Arquivos:

Telefonia

Brasil perdeu 6,7 milhões de linhas de celular em um ano

O Brasil fechou o mês de maio com 235,5 milhões de linhas de celular. O total foi 6,7 milhões menor do que o registrado em maio do ano passado. Os dados foram divulgados hoje (2) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As estatísticas medem os acessos e não o número de pessoas com linhas, já que diversas pessoas podem adquirir mais de um chip.

Do total de linhas registradas em maio, 144,15 milhões eram pré-pagas, o que representa 61%. No período de um ano, a queda desse tipo de acesso foi maior, chegando a 17,7 milhões. Enquanto isso, no mesmo período os contratos pós-pagos cresceram 11 milhões. Ou seja, embora o saldo dos últimos doze meses tenha sido negativo, a proporção de acessos pós-pagos aumentou no país. Em geral essa modalidade está relacionada a maiores pacotes de voz e dados.

Os dados da Anatel mostram que a tecnologia 4G se estabeleceu no país. Esta modalidade foi a mais popular entre os acessos, chegando a quase metade destes (49%). Após quatro anos do início da implantação desta tecnologia, o 3G ainda é representativo, sendo usado em 31,7% dos acessos, enquanto o 2G está presente em 12% das linhas.

Mercado

A operadora Vivo, da empresa Telefônica, é a líder de mercado, com 31,9% dos acessos. Em seguida vêm a Claro (25%), a TIM (24,25%) e a Oi (16,5%). Enquanto a Claro se consolida oferecendo acesso à internet e televisão paga por meio da NET, a Oi segue em busca da solução de sua crise financeira.

No recorte por estado, São Paulo desponta com 65,5 milhões de linhas. O estado é seguido por Minas Gerais (22,4 milhões), Rio de Janeiro (20,5 milhões). Segundo a Anatel, nos últimos doze meses, a ampliação na base de linhas de celular foi maior em estados do Norte, como Roraima (+ 4,5%) e Amazonas (3,65%).

Fonte: Blog do BG/Agência Brasil

Caicó » Currais Novos » Jardim de Piranhas » Telefonia

TIM realiza troca gratuita de chip no RN; Currais Novos, Caicó e Jardim de Piranhas serão beneficiadas a partir da próxima segunda (26)

A TIM promove a troca gratuita dos chips de seus clientes em Currais Novos, Caicó e Jardim de Piranhas, por um compatível com a rede 4G da operadora. A ação inicia-se nesta segunda (26) e vai até o próximo dia 15, seguindo a ordem dos locais acima.

O objetivo é beneficiar a população dessas cidades, que dispõem de cobertura ativa, com uma velocidade de navegação mais rápida sem pagar a mais por isso, e orientar sobre as demais vantagens de utilização da internet móvel através da tecnologia de quarta geração.

Além de carro de som, outdoor e promotores da empresa circulando pelos municípios citados, os clientes dessas localidades receberão mensagens de texto informando os detalhes dessa novidade. Para realizar a troca, sem custo, basta procurar a loja TIM mais próxima durante o período da ação na sua cidade.

Mundo » Notícias » Tecnologia » Telefonia

NOVIDADES DO APLICATIVO: WhatsApp deve ganhar recursos do Snapchat e Instagram Stories

Em suas futuras atualizações, o WhatsApp deve ganhar novidades que ampliam o uso do aplicativo de mensagens. De acordo com o @WABetainfo, que analisa versões de testes do WhatsApp, os usuários poderão publicar vídeos, textos e fotos que ficam no ar por 24 horas.

Esses recursos são parecidos com os disponíveis no Snapchat e no Instagram Stories. Os vídeos, com duração de até 45 segundos, e demais conteúdos poderão ser acessados quando clicamos no status de um contato. Será possível selecionar quem poderá ver as suas atualizações e também receber comentários sobre elas.

No passado, as atualizações de status já foram algo importante para o WhatsApp. Como conta Randall Lane no livro “Pense como os novos bilionários” (HSM), Jan Koum, cofundador da empresa, considerou que seria uma boa ideia enviar alertas sobre os status dos usuários, uma vez que as notificações tinham acabado de chegar aos iPhones, em 2009.

A partir dessa iniciativa, o app evoluiu gradualmente para o mensageiros que usamos hoje e o status ficou em segundo plano – ao menos, até que essa nova atualização chegue a todos.

Exame
Telefonia

Telefonia móvel tem 35 mi de linhas pré-pagas canceladas

O setor de telefonia móvel também se abateu com a crise econômica. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de janeiro do ano passado a junho deste ano, cerca de 35 milhões de linhas pré-pagas foram canceladas no país. Os consumidores estão buscando alternativas mais econômicas para se comunicar, trocando mensagens por aplicativos e, até mesmo, realizando ligações através da internet.

É o que tem feito a jornalista Catharine Matos. Como é natural de Canavieiras, ela mantém duas linhas de celular – uma com o DDD 73 e outra com o de Salvador, local onde atualmente reside – mas costuma colocar créditos somente em uma das operadoras. “Eu converso mais através de ferramentas como Whatsapp e Telegram. Troco mensagens de voz e, se estiver com pacote de dados, faço ligações pelos aplicativos”, afirmou.

Se a situação de Catharine, que está empregada, já está difícil, imagine para o estudante de artes, Victor Mota. “Nem lembro qual foi a última vez que coloquei recarga no meu celular. Sempre priorizo outras contas e uso o Facebook, pelo computador, para me comunicar com as pessoas”, brinca. A expectativa, segundo a consultoria Teleco, é que o segmento continue em baixa e que mais 20 milhões de números deixem de existir.

Uol
Internet » Tecnologia & Informática » Telefonia » WhatsApp

WhatsApp deixará de funcionar em celulares antigos

20160217175344_660_420

O WhatsApp vai parar de funcionar em smartphones mais antigos, e o aplicativo começou a alertar os usuários que perderão acesso ao serviço, confirmando também a data em que o corte acontecerá: dia 31 de dezembro de 2016.

Os sistemas em questão, que deixarão de receber suporte, são plataformas que têm pouquíssimos usuários nos dias atuais, mas ainda deve deixar alguns desamparados.

Os aparelhos na ‘linha de corte’ do app são os que funcionam com Android 2.1 e 2.2, Nokia Symbian S40 e S60 e todos os dispositivos da BlackBerry, incluindo os equipados com o sistema operacional mais recente da fabricante, o BlackBerry 10. A lista também inclui os aparelhos Windows Phone 7.1.

“Por mais que estes aparelhos celulares tenham feito uma importante parte em nossa história, eles não possuem a capacidade requerida para que possamos expandir os recursos de nosso aplicativo no futuro”, justifica a empresa em comunicado.

Caso você utilize um destes aparelhos, a recomendação do aplicativo é trocar por um aparelho Android, iOS ou Windows Phone mais atual antes do fim de 2016 para que possa continuar usando o WhatsApp.

Olhar Digital
Policial » Telefonia

Em Sergipe, afiliada da Record “entrevista” bandido morto

Bandido morto concede entrevista “exclusiva” à afiliada da Record.

Bandido morto concede entrevista “exclusiva” à afiliada da Record.

O jornalismo sanguinário praticado por algumas afiliadas Brasil afora ganhou um capítulo à parte nesta quinta-feira (28), quando um repórter da TV Atalaia, retransmissora da Record em Sergipe, conseguiu a proeza de “entrevistar” um bandido morto.

O fato, que mereceu os créditos de exclusivo, deu-se no programa “Tolerância Zero”, apresentado por Otoniel Rodrigues Amado, o Bareta. O profissional cobria uma operação policial que resultou na prisão de dois menores e na morte de outro por roubo a uma mercearia na Grande Aracaju.

Por causa da idade, a dupla capturada não teve o rosto mostrado. O terceiro, esticado no chão após uma troca de tiros com a polícia, não deu “atenção” aos questionamentos do jornalista, que insistia em saber a sua idade. Em seguida, sem graça, o repórter comentou a situação com o apresentador do policialesco.

“Aqui tem mais outro, aqui. Vou saber dele também. Você tem quantos anos [silêncio]? Esse aqui parece que está ferido. Esse aqui Bareta… Por incrível que pareça, eu vou entrevistar um cara que já está morto (risos). Ele está. Ele morreu aqui agora. Agora está aqui o material que foi roubado da mercearia”, relatou.

Telefonia

Telefones celulares ganharão dígito 9 a partir de domingo (31)

O nono dígito será utilizado a partir de domingo.

O nono dígito será utilizado a partir de domingo.

Os telefones celulares do Rio Grande do Norte ganharão um novo dígito neste domingo (29).

Na prática, na hora de efetuar uma ligação – mesmo que seja a partir de um telefone fixo – ou enviar mensagem para um celular, será preciso inserir o  9 antes do número.

Telefonia

ASUS confirma Zenfone 2 no Brasil para o segundo semestre

asus-zenfone-2-first-look-a-18-of-19-710x399

A ASUS confirmou neste final de semana que o smartphone Zenfone 2 deve chegar às lojas nacionais somente no segundo semestre deste ano. Segundo a companhia, ele deve estar disponível para os consumidores “antes de setembro”, mas uma data oficial não foi divulgada.

A empresa revelou ainda que o Brasil receberá tanto a versão com 2 GB de RAM quanto a versão com 4 GB de RAM. Entretanto, somente as versões com 16 GB e 32 GB de espaço de armazenamento serão comercializadas por aqui. A versão com 64 GB será vendida apenas no exterior.

Segundo Marcel Campos, diretor de marketing da Asus, a empresa estuda a possibilidade de incluir o processador Z3580 de 2,3 GHz na versão de 2 GB de RAM nos modelos nacionais. Lá fora, as versões com 2 GB de RAM contam com processador Z3560 de 1,8 GHz.

O preço final do smartphone Zenfone 2 no Brasil ainda não foi confirmado.

Telefonia

Anatel: Corte de internet móvel por consumo será resolvido em duas semanas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ouviu o apelo do consumidor e deve interferir nos planos que cortam a internet móvel 3G e 4G em 100% após o acesso a determinado limite de dados.

Em uma audiência realizada na semana passada na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados, o vice-presidente da Anatel, Marcelo Bechara, disse que a resolução de regulamentação dos direitos do consumidor foi “mal interpretada” pelas empresas e que o corte é feito de forma equivocada.

Segundo ele, alguma alteração precisava ser feita, mas a ação foi da forma errada. Ele garante que em uma ou duas semanas o caso será esclarecido e que “alguma medida de consenso de mercado envolvendo os agentes e (…) os próprios parlamentares e o Procon” será tomada a partir de um debate.

Se a Anatel quer conversar, os deputados estão menos felizes — afinal, eles mesmos devem ser prejudicados pelas operadoras. Para os parlamentares, a resolução que permite o corte deve ser anulada caso a solução não aconteça nas tais duas semanas prometidas.

“Eu disse e repito que essa resolução tem caráter alfaiate, exatamente para atender a necessidade das operadoras que perderam seus clientes do serviço de voz e estão ganhando cada vez mais clientes de dados e isso vai atender as necessidades financeiras das operadoras”, criticou Marcos Rotta, deputado do PMDB do Amazonas.

O Procon também reforça as críticas, mas as operadoras presentes (Oi, TIM, Claro e Vivo) alegam que a alta demanda obriga o corte e que o aviso com antecedência sobre o bloqueio é suficiente.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!