Rio Grande do Norte » Turismo

Turismo potiguar ganha impulso com retomada de voos para o RN

O setor do turismo potiguar, um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, está retomando os trilhos da recuperação após uma série de medidas tomadas pelo Governo do Rio Grande do Norte. O segmento recebeu atenção especial no “Plano RN Cresce Mais”, que estabelece uma série de ações para a recuperação deste segmento importante da economia do estado, por ter uma retomada lenta das mais de 50 atividades envolvidas.

A Secretaria Estadual do Turismo (Setur) aponta que o setor já apresenta franca recuperação desde outubro, com a recuperação de 63% da malha aérea para o Rio Grande do Norte. Isso se reflete no registro de 110 mil passageiros que passaram pelo Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, ao longo do mês passado.

O volume de passageiros em outubro manteve a taxa de crescimento em torno de 50% em relação ao mês anterior. A previsão para dezembro é o crescimento de 110% em relação a julho deste ano, e a recuperação de 80% da malha doméstica do estado para janeiro de 2021.

A retomada se explica pela melhoria dos índices relacionados com a crise sanitária da Covid-19, a partir da redução dos números de mortes e de doentes, mas também pelas políticas públicas do Governo do Rio Grande do Norte em reativar a cadeia turística potiguar.

Em razão disso, o Governo decidiu manter a redução das alíquotas do ICMS do querosene da aviação (QAV) sem cobrar, até o final do ano, as contrapartidas das companhias aéreas.

O plano de recuperação do setor do turismo conta com campanhas de ações promocionais e de divulgação do Rio Grande do Norte para captação de voos charters.

Uma das respostas para esta medida está no anúncio da Azul Linhas Aéreas de retornar voos regulares para o Rio Grande do Norte vindos de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG).

Os dois aeroportos da região Sudeste são dois grandes polos emissores de turistas para o estado, além de melhorar substancialmente a conectividade com as regiões Sul e Sudeste.

Durante a reunião das empresas, a governadora Fátima Bezerra reforçou junto à diretoria da companhia, a importância da manutenção dessas operações após o período de alta temporada, devido ao papel estratégico que representam para o turismo. Também foi confirmado o aumento da frequência com o aeroporto de Recife (PE) que atingirá o número de cinco voos diários, a partir de novembro.

O retorno das atividades da companhia no aeroporto de Mossoró também foi um dos temas abordados na reunião. Governo e Azul firmaram um compromisso de realizar uma força-tarefa com o objetivo de solucionar os entraves para possibilitar a retomada brevemente. A governadora Fátima pleiteou a criação de uma nova rota ligando Mossoró, Natal e Recife.

Nos encontros, o grupo destacou para as empresas medidas como a prorrogação da redução do ICMS da energia elétrica para os meios de hospedagem de 25% para 12% até dezembro de 2021, o programa Turismo Cidadão e as linhas de crédito da Agência de Fomento exclusivas para o setor turístico.

Um dos pontos da retomada já pode ser visto com o trabalho que vem sendo realizado com o grupo CVC, que foi um dos temas da primeira reunião do dia com os diretores Claiton Ferreira (produtos nacionais) e Sylvio Ferraz Junior (sourcing). A campanha montada em agosto pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) em parceria com a CVC colocou o RN no topo dos destinos mais procurados na região Nordeste.

“A presença da governadora nessas agendas mostra o compromisso desse Governo com turismo. Foram reuniões muito produtivas, tendo como foco o aumento no número de assentos e incremento da malha aérea para o Rio Grande do Norte, além de parcerias na promoção do destino”, pontuou a secretária de Turismo do Estado, Ana Maria Costa.

A Gol Linhas Aéreas confirmou a ampliação na frequência de voos de Fortaleza (CE), Salvador (BA), Brasília (DF) e Guarulhos (SP), além de duas frequências diárias partindo de Congonhas (SP) em janeiro de 2021. O Governo do Estado também discute com a companhia portuguesa TAP estratégias para o retorno mais breve possível dos voos entre Lisboa e Natal.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!