Seridó

Piloto de Combate à Desertificação no Seridó Potiguar é reconhecido pela respeitada FGV

Projeto pretende continuar funcionando

O Piloto de Combate à Desertificação no Seridó, realizado pelo Governo do Estado via Governo Cidadão com recursos do Banco Mundial, começa a receber reconhecimento nacional. O projeto foi um dos 12 selecionados na chamada final do Bota na Mesa, criado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces). Em setembro a FGV realiza uma cerimônia para apresentar os selecionados, promover a troca de experiências entre eles e dar visibilidade às ações.

“O reconhecimento das ações do piloto nos coloca um duplo desafio: tornar as iniciativas permanentes nos três municípios contemplados, Parelhas, Equador e Carnaúba dos Dantas, e expandi-las a outros que também sentem os efeitos do processo de desertificação. E isso só será possível se houver uma intervenção articulada e conjunta dos órgãos do Estado, agindo de forma intersetorial”, destaca o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro. Para a gerente executiva Ana Guedes, que inscreveu o projeto na disputa, a seleção demonstra o reconhecimento de um trabalho árduo.

Sobre o Piloto

O Piloto de Combate à Desertificação beneficia 203 agricultores familiares de nove associações comunitárias nos municípios de Parelhas, Equador e Carnaúba dos Dantas. Com investimentos de R$ 2,4 milhões (incluindo a contrapartida das associações), o projeto utiliza tecnologias e aprendizagens de convivência sustentável com o solo desertificado e a escassez de chuvas, com o objetivo de proporcionar segurança alimentar e hídrica, preservando e/ou recuperando o ecossistema da caatinga, degradado pelo mau uso e pela falta de políticas continuadas de conservação. O Piloto combina biodigestores, barragens subterrâneas, reuso de águas servidas, plantio de cactáceas, sistema agroflorestal com poço de abastecimento, quintais produtivos e técnicas de contenção de solo.

CBH - Piancó Piranhas Açu

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!