Novo Google Glass pode utilizar sistema complexo para monitorar o seu olhar
A grande novela da Google com um de seus produtos mais ousados e revolucionários – pelo menos no papel –, apesar de quase ter sido dada como encerrada, segue firme e forte, para alegria dos fãs de tecnologia. Mesmo que ainda não se saiba qual as mudanças para a segunda encarnação do Google Glass, é fato conhecido que alguns parceiros da empresa – integrantes do Glass at Work – já estão com o dispositivo em mãos. Uma nova leva de patentes por parte da companhia, porém, pode dar algumas dicas sobre o futuro do aparelho.
A documentação aprovada pelo USPTO – órgão de registro de patentes nos EUA – no último dia 7 indica que a Google pode ser mais uma das grandes do mercado a apostar no sistema de eye-tracking. Ainda que não seja nenhuma novidade no setor, a tecnologia desenvolvida pela Gigante das Buscas – teoricamente – parece mais avançada do que a de concorrentes. Também é válido lembrar que, ao rastrear os olhos do usuário, o dispositivo pode se focar apenas nessa interação, sem exigir os burocráticos comandos por voz ou através de gestos.
Basta analisar um pouco as imagens e o texto do projeto para se ter quase certeza que essa é a mentalidade da Google na nova fase do Glass. Com base na patente, é possível especular que o vestível deve ganhar um complexo sistema para monitorar qual o objeto de interesse do usuário a todo momento. Pequenas fontes de luz garantem uma visão clara da região dos olhos ao mesmo tempo em que uma dupla de câmeras analisa tanto o ambiente ao redor do aparelho como a atenção do proprietário.
Enquanto uma delas é voltada para a frente, a fim de avaliar a cena, outra câmera – implementada no próprio prisma que exibe o minúsculo display dos óculos – se foca no olhar de quem veste o dispositivo. Batendo as duas imagens o Google Glass calcula com uma boa eficácia para onde a visão está direcionada. Mesclando esses dados com posicionamento GPS e particularidades do usuário, o wearable pode passar a exibir informações sobre o que está sendo observado, como menus de restaurantes ou promoções de uma loja, por exemplo.