Prefeitura alerta população sobre cuidados com o armazenamento e consumo de água

Um dos elementos mais essenciais para a vida e que se torna cada vez mais escasso devido longos períodos de estiagem, a água precisa ser consumida e armazenada de forma segura para que não hajam problemas para a saúde pública, e por esta razão a Prefeitura de Currais Novos através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária Municipal, emitiram recomendações sobre o consumo, armazenamento e distribuição da água no município. Devido o rodízio no abastecimento da cidade e pontos de oferta d’água através de chafarizes, a maioria da população está armazenando água em recipientes, e por este motivo é extremamente importante que todos tenham cuidado. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão recebendo a partir da segunda-feira (21), hipoclorito de sódio 2,5% (substância com grande potencial desinfetante para higienizar alimentos e deixar a água potável livre de vírus e bactérias) para serem distribuídos para a população. A Vigilância Sanitária Municipal, localizada no prédio da antiga Policlínica (em frente ao IVP), também está distribuindo o produto. Saiba algumas recomendações para consumo, armazenamento e manipulação da água.

Ao comprar água de um distribuidor, procure saber se ele possui cadastro na Vigilância Sanitária Municipal e se tem o selo “VigiÁgua” no veículo. Observe se o local de venda da água atende requisitos de higiene, se os recipientes estão conservados e protegidos da luz solar direta, data de validade e fonte da água.

Não deixe caixas d’água, cisternas, tambores, latões, garrafas ou baldes abertos e expostos, deixe-os bem fechados para evitar a entrada do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Água armazenada de forma imprópria pode ser a principal forma de contaminação e proliferação de algumas doenças como diarreia, desidratação e até infecção alimentar.

Antes de cozinhar ou lavar alimentos, é preciso ferver a água ou adicionar a quantidade adequada de cloro que tem propriedades esterilizadoras importantes.

É recomendável que para a lavagem de verduras, frutas e hortaliças, utilizar 04 gotas de hipoclorito de sódio para cada 2 litros de água. E após 10/15 minutos, lavar com água potável. A mistura da água usada com a água sanitária pode ser reutilizada na lavagem de pias, pisos e utensílios domésticos.

Uso do hipoclorito de sódio: “Água de Natal” – 01 (uma) gota para cada litro de água conforme volume no reservatório (uso diário); “Água de Dessalinizador” – 01 (uma) gota para cada litro de água conforme volume no reservatório.

João Bezerra - ASSECOM

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza