Arquivos:

Currais Novos » Turismo

TURISMO “Cânion dos Apertados” será destaque do InterTv Rural/Globo

Uma das sete maravilhas do Rio Grande do Norte e um dos cenários mais belos do Projeto “Geoparque Seridó”, o “Cânion dos Apertados” em Currais Novos será destaque de uma reportagem especial do programa “InterTv Rural” da InterTv Costa Branca/Globo, que deverá ser exibida no próximo domingo (23) às 7h30. Durante a manhã desta segunda-feira (17) o jornalista Oscar Xavier e o repórter cinematográfico Flávio Soares estiveram no Cânion para conheceram as belezas naturais do local, e conversaram com a secretária municipal de turismo, Ana Albuquerque, e com a turismóloga Janaina Medeiros, sobre a potencialidade turística do município e sobre o projeto do geoparque.

“Estamos desenvolvendo diversas ações em prol do desenvolvimento do nosso turismo com a realização de cursos de capacitação como o de Condutores Locais realizado em parceria com o Sebrae e UFRN, a sinalização turística, assim como a participação em feiras e exposições”, disse Ana Albuquerque. A turismóloga Janaina Medeiros ressaltou a importância do geoparque Seridó para o turismo na região. “Desde 2010 que estamos desenvolvendo o projeto do Geoparque Seridó, uma região com um patrimônio único e com um grande potencial”, comentou. O Geoparque Seridó conta com 16 geossítios em 6 cidades da região e tem como objetivo a criação de uma unidade de geoconservação que contribuirá para a conservação do patrimônio geológico, promover a pesquisa científica, realizar programas de educação, incentivar o empreendedorismo, e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável aliado à proteção ambiental.

João Bezerra
Turismo

SUCESSO: Complexo de Santa Rita Cássia atrai multidão durante FEMPTUR

Estande de Santa Cruz na FEMPTUR.

O case de sucesso da interiorização do turismo vivenciada pelo município de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte , atraiu a visitação de centenas de pessoas para o estande da chamada Cidade Santuário, durante o Fórum de Turismo do RN, encerrado na noite deste sábado 8, no Centro de Convenções de Natal. É em Santa Cruz que está situado o Complexo Turístico Religioso de Santa Rita de Cássia, onde se localiza a maior estátua católica do mundo, com a imagem de Santa Rita.

A prefeita do município, Fernanda Costa, que compareceu ao evento, explicou aos visitantes que atualmente o turismo em Santa Cruz é uma realidade que fomenta a geração de emprego, renda e fortalece a atividade comercial da cidade. Ao destacar que vários municípios do RN tem atrativos capazes de gerar fluxo turístico, a gestora destacou para o público no estande que o turismo do interior do Rio Grande do Norte, principalmente na região do Trairi, irá se fortalecer ainda mais, com a inauguração do teleférico de Santa Cruz, que pode acontecer até o final do ano, ou início de 2018.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH/RN), José Odécio Rodrigues Júnior, também foi recepcionado por Fernanda Costa e seu esposo, o deputado Tomba Farias. Adécio destacou que Santa Cruz é um exemplo de que a interiorização do turismo é capaz de atrair inúmeros visitantes para os municípios interioranos, ampliando a oferta de atrativos, além do binômio sol & mar oferecida nas regiões litorâneas. O senador Garibaldi Alves Filho (PMDB) e o governador Robinson Faria (PSD) também visitaram o estande de Santa Cruz.

Currais Novos » Turismo

TURISMO: Currais Novos participará da 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN

A Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMTUR) estará participando na próxima sexta-feira e sábado, 07 e 08, da 3ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN e 8º Fórum de Turismo do RN, eventos que acontecerão no Centro de Convenções de Natal e que tem como objetivo reunir as instituições, órgãos e empresas que fazem parte do setor turístico potiguar nas discussões e apresentação dos equipamentos turísticos do Estado. De acordo com a secretária da SEMTUR, Ana Albuquerque, Currais Novos terá um estande que reunirá artesanato, culinária, informações sobre o Geoparque Seridó, e distribuição de material de divulgação da cidade. “Este é mais um evento importante que iremos participar com o intuito de divulgar nossa cidade e nossos atrativos”, comentou a secretária.

Na abertura dos eventos que acontecerá na próxima sexta-feira às 14h no Centro de Convenções, haverá a apresentação do painel: “Como otimizar oportunidades para receber o turista português”, com o palestrante Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagem e Turismo. Na programação da feira e do fórum estão previstas palestras, debates, exposição de artesanato, espaço gastronômico e atrações culturais.

João Bezerra
Carnaúba dos Dantas » Turismo

CARNAÚBA DOS DANTAS: Em Brasília, Gilson Dantas assegura emendas para o desenvolvimento do turismo religioso

O prefeito Gilson Dantas (PMDB), em companhia do deputado estadual Hermano Morais (PMDB), estiveram no gabinete do deputado federal Walter Alves, em Brasília. Lá, Gilson assegurou uma emenda parlamentar no Ministério do Turismo no valor de R$ 250.000,00 para revitalização e urbanização do acesso ao Monte do Galo.

Os recursos serão aplicados nas obras de revitalização, urbanização, pavimentação e drenagem do acesso ao Monte do Galo, um dos principais pontos turísticos do RN.

Com aproximadamente 150 metros de altura, o Monte do Galo é uma importante atração que leva religiosos, devotos e turistas à cidade de Carnaúba dos Dantas.

Currais Novos » Motociclismo » Turismo

TURISMO: 13º Cactus Moto Fest reúne mais de 370 motoclubes do Brasil em Currais Novos

Retornando ao calendário de eventos de Currais Novos após dois anos, o “Cactus Moto Fest” reúne desde a última sexta-feira (17) mais de 370 motoclubes de todo o Brasil em um dos maiores eventos motociclísticos do país, que este ano celebra sua 13ª edição, e que teve abertura oficial na noite deste sábado (18) na Praça Cristo Rei. O Prefeito Odon Jr ressaltou a importância do evento para o turismo e geração de renda no município. “Este evento é de parceria entre a Prefeitura, o Cactus e o Comércio, e a união de esforços foi fundamental para o sucesso desta edição”, disse Odon Jr, lembrando que o que faz o Cactus ser um grande evento é a “boa receptividade do curraisnovense”.

Também estiveram na abertura, o Padre Welson Rodrigues, que fez a benção dos motociclistas; a secretária municipal de turismo e desenvolvimento econômico, Ana Albuquerque; o Presidente da Fundação Cultural “José Bezerra Gomes”, Ronaldo Gomes; e a comissão de organização do evento, José Augusto (Presidente do Cactus Moto Clube), Eugênio Oliveira, Bernardo Oliveira e Jadson Gomes. Dr. Eugênio Oliveira disse que a importância da parceria da Prefeitura foi fundamental para a realização do evento. “A parceria com a Prefeitura fez com que voltássemos com força total, e agradecemos o empenho de todas as secretarias”, comentou. A 13ª edição do Cactus Moto Fest se encerra neste domingo (19).

Foto: Getson Luiz

João Bezerra
Seridó » Turismo

TURISMO: Potencialidades do Projeto “Geoparque Seridó” foram apresentadas em reunião nesta sexta-feira, 17

A coordenação do Projeto “Geoparque Seridó” apresentou na manhã desta sexta-feira (17) em evento no auditório da Câmara Municipal de Currais Novos, as ações e atividades desenvolvidas com o objetivo de fortalecer as potencialidades turísticas da região, além de promover nas comunidades o desenvolvimento econômico, e a promoção da educação e a conservação do patrimônio geológico. O Vice-Prefeito de Currais Novos, Anderson Alves, lembrou que o projeto tem grande importância social e econômica para a região. “Só temos que avançar e contribuir para o fortalecimento deste projeto”, disse Anderson. O Professor coordenador do projeto, Marcos Nascimento, fez uma explanação sobre o “Geoparque Seridó” e lembrou que no Brasil só existe um Geoparque reconhecido pela UNESCO, órgão internacional responsável pela inclusão de um projeto na rede mundial de geoparques, que é o do Araripe, no Ceará. “O Geoparque é um projeto de desenvolvimento regional com atividades relativas às belezas naturais e à cultura, além de estimular o desenvolvimento social e econômico”, disse o professor.

Também estiveram presentes no encontro, a secretária municipal de turismo e desenvolvimento econômico de Currais Novos, Ana Albuquerque; o Prefeito de Jucurutu, Valdir Medeiros; a representante da Secretaria Estadual de Turismo – SETUR, Cristiane Dantas; o presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João Neto; a secretária executiva da AMSO, Albanita Macedo; além da participação de vereadores, secretários de turismo de vários municípios do Seridó; professores, alunos, associações, e comunidade.

João Bezerra
Currais Novos » Turismo

MOTOCICLISMO: 13ª Edição do Cactus Moto Fest começa hoje (17); confira programação

SEXTA-FEIRA: 17/03
PALCO PRAÇA CRISTO REI
20:00 – Atrações Culturais
21:00 – Almanaara
24:00 – Uskaravelho
PALCO TUNGSTÊNIO HOTEL
20:00 – Atrações Culturais
21:00 – Banda Fly Rock
22:30 – Banda Motorize
24:00 – Cleiton e Banda
TENDA ELETRÔNICA DA HEINEKEN
21:00 – DJ
RESTAURANTE DOM VALENTINO
18:00 – Cleiton Pinheiro e Banda

SÁBADO: 18/03
PALCO CRISTO REI
20:30 – Abertura do evento
21:00 – Banda Mobidyck
23:00 – Banda Dr. Highway
01:30 – Forró Só o Mii
PALCO TUNGSTÊNIO
20:30 – Atrações Culturais
21:30 – Tributo a Pink Floyd
23:30 – Forró Rafael Bezerra
01:30 – Tributo a Raul
TENDA ELETRÔNICA DA HEINEKEN
21:00 – DJ
RESTAURANTE DOM VALENTINO
12:00 – Feijoada do Motociclista
TERRAÇO BAR
14:00 – Samba com Feijoada
16:00 – Cleiton Pinheiro e Banda Pop Rock
DU REY – CONFRATERNIZAÇÃO DOS MOTO CLUBES
13:00 as 14:30 – Banda Almanaara
15:00 as 16:00 – Banda Mobidyck

Currais Novos » Mundo » Turismo

TURISMO: “Cânion dos Apertados” é destaque em estande do RN em Feira de Turismo em Lisboa, Portugal

Currais Novos ganhou destaque em uma das mais importantes feiras de turismo da Europa, a Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, com uma bela foto do “Cânion dos Apertados” no estande do Rio Grande do Norte na feira, que teve início nesta quarta-feira (15). A foto é de autoria de Eugênio Oliveira. A participação do Estado no evento tem como objetivo apresentar o mercado de turismo potiguar e as potencialidades do setor, além de divulgar os atrativos dos cinco pólos turísticos do RN.

O estande do Rio Grande do Norte foi montado com imagens de destinos turísticos como o Forte dos Reis Magos (Natal), Estátua de Santa Rita (Santa Cruz), e o Cânion dos Apertados (Currais Novos), além de apresentar aos visitantes vídeos com imagens belíssimas de pontos turísticos do Estado, exposição do artesanato potiguar, e distribuição de comidas típicas e material promocional turístico.

O Cânion dos Apertados faz parte do Projeto “Geoparque Seridó”, que reúne 16 geossítios em 6 municípios da região e tem como principal objetivo a criação de uma unidade de geoconservação que contribuirá para a conservação do patrimônio geológico, promover a pesquisa científica, realizar programas de educação, incentivar o empreendedorismo, e estimular o desenvolvimento econômico e sustentável aliado à proteção ambiental.

João Bezerra
Mundo » Turismo

PERAMBULANDO: Empresa procura interessados em viagem gratuita pela Europa

A Grécia é um dos destinos da viagem

O que você acharia de uma viagem de 6 meses pela Europa com tudo pago? É isso o que a empresa de turismo Busabout está oferecendo aqui no Brasil, para interessados em ser o seu embaixador no Velho Continente.

A Busabout, dedicada ao turismo de aventura na Europa, na Ásia e no norte da África, está procurando duas pessoas: uma capaz de narrar a aventura e a outra responsável por produzir os vídeos da viagem. A pessoa que será selecionada como embaixador ou embaixadora deve “ser um narrador envolvente e amante da história, se sentir atraído por fatos extravagantes, ter habilidade para escrever e ficar natural diante da câmera, ser hábil na gestão de meios de comunicação social e ter alma de aventureiro”.

Para participar do “processo seletivo” o interessado deve enviar um vídeo do YouTube de no máximo 2 minutos, falando sobre si e sobre seu lugar favorito. Além disso, deve mostrar habilidade com as redes sociais e explicar quais são as ferramentas de edição que utiliza. Já a vaga de produtor dos vídeos será ocupada por alguém com “habilidades na edição de vídeo, mente criativa, capacidade de cumprir prazos apertados e capacidade de gerenciar projetos”.

Todos os candidatos devem ser maiores de 18 anos e ter um passaporte que lhes permita viajar livremente pela Europa durante pelo menos 180 dias. Entre os destinos estão a República Tcheca, Suíça, Grécia e Alemanha, entre outros. A empresa cobrirá todos os gastos de viagem e hospedagem, e o prazo final para de inscrição é 5 de março às 23:59.

Ibahia
Acessibilidade » Rio Grande do Norte » Turismo

ESPECIALISTA ALERTA: “Praias de Natal não possuem acessibilidade”

Praia de Ponta Negra

Enquanto o mundo se preocupa cada vez mais com a acessibilidade, o mesmo parece não ocorrer em Natal. Famosa por seu litoral paradisíaco, a capital do Rio Grande do Norte não possui nenhuma de suas praias adequadas para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida.

A arquiteta e urbanista, especialista em acessibilidade, Danielle Sá, alerta que Natal não possui, atualmente, nenhuma parte do seu litoral com acessibilidade adequada. “Hoje esta situação é inaceitável, acessibilidade é uma questão de inclusão social. E nesse contexto, são poucas as iniciativas para se tornar possível o acesso por pessoas com deficiência a esses lugares”, disse.

Na mais conhecida das praias potiguares, Ponta Negra, o acesso é difícil para todos, já que é preciso passar por longas escadas ou vencer o desafio de se equilibrar sobre pedras para chegar na areia. Recentemente, a Prefeitura de Natal anunciou um primeiro programa chamado Natal Praia Acessível, voltado para permitir o acesso dos cadeirantes ao banho de mar. A iniciativa, por enquanto, será restrita exatamente a Ponta Negra.

Para tornar as praias acessíveis, em primeiro lugar, continua Danielle, é preciso adequar as escadas existentes e ofertar rampas associadas à essa rota. Além disso, na Praia do Meio, por exemplo, há uma grande distância em quase todo o litoral da areia para o calçadão. Neste caso, ainda é preciso construir mais acessos. Na Redinha a situação também é parecida.

Danilo Sá

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!