Um ano após acidente, situação de Schumacher ainda é um mistério

Em 29 de dezembro de 2013, Schumacher se chocou de cabeça contra uma pedra enquanto esquiava.

Em 29 de dezembro de 2013, Schumacher se chocou de cabeça contra uma pedra enquanto esquiava.

Ainda envolto em mistérios, o grave acidente de esqui sofrido pelo ex-piloto alemão Michael Schumacher nos Alpes Franceses completa um ano nesta segunda-feira. Em 29 de dezembro de 2013, Schumacher se chocou de cabeça contra uma pedra enquanto esquiava com sua família e alguns amigos em Meribel, o que lhe provocou um grande derrame no cérebro, mesmo usando capacete. Atualmente, o maior campeão da história da Fórmula 1 permanece em recuperação em sua casa em Gland, na Suíça.

Schumacher foi levado para o local em setembro após ter despertado de um coma induzido no hospital de Grenoble, na França, e de ter passado um tempo em uma clínica de reabilitação de Lausanne. As manifestações de apoio de familiares, amigos e fãs e, sobretudo, o clima de segredo em torno do quadro clínico do ex-piloto marcaram o primeiro aniversário do acidente. Schumacher completará 46 anos em 3 de janeiro.

De acordo com as últimas informações oficiais, Schumacher trabalha diariamente na recuperação de suas capacidades. O processo, segundo os especialistas, pode durar vários anos e tem sucesso incerto. Enquanto alguns médicos confiam que o ex-piloto poderá em algum momento voltar a ter uma vida normal, outros especialistas consideram que Schumacher permanecerá em estado vegetativo.

Além de algumas especulações – geralmente otimistas -, pouquíssimos detalhes sobre a evolução do quadro do alemão foram revelados. Tanto a família quanto a equipe médica preferem manter o caso em sigilo. “Ele está progredindo, levando em consideração a complicada situação, mas vai ser um longo e difícil processo. Vamos dar tempo ao tempo. Só posso voltar a agradecer o apoio que a família tem recebido. Estão todos muito tocados com as mensagens de carinho. Acho que esta energia positiva pode ter um bom efeito”, afirmou a assessora pessoal do heptacampeão, Sabine Khem, à agência Reuters nesta semana.

Na mesma entrevista, Kehm rebateu as declarações do ex-piloto Philippe Streiff ao jornal francês Le Figaro. Na ocasião, Streiff afirmou que Schumacher está em uma cadeira de rodas, com graves problemas de fala e memória. Ele disse ainda que o heptacampeão está “começando a reconhecer a esposa e os filhos”. Sabine Kehm não confirmou as informações e disse que Streiff “nunca foi um amigo próximo” de Schumacher e sua família. “Não posso confirmar isso. Só posso confirmar que não sei de onde Sr. Streiff obteve essa informação, porque ele não teve nenhum contato conosco, nunca.”

Em julho, a esposa Corinna Schumacher foi pouco conclusiva ao falar da situação do marido: “Vamos continuar lutando, certamente lentamente, mas pelo menos avançando”. O secretismo provocou um fato obscuro em agosto, quando foi roubado o relatório médico do heptacampeão e oferecido – sem sucesso – em troca de dinheiro a vários veículos de comunicação. O principal suspeito foi um membro da guarda de salvamento suíço que se suicidou um dia após ser detido por esse motivo.

G1

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza