagoa Nova » Turismo

Lagoa Nova comemora 56 anos de Emancipação; shows em praça pública com Zé Cantor & Solteirões e mais quatro atrações

Famoso pelo clima frio e o turismo de segunda residência, o município de Lagoa Nova também vem se destacando nos últimos anos no segmento de eventos. Um deles é a Festa de Emancipação Política – considerada a maior do Rio Grande do Norte, e que em 2019 comemora 56 anos.

Realizada nesta quarta (02) e proporcionando uma vasta programação e shows em praça pública com: Zé Cantor & Solteirões; Raynel Guedes; o “Forró do Véi” de Zé Sanfoneiro; Robson Carneiro e Diego Pessoa, a festa promete ser a maior de todos os tempos na capital serrana, atraindo turistas de todo o RN e até da Paraíba.

PROGRAMAÇÃO:
08:00 – Missa na Matriz de São Francisco de Assis
09:00 – Apresentação de artista da terra; entrega da premiação do Natal Iluminado 2018 e distribuição do tradicional Bolo de Emancipação Política.
21:00 – Shows artístico/musical em praça pública

O festejo, que tem como finalidade promover ainda mais o turismo do município, tem a realização da Prefeitura Municipal, com o apoio de parceiros e do comércio local.

A tradicional festa de Emancipação Política de Lagoa Nova se destaca no cenário potiguar pela sua grandiosidade, e por isso não podemos deixar de realizá-la”, disse o prefeito Luciano Santos.

Festa de Emancipação 2018

Currais Novos » Rio Grande do Norte » Turismo

TURISMO: Currais Novos sediará “I Encontro Geoparque Seridó” nos dias 08 e 09 de novembro

A princesa do Seridó será sede nos dias 08 e 09 de novembro do “I Encontro Geoparque Seridó: do sonho à realidade”, evento científico que acontecerá na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento tem como objetivo debater sobre o “Projeto Geoparque Seridó”, Geoparques no Brasil e Desenvolvimento Regional.

De acordo com a coordenação do evento, o encontro contará com palestras, painel de dissertações e apresentações culturais, além de visitas técnicas aos geossítios de Currais Novos como o “Cânion dos Apertados” e a Mina Brejuí. Dentro da programação, palestras com representantes do Geoparque Araripe (CE), e dos Projetos de Geoparques do Seridó (RN), Caminhos Cânions do Sul (RS e SC), e Cariri (PB).

O Evento é uma realização da UFRN através do curso de Turismo, com apoio da Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Proex, Propesq, Programa de Qualificação Profissional e Desenvolvimento Regional do Seridó Potiguar (Qualistur) e Projeto Geoparque Seridó.

Mais informações e inscrições no site https://www.encontrogeoparqueserido.com/

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Currais Novos

Parnamirim » Rio Grande do Norte » Turismo

TURISMO: Parnamirim será destaque em maior evento de turismo do Nordeste

                                       Maior Cajueiro do Mundo – Parnamirim/RN

A prefeitura de Parnamirim, em parceria com o Governo do Estado, terá um espaço para mostrar as potencialidades turísticas do município em um dos maiores eventos de turismo das regiões Norte e Nordeste.

De acordo com Paulo Lopes, assessor técnico da Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer (Setel), a participação de Parnamirim em um evento desse porte é fundamental para a consolidação da atividade turística no âmbito do município.

“Parnamirim é um município eminentemente turístico, dentro da região turística, inserido dentro do mapa do polo turístico brasileiro. Parnamirim tem consolidada a rot do maior cajueiro do mundo, que contempla ainda a Barreira do Inferno, Cotovelo, Pium e Pirangi”, destacou.

O Festival do Turismo acontece na capital Paraibana, João Pessoa, e tem como objetivo reunir e promover a integração do setor de viagens e turismo, além de oferecer novos produtos ao mercado.

O evento vem sendo realizado e organizado pela Sophistiqué Eventos, desde 2010, em formato de workshop, contando com presença de 60 expositores e 200 agentes de viagens visitantes, vindos dos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!