Arquivos:

Curso » Notícias » Rio Grande do Norte » Sesc

OPORTUNIDADE: Sesc oferece cursos gratuitos em cidades potiguares

Nesta quinta-feira (11) é dado início as inscrições para alguns cursos gratuitos ofertados pelo Serviço Social do Comércio (Sesc RN). Serão 173 vagas distribuídas em cinco cidades do RN: Natal, Mossoró, Caicó, São Paulo do Potengi e Nova Cruz.

As inscrições vão até o próximo dia 23 de outubro, e os cursos são de bordados, moda jovem e casual, confecção de roupas versáteis, designer de sobrancelhas, além de capacitações sobre o preparo de bolos e palhas italianas.

Os cursos gratuitos são abertos aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas com renda familiar mensal inferior a três salários.

Para se inscrever será necessário apresentar RG ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. O resultado será divulgado no site do Sesc em 26 de outubro e as aulas começam em novembro.

Sesc

Sesc oferece curso gratuito para gestantes e acompanhantes em agosto

Banho do bebê, amamentação e outros temas serão abordados nos cursos em Natal e Caicó

Primeiro banho do bebê, amamentação, primeiros dentes e outros temas podem parecer complexos, especialmente para papais e mamães de primeira viagem. Por isso, para preparar gestantes e acompanhantes, o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, oferecerá novamente cursos em Natal e Caicó. Para participar, basta doar uma lata ou pacote de leite em pó. As inscrições podem ser feitas até as datas de início (20/8 em Natal e 21/8 em Caicó) ou enquanto houver vaga nas centrais de relacionamento das unidades Sesc Cidade Alta, em Natal, e Sesc Seridó.

Os leites arrecadados serão destinados a instituições filantrópicas cadastradas no Mesa Brasil, programa do Sesc de combate à fome e ao desperdício de alimentos. A programação do curso inclui temas como aspectos emocionais da gestação, pré-natal, tipos de parto e anestesias obstétricas, cuidados com o recém-nascido, odontologia na gestação e do bebê, aspectos nutricionais, aleitamento materno e práticas fisioterápicas para gestante e bebê.

(mais…)

Rio Grande do Norte » Sesc

Sesc abre inscrições no RN para os Jogos dos Comerciários 2015

Futevôlei é uma das modalidades disputadas nos Jogos dos Comerciários (Foto: Divulgação/Sesc-RN)

Futevôlei é uma das modalidades disputadas nos Jogos dos Comerciários (Foto: Divulgação/Sesc-RN)

Estão abertas as inscrições para a 14ª edição dos Jogos dos Comerciários. A iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc-RN), promoverá de agosto a novembro competições em dez modalidades esportivas. A expectativa é mobilizar 3.300 comerciários potiguares em torno do esporte.

Nas cidades de Natal e Macaíba as inscrições terminam nesta segunda-feira (10). Em Caicó, vão até a quarta (12). Quem é de Mossoró pode se inscrever até o dia 10 de setembro. E em Assu, as inscrições acontecem no período de 24 de agosto a 4 de setembro.

Para efetivar a inscrição, basta ir às Centrais de Atendimento das unidades Sesc, com exceção de Assu, onde são feitas no Sindicato do Comércio Varejista. As taxas de inscrição, todas com valores subsidiados, variam de acordo com a modalidade esportiva. O congresso técnico – no qual são discutidas regras e informações importantes sobre as competições – ocorre sempre na semana que antecede a competição. Os horários das partidas acontecem após a jornada de trabalho.
Serão promovidos torneios nas modalidades futsal, futevôlei, futebol society, natação, vôlei de quadra, vôlei de areia, queimada, futebol de campo, xadrez e karatê. A abertura do evento, em Natal, será dia 14/8, seguida por Macaíba (21/8); Caicó (28/8), e Mossoró (11/9). Em Assu

Jogos dos Comerciários
Os Jogos dos Comerciários representam mais uma ação do Sesc-RN com o intuito de fomentar a prática de exercícios físicos. Alia lazer, combate ao sedentarismo e integra os comerciários e a população em geral em torno do esporte.

Além disso, oferece torneios com o padrão Sesc de organização, arbitrados por profissionais qualificados. O projeto faz parte do Move Brasil, campanha que pretende diminuir o número de sedentários no país até 2016, ano das Olimpíadas.

Serviço
O quê? Inscrições abertas para 14º Jogos dos Comerciários
Quais as modalidades? Futsal, futevôlei, futebol society, natação, vôlei de quadra, vôlei de areia, queimada, futebol de campo, xadrez e karatê*
Quando?
Natal: até 10/8
Macaíba: até 10/8
Caicó: até 12/8
Mossoró: até 10/9
Assu: de 24/8 a 4/9
Como se inscrever? Nas Centrais de Atendimento das unidades Sesc-RN (exceto em Assu, onde serão feitas no Sindicato do Comércio Varejista)

Mais informações: www.sescrn.com.br
*Modalidades variam conforme cidade

G1
Sesc

Sesc participa pela 4ª vez do FLIPIPA

Foto: João Gilberto

Foto: João Gilberto

Literatura, música, teatro, cinema, contação de histórias e até oficina de trabalhos manuais. É com essa programação plural que o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) participa, pelo 4º ano consecutivo, do Festival Literário de Pipa (FLIPIPA). Entre as atividades oferecidas pela instituição, que vão de 06/08 a 08/08, está o show do grupo Qu4tro, que encerra o evento.

Na tenda principal do festival, realizado na praia do litoral Sul potiguar, o Sesc promove atividades nos quatro dias, sempre com início às 8h. Mas as atividades vão além da tenda principal: a Tenda Sesc vai oferecer intensa programação gratuita das 8h às 19h. Serão contações de histórias, vivências literárias, brinquedos e brincadeiras populares e oficinas que envolvem reciclagem, origami e arte em vinil.

A BiblioSesc, biblioteca itinerante do Sesc, será levada mais uma vez ao evento. A fim de democratizar o acesso à literatura, a unidade móvel disponibilizará seu acervo com mais de 3 mil publicações para consulta e empréstimo gratuitos.

O CineSesc também fará parte da programação com o Festival de Cinema Infantil Nueva Mirada. Filmes e curtas-metragens serão exibidos nos três turnos do dia, com classificação indicativa a partir de 04 anos. São películas oriundas de países como Sri Lanka, Alemanha e Dinamarca, que mostram diversidade cultural e contribuem para a formação de crianças e adolescentes.

A poesia também marca presença entre as atividades levadas pelo Sesc. As atrizes Joanisa Prates e Paula Medeiros farão “assaltos poéticos” durante os três dias de festival, e uma “bicicleta poética” espalhará textos literários em forma de buquês de papel, cata-vento e flores pelas ruas de Pipa.

Tenda principal

São várias as atividades oferecidas pelo Sesc na tenda principal do FLIPIPA. Nos quatro dias de evento, promove o Ação Sesc de Incentivo à Leitura: na quarta (05) com Glacia Marilac (RN); na quinta (06) com César Ferrário (RN) e Patricia Barbosa (RJ); na sexta (07) com Marcel Matias (RN) em Um estudo sobre Mário de Andrade e Gelson Bini (SC) em Guia de leitura para mediadores;e no sábado (08) com Alexandre Alves (RN) e Vinicius Vira Mundo (PE). Além disso, no sábado, acontece a Mesa dos Paralelos, na qual Livio Oliveira e Carlos Fialho abordarão Os Legados de Hélio Galvão e Mário de Andrade e Os novos caminhos na literatura do RN.

Também serão realizadas contações de histórias, peça teatral “As Histórias de Dona Chica” com Cia Cênica Ventura (RN). Para encerrar a programação, o Sesc apresenta no sábado, às 22h, o show do grupo formado pelos potiguares Khrystal, José Fontes, Sami Tarik Soares e Ronaldo Freire.

Sesc

Encerram no dia 24 as inscrições para cursos gratuitos do Sesc

Do total das vagas ofertadas, 54 serão destinadas aos cursos preparatórios para o ENEM.

Do total das vagas ofertadas, 54 serão destinadas aos cursos preparatórios para o ENEM.

O Sistema Fecomércio do Rio Grande do Norte, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN), lançou o edital de agosto para os cursos do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que oferece cursos de valorização social a comerciários, seus dependentes e à população em geral. São exatamente 392 vagas, distribuídas em 14 cursos contemplando o público das cidades de Natal, Mossoró, Caicó e Macaíba. As inscrições encerram no dia 24/07 (sexta-feira) e são realizadas nos endereços listados no edital.

Design de sobrancelhas, lembranças para eventos, moda jovem, tortas diversas, artesanato, são algumas das opções oferecidas. Outro destaque é que do total dos cursos oferecidos, 54 vagas são destinadas aos cursos preparatórios para o ENEM. O edital completo está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Sobre as inscrições

Após o período de inscrição, ocorre o processo seletivo, que acontece de 24 a 25/07/15 e leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. A lista com os aprovados estará disponível no dia 29/07 (quarta-feira) no site do Sesc RN, e as aulas têm início a partir do dia 03/08/15.

Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. No ato da inscrição, é preciso levar os documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental.

Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

Sobre os cursos do ENEM

Os cursos gratuitos para o Enem são oferecidos em Natal, Mossoró e Caicó, onde as aulas já estão acontecendo. Os alunos inscritos nas turmas vespertinas e noturnas têm acesso gratuito ao material didático e a aulas de Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, em conformidade com as disciplinas exigidas no certame nacional. Em Mossoró, as aulas acontecerão no Convesti – Concursos e Vestibulares. Em Natal, são realizadas no Êxito Colégio e Curso, e em Caicó no Colégio Cuca.

Desde 2012, o Sesc RN disponibiliza gratuitamente aulas e cursos para alunos concluintes e que já concluíram o ensino médio se prepararem para o Enem. Já foram ofertadas 1.973 vagas e, em 2015, foram oferecidas 400 vagas, distribuídas para os estudantes de Natal, Caicó e Mossoró.

Sesc

Sesc RN comemora Dia do Trabalhador com Semana do Comerciário

image015

Para comemorar o Dia do Trabalhador (1º de maio), o Sistema Fecomércio, por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), fará a Semana do Comerciário. De 25/04 a 01/05, a instituição oferecerá programações em esportes, lazer, saúde e cultura especialmente voltadas ao comerciário potiguar, além de levar seus serviços a empresas previamente cadastradas. A tradicional Corrida do Comerciário, em sua 6ª edição, também será uma das ações alusivas à data. As atividades, que acontecem em Natal, Mossoró e Caicó, estão disponíveis no site www.sescrn.com.br.

Um dos destaques deste ano serão as visita às empresas em Natal, Mossoró e Caicó. De 30/03 a 13/04, as empresas se cadastraram para escolher o pacote de serviços do Sesc RN que deseja receber gratuitamente para seus colaboradores. Entre as opções, estão ginástica laboral, sessões do CineSesc, exposições artísticas, palestras sobre saúde e orientações nutricionais.

Outra ação programada é a Blitz no Alecrim no dia 25/04 (sábado) na praça onde está localizado o famoso relógio do bairro natalense. Serão realizadas gratuitamente ginástica laboral, dança, medição de índice de massa corporal e apresentações culturais. No dia de abril (30), o projeto musical Terraço do Relógio, que acontece todas as sextas-feiras no Sesc Centro, em Natal, com uma programação especial para comemorar o Dia do Trabalhador, com Dudu Galvão e a D’jazz Band.

Arte » Cultura » Sesc

Mostra Sesc de Arte e Cultura acontece durante mês de agosto

Projeto oferece atividades culturais gratuitas em 11 cidades potiguares (Foto: Moraes Neto).

Projeto oferece atividades culturais gratuitas em 11 cidades potiguares (Foto: Moraes Neto).

Foi ao som do boi de reis do bairro Bom Pastor, de Natal, que foi aberta, na manhã desta quarta (30) a Mostra Sesc de Arte e Cultura, iniciativa do Sistema Fecomércio RN, executada por meio do Sesc. Autoridades públicas, artistas e imprensas da capital e do interior do estado foram apresentadas à programação do projeto, que oferece, de 01 a 31 de agosto, atividades culturais nas mais variadas vertentes em 11 cidades potiguares.

A essência da Mostra Sesc de Arte e Cultura foi repassada de forma lúdica aos convidados, por meio de uma encenação da Cia Cênica Ventura, de Parnamirim. A disputa entre Dito e Beto pelo amor e companhia de Rosinha durante a Mostra – história intermediada pelo multiartista Caio Padilha – serviu de mote para divulgar algumas das atividades que serão realizadas. Artes cênicas e plásticas, literatura, dança, música, folclore e todas as manifestações que compõem o rico mosaico da cultura estão presentes na Mostra. Além disso, grandes projetos como o Palco Giratório (teatro) e o Sonora Brasil (música acústica), que circulam por todo o país, integram a programação.

“Esta edição de 2014 está ampliada e descentralizada, alinhada com a nossa filosofia de interiorização das ações da Fecomércio. A Mostra agigantou-se, e está indo da praia ao sertão”, frisou, no evento de lançamento, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. Natal, Mossoró, Caicó, Pipa, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi, Cruzeta, Currais Novos, Nova Cruz e Assú recebem ações do projeto, que cruzou as fronteiras da Zona Norte, onde acontece desde 2006, para viajar RN afora.

De acordo com a diretora regional do Sesc RN, Jeane Amaral, “A mostra cresceu tanto que muitos artistas e municípios nos procuraram. Resolvemos então este ano ampliar e dar essa oportunidade a outros públicos e a outros artistas”. Ela ainda complementou que o Sesc “procura sempre convidar os artistas locais para participar, uma forma de incentivá-los”.

A programação da Mostra Sesc de Arte e Cultura começa com o projeto Sonora Brasil, que, em sua 16ª edição, traz ao RN o Quarteto Belmonte (RJ). O quarteto de cordas, segunda de três apresentações este ano no RN, fará apresentações em Mossoró (31/07), Macaíba (01/08) e Natal (02/08). Toda a programação está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Sesc à beira-mar
Um dos destaques da programação da Mostra serão as atividades levadas a dois grandes eventos na praia de Pipa, litoral sul do RN: o Festival Literário de Pipa (Flipipa) e o Fest Bossa & Jazz. De 07 a 09/08, o Sesc RN oferece uma tenda literária no Flipipa. Das 9h às 21h, serão realizadas apresentações teatrais, ações de incentivo à leitura, contação de histórias e Sesc Dramaturgia, além da presença da BiblioSesc, a biblioteca itinerante da instituição, que possibilita consulta gratuita de seu acervo de mais de 3 mil publicações.

No Fest Bossa & Jazz, realizado de 21 a 24/08, a Mostra Sesc promove oficinas de confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis e apresentações da banda Bossa & Jazz Street Band, encabeçada pelo maestro do Sesc, Eugênio Graça. Viabilizará ainda workshops com os músicos convidados do festival: Mark Rapp (trompete), Lula Galvão (violão) e com o norte-americano Eric Gales, cujo workshop de guitarra blues acontecerá excepcionalmente em Natal.

Circuito Sesc das Artes Cênicas Potiguar
Outra grande atividade da Mostra é o edital do Circuito Sesc das Artes Cênicas Potiguar. Cinco (05) grupos teatrais potiguares serão contemplados com R$ 30 mil cada, para montagem e posterior circulação de espetáculo por todo o estado. O edital já está disponível no site do Sesc RN, e é valido durante 45 dias a partir do dia 01/08, data da publicação no Diário Oficial do Estado.

ASSECOM Sesc

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!