Arquivos:

Rio Grande do Norte » Sem categoria

Bispos do RN recomendam que igrejas permaneçam fechadas

Recomendação foi feita nesta segunda

Os bispos da Província Eclesiástica de Natal (Arquidiocese de Natal, Diocese de Mossoró e Diocese de Caicó), publicaram nesta segunda-feira (25) uma nota que recomenda que as igrejas e catedrais continuem fechadas durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A recomendação acontece depois da portaria publicada no último sábado (23) que regulamenta o funcionamento das igrejas, permitindo a realização dos encontros religiosos com algumas orientações sanitárias.

A nota foi assinada por Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano de Natal), Dom Mariano Manzana (Bispo Diocesano de Mossoró) e Dom Antônio Carlos Cruz Santos (Bispo Diocesano de Caicó).

Confira a nota abaixo:

“Em espírito de comunhão fraterna e eclesial; atentos à realidade e a dureza dos fatos e dos números, no que se refere à pandemia do coronavírus; sensíveis aos apelos do Povo fiel católico; e movidos pelo dever de zelar e promover a vida humana, exortamos mais uma vez ao povo potiguar para que permaneça empenhado no cumprimento da recomendação de isolamento social. Deste modo, reafirmamos a determinação para que nossas igrejas (catedrais, matrizes e capelas) permaneçam fechadas, até que tenhamos condições de dispor em contrário. O penoso tempo que atravessamos e as restrições que nos impõem distanciamento físico trazem sofrimento ao nosso coração e isto nos ajuda a compreendermos ainda melhor a dor da nossa gente. Exortamos, pois, aos nossos colaboradores padres, aos fiéis católicos e a todas as pessoas de boa vontade a permanecerem firmes na esperança. Rogamos a Nossa Senhora da Apresentação, Santa Luzia e a Senhora Sant’Ana, padroeiras destas nossas igrejas particulares, para que intercedam por nós, neste momento de maior dificuldade, junto a Jesus, nosso Senhor e Salvador”.

Agora RN
Currais Novos » Sem categoria

CURRAIS NOVOS: Prefeitura paga funcionalismo municipal nesta quinta (30)

A Prefeitura de Currais Novos, através da Secretaria Municipal de Finanças, irá pagar a folha do funcionalismo municipal hoje, quinta-feira, dia 30.

A Gestão Municipal recomenda a seus servidores a deixarem para efetuarem seus saques no final da tarde, após o período de maior movimento, devido ao pagamento do Bolsa Família, evitando com isso, a possibilidade de aglomeração de pessoas, em frente as agências bancárias.

A Secretaria Municipal de Finanças informa ainda que a medida representa uma injeção de recursos na economia local na ordem de cerca de 2,2 milhões de reais.

Saúde » Sem categoria

Profissionais da Saúde terão direito a 40% de insalubridade

Pagamento em maio é retroativo a abril

O Governo do RN realizou um novo balanço das ações e medidas adotadas para combater o novo Coronavírus (Covid-19). Os destaques são para a implantação do adicional de insalubridade no valor de 40% aos profissionais da Saúde das unidades hospitalares do Estado e a situação do processo de Chamamento Público para implementação e gestão do hospital de campanha, a ser construído na Arena das Dunas.
Participaram neste sábado (11) da entrevista coletiva à imprensa o secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia, e a assessora jurídica do Governo e também chefe da força-tarefa administrativa de enfrentamento ao coronavírus, Luciana Daltro de Pádua Castro.

Cipriano Maia destacou o auxílio que será implementado aos servidores. “Anunciamos hoje que o Governo do Estado, a partir da mediação realizada com o Ministério Público do Trabalho e com o Sindicato do Trabalhadores da Saúde, implantará para todos os trabalhadores da saúde que estão nas unidades hospitalares do Estado, na linha de frente na atenção ao paciente, o adicional de insalubridade no valor de 40%. Como reconhecimento pela dedicação e empenho desses trabalhadores”, frisou.

Durante o período da pandemia, todos os profissionais das unidades hospitalares, incluindo os que têm contrato temporário, que desempenhem atividade na assistência direta ao paciente receberão o auxílio insalubridade em seu teto máximo, 40%. Já os que trabalham em funções administrativas nessas unidades receberão 20%. A exceção é para os profissionais que, por pertencerem ao grupo de risco da doença, estão em teletrabalho (home office).

A portaria que regulamentará o auxílio nesse contexto da Covid-19 será publicada na próxima semana e a previsão é que os servidores passem a receber o benefício no salário de maio, mas retroativo a abril, uma vez que os salários deste mês já foram pagos. Após o período da pandemia, volta a ser a porcentagem de insalubridade em acordo com a unidade de atuação.

Ele enfatizou ainda que o benefício é uma forma de agradecimento e demonstração de todo trabalho e esforço que o Estado tem desenvolvido em defesa da vida. “Agradecemos a todos pela solidariedade, apoio, compromisso e empenho no enfrentamento da epidemia, desde os trabalhadores da saúde que estão na ponta e todos que tem apoiado e colaborado com as ações do Governo.”

Em relação ao edital para contratação de organização social ou filantrópica que irá fazer a gestão do hospital de campanha, o prazo para apresentação de propostas das empresas encerrou às 17h desta sexta-feira (10). Foram apresentados projetos que estão no prazo de avaliação pela equipe técnica da Sesap.

“Só após a análise é que iremos divulgar os resultados desse chamamento. No total foram apresentadas sete propostas que surgiram após o Termo de Ajustamento de Conduta que o Governo do Estado celebrou com o Ministério Público Estadual e Federal. Entendemos a urgência e emergência da situação e o Governo deve apresentar as informações e resultado no Diário Oficial na próxima segunda-feira (13)”, esclareceu Luciana Daltro.

TESTAGEM

O Rio Grande do Norte é um dos estados com maior proporção de testagem, em média são 200 testes por dia e essa progressão tende a aumentar com as parcerias.

“Já realizamos no RN cerca de 1.600 testagens rápidas até essa sexta-feira (10) e já voltamos a realizar testagem automatizada. Temos uma proporção entre os testados de cerca 25%, essa progressão será mantida, pois estamos adquirindo novos testes em parceria com a iniciativa privada para que possamos acelerar o processo de testagem”, explicou o secretário de Saúde.

Cipriano lembrou que a situação exige cuidados. “Nós continuamos no estágio de progressão, como todos os números e tendências internacionais e nacionais apontavam, estamos com crescimentos de casos. Devemos continuar no isolamento social e tomando todos os cuidados”, alertou ao reforçar que as ações previstas no Plano de Contingência e a articulação com todos os municípios continuam em curso.

Agora RN
Esporte » Sem categoria

Em razão do coronavírus, Ronaldinho Gaúcho não poderá receber visitas

Foto: Divulgação

Em razão do contágio do coronavírus no Paraguai, Ronaldinho Gaúcho e seu irmão, Roberto de Assis, não poderão mais receber visitas, a não ser dos seus advogados. A proibição de entrada de visitantes é uma das medidas de prevenção adotadas pela Agrupación Especializada, prisão onde Ronaldinho está detido desde o dia 6 de março, por uso de documentos adulterados no país.

A nova medida, que segue as recomendações do Ministério da Saúde Pública e Bem Estar Social, também obriga que todos os funcionários da carceragem usem máscaras de proteção e luvas, além de álcool em gel para higienização das mãos, segundo o Globo Esporte.

A administração da Agrupación Especializada também determinou um controle diário do estado de saúde de todos os presos, entre outras medidas preventivas, como a higienização de qualquer pessoa e veículo que entre no local.

Política » Sem categoria

AL-RN convoca deputados para votar calamidade pública do RN

A sessão extraordinária será feita em caráter fechado, respeitando as medidas de prevenção ao vírus

O Poder Legislativo convoca os deputados estaduais para sessão extraordinária, nesta sexta-feira (20), às 10h30, para deliberar sobre decreto enviado pelo Governo do Estado sobre estado de calamidade pública do Rio Grande do Norte em razão da pandemia do coronavírus.

O Decreto n 29. 534, de 19 de março de 2020, permite medidas como remanejamento de recursos financeiros do Estado para atender necessidades que o momento exige e autoriza o Executivo a fazer contratação de operações de crédito; contratações temporárias; suspensão de exigências de atendimento às metas fiscais; limites de gastos com pessoal, entre outras medidas. A sessão extraordinária será feita em caráter fechado, respeitando as medidas de prevenção ao vírus.

Blog do Ismael
Policial » Sem categoria

PF restringe serviços de passaporte e de regularização de imigrantes no RN

Superintendência regional da Polícia Federal no Rio Grande do Norte Foto: Divulgação

A Polícia Federal restringiu, na segunda-feira (16), os atendimentos presenciais para emissão de passaportes e regularização migratória no Rio Grande do Norte. A medida é uma forma de tentar conter a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

A pandemia global da doença também já causou alterações nos três poderes do RN e em outras repartições públicas. A decisão da PF vale para todas as unidades do país. A regra atinge, inclusive, os serviços previamente agendados. De acordo com a PF, a emissão de passaportes será limitada às situações de extrema necessidade, que serão avaliadas pela corporação. O processamento dos pedidos de emissão de passaporte será realizado somente para pessoas que tenham viagem devidamente comprovada nos próximos 30 dias, afirma a PF.

Rio Grande do Norte » Sem categoria

Cidades do RN têm abastecimento de água reduzido para manutenção na rede

De acordo com a Caern, assim que o serviço for concluído, no dia 12, o sistema terá o funcionamento restabelecido

Cinco cidades do RN estão com o abastecimento de água reduzido até a próxima quinta-feira (12). A vazão de água foi reduzida porque a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) está realizando um trabalho de manutenção preventiva em um dos grupos motobomba da Estação de Bombeamento 3, em Lajes.

As cidades afetadas são Pedra Preta, Lajes, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio do Vento e Riachuelo, além da comunidade de Cachoeira do Sapo.

De acordo com a Caern, assim que o serviço for concluído, no dia 12, o sistema terá o funcionamento restabelecido. No entanto, o abastecimento só será totalmente normalizado 48h após a conclusão do serviço.

G1
Sem categoria

Açude sangra, inunda rodovia no interior do RN e motociclista tira onda: ‘andar de jet sky’; VEJA VÍDEO

Redes Sociais

As chuvas continuam causando transtornos no interior potiguar. Neste final de semana, foi tanta água que um açude transbordou e inundou parte da RN-177, rodovia que liga os municípios de Viçosa e Riacho da Cruz, no Oeste do estado.

Ao trafegar pela pista alagada, um motociclista brincou com a situação: “andar de jet sky”, disse ele em uma gravação feita por telefone celular.

No vídeo, é possível ver que o motociclista passa mais de 2 minutos trafegando sobre a pista alagada. A RN-177 tem 6,3 quilômetros de extensão.

Fora o alagamento, até o momento não há relatos de danos graves causados pelas chuvas ao longo deste final de semana.

Agora RN
IBGE » Sem categoria

IBGE lança concurso com 3.402 vagas para o Censo de 2020 no RN

IBGE lança editais com 3.402 vagas no Rio Grande do Norte. As inscrições seguem até 24 de março. As funções são para recenseador e para agente censitário municipal e agente censitário supervisor. Foram disponibilizadas 208.695 vagas para todo o país. As novas contratações temporárias são para a operação do Censo Demográfico 2020. Todos os municípios do Rio Grande do Norte terão vagas para recenseador, que passará de casa em casa para realizar entrevistas com os moradores. Além dessa função, os municípios maiores terão agentes censitários municipais e agentes censitários supervisores.

A remuneração do agente censitário municipal é de R$ 2.100. Essa função é responsável pelo posto de coleta, a base das equipes do Censo nos municípios. Com remuneração de R$ 1.700, o agente censitário supervisor orienta diretamente o recenseador. A duração prevista do contrato dos agentes censitários é de cinco meses. O recenseador tem contrato previsto de três meses e será remunerado por produção.

O IBGE possui uma ferramenta online em que é possível simular a remuneração desta função, que varia de acordo com quatro fatores: unidades visitadas; questionários respondidos; pessoas recenseadas e taxa de remuneração por setor censitário. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe, antigo Cespe) aplicará a prova para agente censitário no dia 17 de maio. No domingo seguinte, 24 de maio, haverá a prova para recenseador. Todas as provas serão de múltipla escolha.

Para os futuros agentes censitários, os assuntos cobradas são: Língua Portuguesa, raciocínio lógico, ética no serviço público, noções de administração/situações gerenciais e conhecimentos técnicos do IBGE. Para os candidatos a recenseador, as provas terão os seguintes conteúdos: Língua Portuguesa, Matemática, ética no serviço público e conhecimentos técnicos do IBGE.

O Censo Demográfico 2020 deve atualizar o número da população brasileira e perguntar sobre condições de moradia, educação, renda, trabalho, religião e outros temas aos moradores dos 1.054.122 domicílios potiguares. Para cumprir essa missão, o Censo terá 2.888 recenseadores distribuídos nos 167 municípios do estado durante os meses de agosto, setembro e outubro. Em todo Brasil serão 180.577 recenseadores para coletar informações em 71 milhões de residências. Os dados do Censo são fundamentais para conhecer o Brasil com precisão, identificar problemas e formular políticas públicas na tentativa de solucioná-los.

No campo da política institucional, o Censo influencia na divisão de recursos para estados e municípios e na quantidade de parlamentares das casas legislativas. Além disso, as empresas também podem usar os dados para encontrar oportunidades de mercado.

Mais informações em ibge.gov.br
Sem categoria

Ciência encontra a melhor hora do dia para treinar

Foto: Reprodução

Wendy Suzuki, autora de ‘Healthy Brain, Happy Life’ e professora do Center for Neural Science da New York University, diz que o exercício matinal pode trazer benefícios ao cérebro. Isso acontece porque os neurotransmissores e os fatores de crescimento são mais altos no período da manhã, bem a tempo de preparar o cérebro para a aprendizagem e memória ao longo do dia, de acordo com o livro citado pela The Healthy.

A ciência parece apoiar o que Wendy Suzuki diz. Um estudo recente publicado no British Medical Journal (BMJ) descobriu que adultos mais velhos que se exercitavam pela manhã tinham uma melhor função cerebral, incluindo tomada de decisão e aumento da memória de curto prazo.

É claro que já está comprovado que o importante é não ficar parado, independente do horário ou do tipo de exercício físico. Mas, se puder, opte pelo período da manhã.

Por Notícias ao Minuto

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!