Saúde

Secretarias de Saúde estão em alerta para que sarampo não se espalhe no RN

As secretarias de saúde do Estado (Sesap) e de Natal (SMS) informaram em nota conjunta que estão realizando todo o trabalho de monitoramento orientado pelo Ministério da Saúde para evitar que o vírus do sarampo se espalhe pelo Rio Grande do Norte. Depois de 19 anos, Natal registrou o primeiro caso da doença.

Trata-se de um homem de 54 anos que viajou recentemente a São Paulo, onde ocorre o surto da doença. Ao retornar ele apresentou os sintomas da doença e foi atendido no Hospital Giselda Trigueiro. O material necessário foi recolhido para exames e todos os que tiveram contato com ele foram ou estão sendo imunizados.

De acordo com as secretarias, o bloqueio viral deve ser concluído neste sábado. O monitoramento de todos os que tiveram contato com o paciente será realizado pelos próximos 30 dias. “Além da vigilância à todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal”, informa a nota.

Confira a nota na íntegra:

NOTA INFORMATIVA CONJUNTA (SESAP/SMS)

O CIEVS Natal recebeu por volta das 16 horas o dia 25 de julho de 2019, a notificação de um caso suspeito de sarampo advinda do Hospital Giselda Trigueiro, segundo esta o paciente foi atendido neste hospital referindo febre, tosse, conjuntivite e exantema. O CIEVS Estadual e Nacional foi acionado sobre o caso suspeito de forma oportuna.

O paciente é do sexo masculino, 54 anos, com histórico de viagem recente para o Município de São Paulo/SP no período de 07/07 a 11/07/2019, o qual foi avaliado pelo médico infectologista, e o material necessário foi coletado e encaminhado para análise (Sorologia e RT-PCR para sarampo; dengue e rubéola).

A investigação ocorreu com o paciente, com familiares e comunicantes, que tiveram contato com o mesmo durante seu período de transmissibilidade. Procedida a investigação e diante do quadro clínico suspeito, todas as medidas de bloqueio de transmissão foram adotadas, ou seja, todos os comunicantes foram contatados e dentro dos critérios vacinais os mesmos foram imunizados ou estão em processo de imunização com a vacina tríplice viral, logo o bloqueio oportuno foi realizado e tem previsão de término no dia 27/07.

Informamos que o monitoramento de todos os comunicantes será realizado pelos próximos 30 dias, além da vigilância à todo paciente que apresentar febre e exantema maculopapular acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal.

A Secretaria Estadual de Saúde, Regionais de Saúde em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal informam que todas as medidas de controle preconizadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas de forma efetiva, e que a equipe da Vigilância Epidemiológica continuará suas atividades visando o bem-estar da população do Estado do Rio Grande do Norte.

Portal no Ar

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!