Arquivos:

Brasil » Saúde

Ministério da Saúde diz que 84% das vagas no Mais Médicos já têm médicos selecionados


O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que já foram selecionados 7.154 médicos para as 8.517 vagas abertas no último edital do programa Mais Médicos . Isso representa 84% do total. No restante dos postos de trabalho, ainda não houve médico interessado.

As vagas foram abertas após o anúncio do governo de Cuba de retirar seus profissionais do programa, em reação às mudanças planejadas no Mais Médicos pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Ele é contra a retenção de parte dos salários dos profissionais cubanos, e a favor da obrigatoriedade de passar por um exame de revalidação do diploma obtido no exterior.

O balanço, com dados que vão até as 8h desta sexta-feira, mostra 19.994 inscrições, das quais 13.341 são de profissionais com registro válido no Conselho Regional de Medicina (CRM). Deles, pouco mais de 7 mil já tiveram um destino escolhido.

O prazo para inscrição iria até este domingo, mas, na quinta-feira, o Ministério da Saúde anunciou sua prorrogação até 7 de dezembro. A extensão ocorreu em razão de instabilidade no sistema que, segundo o ministério, foi causada por “ataques cibernéticos” identificados desde o primeiro dia de inscrição. Segundo a pasta, o sistema está estável neste momento.

De acordo com o edital, são 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 distritos indígenas que antes eram ocupadas por médicos cubanos.

Currais Novos » Saúde

CURRAIS NOVOS: Médicos Cubanos encerram atendimentos; Prefeitura planeja remanejamento de profissionais

Prefeito e secretário de saúde em reunião com os cubanos, no mês de maio

Os sete médicos cubanos que atuaram em Currais Novos através do Programa “Mais Médicos” do Governo Federal foram desligados oficialmente de suas atividades no município nesta terça-feira (20) conforme comunicado enviado à Secretaria Municipal de Saúde pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). De acordo com a Secretaria, uma equipe técnica do município está planejando a melhor forma de sanar essa ausência através de remanejamento de profissionais para as UBS’s que ficaram sem atendimento.

A Secretaria afirma que todas as Unidades Básicas de Saúde estão abertas para os atendimentos mais simples, e as urgências serão encaminhadas para o Pronto Atendimento (Antigo PA Unimed) ou Pronto Socorro do Hospital Estadual “Mariano Coelho”, e as consultas eletivas também serão remanejadas para os profissionais que atuam na rede básica do município.

No dia 11 de maio deste ano, o Prefeito Odon Jr e o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Oséas, se reuniram com 4 dos 7 cubanos que atuam em Currais Novos para “reforçar a parceria e agradecer pelo trabalho desempenhado em prol da saúde do município”. Na ocasião, as médicas Drª Nuris, Drª Daniurkis, Drª Daime e Drª Karena, agradeceram ao município pelo apoio. “Em Cuba nós valorizamos muito a visita domiciliar, como aqui também, e prezamos muito pela saúde preventiva da população”, destacou Draª Nuris durante à reunião.

EDITAL

O município de Currais Novos terá 7 vagas para o programa “Mais Médicos” de acordo com o edital publicado pelo Ministério da Saúde no “Diário Oficial da União” desta terça-feira (20). As novas vagas serão para substituir os médicos cubanos que atuaram no município. As inscrições se iniciaram nesta quarta-feira (21) e vão até às 23h59 de 25 de novembro e deverão ser realizadas através do site maismedicos.gov.br. 

João Bezerra
Currais Novos » Saúde

SAÚDE: Em um ano, Currais Novos ganha 4 novas ambulâncias para melhor atender população


A Prefeitura Municipal de Currais Novos entregou na manhã desta quarta-feira (21) à Secretaria Municipal de Saúde mais uma ambulância que irá melhorar a demanda por transporte de pacientes do município à outras localidades. A solenidade de entrega aconteceu na Prefeitura Municipal com a presença do Prefeito e Vice-Prefeito, Odon Jr e Anderson Alves, vereadores, secretários municipais, servidores e imprensa. No total, o município recebeu em 2018 quatro novas ambulâncias.

A ambulância entregue hoje foi adquirida com recursos de emenda parlamentar do Deputado Federal Beto Rosado no valor de R$79.500,00. O Prefeito Odon Jr ressaltou a ajuda de outros parlamentares para a aquisição dos veículos. “Somente este ano Currais Novos ganhou 2 ambulâncias através de indicações de Deputados Estaduais, Ezequiel e Mineiro, 1 da Deputada Federal Zenaide Maia, e esta do Deputado Beto Rosado, e isso mostra que nosso trabalho por Currais Novos é independente de partidos, mas sim, comprometido com o bem de todos”, comentou. Além das ambulâncias, o município também adquiriu uma Van para transporte sanitário de pacientes, veículo comprado com recursos devolvidos pela Câmara Municipal.

Notícias » Rio Grande do Norte » Saúde

OBRAS: Hospital e Centro de Saúde de Lagoa Nova serão reformados e ampliados

Foto: Prefeitura/Divulgação

A SUVISA/RN concedeu Alvará para reforma e ampliação do Hospital Garibaldi Alves Filho e Reforma e Ampliação do Centro de Saúde Abelardo Macedo.

“Estas são as últimas unidades de saúde que serão beneficiadas. Sendo assim, todas as estruturas de saúde do nosso município serão modernizadas. Estamos apesar dos pesares cumprindo nosso compromisso firmado com o lagoanovense em nossa proposta de campanha.” Disse o prefeito Luciano Santos.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Lagoa Nova

Currais Novos » Rio Grande do Norte » Saúde

MEIO AMBIENTE: Prefeitura prorroga prazo de cadastro de estabelecimentos geradores de resíduos da saúde

A Prefeitura Municipal de Currais Novos através da Coordenação de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMAAB) prorrogou para o próximo dia 09 de novembro o cadastro dos estabelecimentos geradores de resíduos da saúde, questionário este disponível através do site http://prefeituracurraisnovos.com.br/ ou do Link https://docs.google.com/…/1FAIpQLSccGt8BYUU8ZOEHnf…/viewform que deve ser preenchido e entregue na sede da SEMAAB (Antigo CSU) ou enviado de forma online.

De acordo com a SEMAAB, os geradores de resíduos que deverão se cadastrar são aqueles especificados na Resolução CONAMA nº 358 de 29 de abril de 2005, a qual aplica-se à “todos os serviços relacionados com o atendimento à saúde humana ou animal, inclusive os serviços de assistência domiciliar e de trabalhos de campo; laboratórios analíticos de produtos para saúde; necrotérios, funerárias e serviços onde se realizem atividades de embalsamamento (tanatopraxia e somatoconservação); serviços de medicina legal; drogarias e farmácias inclusive as de manipulação; estabelecimentos de ensino e pesquisa na área de saúde; centros de controle de zoonoses; distribuidores de produtos farmacêuticos; importadores, distribuidores e produtores de materiais e controles para diagnóstico in vitro; unidades móveis de atendimento à saúde; serviços de acupuntura; serviços de tatuagem, entre outros similares” (Art. 1º).

Fonte: Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Currais Novos

Educação » Rio Grande do Norte » Saúde

EXTENÇÃO: Projeto do IFRN auxilia atendimento do Hospital Onofre Lopes

Foto: Flora Valverde

A “Experiência no setor de engenharia clínica: manutenção de equipamentos médico-hospitalares”, é o projeto coordenado pela professora Leila Raulino e desenvolvido por seis alunos do Curso Técnico em Equipamentos Biomédicos do Campus Ceará-Mirim do IFRN.

O projeto tem como objetivo dar suporte técnico aos equipamentos do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), tornando-os aptos para o uso.

Há cinco meses o projeto vem sendo desenvolvido pelos alunos Kalisson Renan, Lucas Tadeu, Mylene Sampaio, João Victor, Maria Alice Lopes e Clara Beatriz, que trabalham, em dois turnos, na instalação, manutenção preventiva e corretiva de equipamentos biomédicos, como monitores cardíacos, equipamentos de oxigenação e pressão arterial, cama hospitalar elétrica, ventiladores hospitalares (responsáveis por garantir que o paciente respire), dentre outros.

“A maioria dos hospitais e clínicas do estado recorrem a equipes de fora, ou seja, os pacientes ficam esperando bastante tempo para fazer um exame ou um procedimento, justamente, por não ter uma equipe técnica para consertá-los. Com o Projeto, assim que o aparelho quebra vamos lá e identificamos o defeito e consertamos”, disse aluna Mylene Sampaio.

Segundo ela, o projeto vem dando ênfase à engenharia clínica como ferramenta importante para o gerenciamento dos equipamentos que entram na unidade: sua vida útil, manutenção, correção. “Nosso trabalho tem mostrado o quanto faz a diferença ter uma equipe especializada no próprio hospital, pois as vidas de muitos pacientes dependem desses equipamentos. Fazer esse trabalho num hospital público é contribuir para que a população tenha acesso a um atendimento mais digno e rápido, ajudando a reduzir as desigualdades existentes”, complementou.

Brasil » Notícias » Saúde

PESQUISA: 8 em cada 10 brasileiros admitem automedicação

Uma pesquisa aponta que no Brasil, 79% das pessoas com mais de 16 anos admitem tomar remédios sem prescrição médica. O porcentual é o maior desde que a pesquisa começou a ser feita pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ). Em 2014, 76,2% diziam automedicar-se e em 2016, 72%. O imediatismo e o maior acesso à internet estão entre os motivos para o aumento, de acordo com os coordenadores do estudo.

“O brasileiro está na correria do dia a dia, e o smartphone leva as pessoas a pular etapas. Em vez de passar em um médico, vão diretamente à internet e fazem o autodiagnostico, sem falar com ninguém”, afirma o farmacêutico clínico Ismael Rosa, pesquisador do ICTQ, entidade de pesquisa e pós-graduação na área de Farmácia.

Coordenador do levantamento, Rosa destaca que as pessoas têm recebido um grande volume de informação pelas redes sociais e, muitas vezes, as seguem sem saber se elas estão corretas. Também buscam referências com amigos e parentes, se afastando dos médicos.

O levantamento foi feito em setembro, com 2.126 pessoas a partir dos 16 anos, em 129 municípios das cinco regiões do País. De acordo com a pesquisa, dor de cabeça, febre, resfriado e dores musculares estão entre os principais sintomas que levam o brasileiro a se medicar.

O maior porcentual de automedicação foi observado entre adultos de 25 a 34 anos: 91%. É o caso da assistente financeira Michele Soares, de 34 anos. Mãe de duas crianças, de 2 e 11, ela também medica os filhos. “Se é um sintoma comum, como uma eventual dor de cabeça ou um resfriado, tomo algum analgésico. Meu filho é alérgico e, como sei os sintomas e o tipo de medicação que ele toma, já vejo o que ele precisa e dou o remédio. Mas se eu ou os meus filhos tivermos uma febre persistente, algo mais intenso ou fora do comum, claro, procuro atendimento médico.”

Segundo especialistas ouvidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, a automedicação é um problema enfrentado por vários países e que deve ser combatido em casos de sintomas persistentes e uso de medicamentos que necessitam de prescrição médica. No entanto, a utilização responsável de remédios isentos de prescrição em situações pontuais, caracterizada como autocuidado, é uma conduta que pode ser adotada. “Há medicações que aliviam sintomas. Se não (houver a automedicação), as pessoas vão precisar ir para o médico para coisas que são pequenas”, afirma Gustavo Gusso, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade e professor de Clínica Geral da Universidade de São Paulo (USP).

Clínico e infectologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Paulo Olzon diz que é preciso ficar atento quando o sintoma fugir do habitual. “Quem está habituado a ter dor de cabeça toma um remédio e ela passa. Passa a ser importante quando são medicações mais tóxicas. Não dá para achar que tem um problema cardíaco e tomar remédio sem a prescrição.”

Fonte: Portal no AR

Ação Social » Notícias » Rio Grande do Norte » Saúde

OUTUBRO ROSA EM CAICÓ: Ilha de Sant’Ana terá programação especial

A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde, realiza programação alusiva ao Outubro Rosa no município. No dia 19 de outubro, às 19h30, acontece o desfile “Um toque pela autoestima”, com mulheres portadoras do câncer de mama.

A ação será na Praça do Coreto, em uma parceria da secretaria de Saúde, SESC Seridó e Liga de Combate ao Câncer.

No dia 20 de outubro, a mobilização será na Ilha de Sant’Ana com ações de saúde, palestras, zumba, ginástica e café da manhã, a partir das 7h30. E no dia 24, o Centro Cultural Adjuto Dias receberá a palestra sobre câncer de mama. As Unidades Básicas de Saúde terão suas programações específicas.

Saúde

Saúde estuda incluir duas novas doses no calendário de vacinação

O Ministério da Saúde estuda incluir duas novas doses no calendário de vacinação do país. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações conta com um total de 19 doses. A previsão é de que, no próximo ano, sejam incluídas a vacina pneumo 13 para indivíduos imunodeprimidos – e que só será feita em centros de referência para imunobiológicos especiais – e a vacina meningo ACWY para adolescentes de 12 e 13 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina pneumo 13 previne cerca de 90% de doenças graves como pneumonia, meningite e otite, causadas por um total de 13 sorotipos de pneumococo. Já a meningo ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Animal » Saúde

Dia D da Campanha Antirrábica terá mais de 100 postos de vacinação em Natal

No próximo sábado (29) mais de 100 postos de vacina serão abertos em toda Natal para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que tem como objetivo a imunização de 130.838 animais (entre cães e gatos) até 5 de outubro.

Para otimizar o atendimento para a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu os pontos de vacinação nas quatro regiões da capital potiguar, sendo que a zona Norte concentra a maior parte, com 40, seguida pela zona Sul (26), Oeste (24) e Leste (20). As listas com todos os locais estão disponibilizadas ao final do texto.

(mais…)

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!