Além da microcefalia, zika vírus pode transmitir doença rara em adultos

A Síndrome de Guillain-Barré ataca as células nervosas do corpo e causa falta de sensibilidade na pele e nos músculos.

A Síndrome de Guillain-Barré ataca as células nervosas do corpo e causa falta de sensibilidade na pele e nos músculos.

Além da microcefalia em recém-nascidos, o vírus zika pode transmitir também outra doença rara: a Síndrome de Guillain-Barré. Ela atinge também pessoas adultas, e não só bebês.

A infeccção ataca as células nervosas do corpo, provocando fraqueza muscular e, em casos graves, paralisia total. O alerta veio da agência americana CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), que junto às autoridades brasileiras, está investigando a provável conexão.

Pacientes do Brasil com a síndrome perderam a sensibilidade da pele e dos músculos — não conseguem sentir texturas, calor e dor nos membros, apenas um formigamento em algumas partes do corpo. Em casos avançados da doença, a vítima pode ter paralisia quase total, ou seja, ela fica consciente, mas incapaz de falar ou se mover. Este tipo de paciente corre sérios riscos de ter paralisia pulmonar, levando-o à morte.

Um estudo recente da Universidade Federal de Pernambuco mostra que alguns pacientes com a síndrome de Guillain-Barré foram infectados anteriormente com o zika.

O tratamento para os pacientes desta doença é baseado na remoção de sangue do corpo. Ele é separado e os glóbulos brancos e vermelhos são reinjetados no corpo, no entanto, o plasma é descartado.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza