Arquivos:

Ação Social » Notícias » Rio Grande do Norte » Saúde

OUTUBRO ROSA EM CAICÓ: Ilha de Sant’Ana terá programação especial

A prefeitura de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde, realiza programação alusiva ao Outubro Rosa no município. No dia 19 de outubro, às 19h30, acontece o desfile “Um toque pela autoestima”, com mulheres portadoras do câncer de mama.

A ação será na Praça do Coreto, em uma parceria da secretaria de Saúde, SESC Seridó e Liga de Combate ao Câncer.

No dia 20 de outubro, a mobilização será na Ilha de Sant’Ana com ações de saúde, palestras, zumba, ginástica e café da manhã, a partir das 7h30. E no dia 24, o Centro Cultural Adjuto Dias receberá a palestra sobre câncer de mama. As Unidades Básicas de Saúde terão suas programações específicas.

Saúde

Saúde estuda incluir duas novas doses no calendário de vacinação

O Ministério da Saúde estuda incluir duas novas doses no calendário de vacinação do país. Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações conta com um total de 19 doses. A previsão é de que, no próximo ano, sejam incluídas a vacina pneumo 13 para indivíduos imunodeprimidos – e que só será feita em centros de referência para imunobiológicos especiais – e a vacina meningo ACWY para adolescentes de 12 e 13 anos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina pneumo 13 previne cerca de 90% de doenças graves como pneumonia, meningite e otite, causadas por um total de 13 sorotipos de pneumococo. Já a meningo ACWY protege contra meningites e infecções generalizadas, causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

Animal » Saúde

Dia D da Campanha Antirrábica terá mais de 100 postos de vacinação em Natal

No próximo sábado (29) mais de 100 postos de vacina serão abertos em toda Natal para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, que tem como objetivo a imunização de 130.838 animais (entre cães e gatos) até 5 de outubro.

Para otimizar o atendimento para a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) distribuiu os pontos de vacinação nas quatro regiões da capital potiguar, sendo que a zona Norte concentra a maior parte, com 40, seguida pela zona Sul (26), Oeste (24) e Leste (20). As listas com todos os locais estão disponibilizadas ao final do texto.

(mais…)

Saúde

Vacinação: campanha contra pólio e sarampo termina hoje

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo termina hoje (14) em todo o país. De acordo com os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, cerca de 800 mil crianças ainda não tomaram as vacinas contra as duas doenças. Todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos devem se vacinar independentemente da situação vacinal.

Na faixa etária de 3 e 4 anos, a cobertura vacinal está acima da meta, com 96,95% para sarampo e 95,44% para poliomielite. A maior preocupação do Ministério da Saúde é com a faixa de 1 ano de idade, cuja cobertura ainda está em 85,45%. No total, mais de 10 milhões de crianças foram vacinadas com mais de 22 milhões de doses. A média nacional de cobertura de vacinação em sarampo está em 94,7% e em poliomielite, 93,6%.

Currais Novos » Saúde

Currais Novos diminui índice de focos de dengue de 8,1% para 5,8% em três meses


O último Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes Aegypty (LIRAa) de Currais Novos mostrou uma redução importante de imóveis com focos do mosquito, o que significa a eficiência, comprometimento e trabalho dos Agentes de Endemias do Município que conseguiram com a ajuda da população diminuir o índice de 8,1% (maio) para 5,8% em agosto.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Luciano Oséas, essa redução é resultado do trabalho intensivo dos agentes e de toda equipe de saúde do município. “O trabalho direto nas residências com larvicidas, os bloqueios feitos com máquinas portáteis (UBV), além das abordagens dos Agentes de Saúde, Residentes da UFRN, e o trabalho da mídia local (TV, Rádio, Internet), contribuíram para essa redução”, comentou, ressaltando também a importância do cuidado que os cidadãos devem ter para evitar a proliferação do Aedes Aegypti.

O índice do LIRAa é um dado importante para o controle do mosquito e para um planejamento das ações de combate à dengue no município.

Currais Novos » Saúde

SAÚDE: Currais Novos supera meta e atinge 98,91% na Campanha de Vacinação Contra Pólio e Sarampo

Currais Novos ultrapassou a meta de 95% estipulada pelo Ministério na Saúde na Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo com o índice de 98,91% do público alvo (crianças entre 1 à menores de 5 anos) imunizado. Com o “Dia D” extra da campanha no último sábado (01), o município vacinou no total 2.086 crianças, tendo o maior índice de imunização as crianças de 1 ano (106,58%, ou seja, um número maior que o projetado).

Em todo o Brasil, o índice de vacinação da campanha atingiu 86%, e no Rio Grande do Norte este número foi um pouco maior, 86,39%.

Currais Novos » Saúde

SAÚDE: Currais Novos terá “Dia D” de Vacinação Contra Pólio e Sarampo neste sábado, 01


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo se encerra nesta sexta-feira (31), mas em Currais Novos a imunização acontecerá até o sábado (01 de setembro) com um “Dia D” municipal, onde a Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar o público-alvo (crianças entre 1 e 5 anos) que ainda não foram imunizadas até o momento. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica Municipal, Currais Novos atingiu 80,28% de cobertura vacinal, mas o recomendado pelo Ministério da Saúde é que esta meta chegue a 95%.

O “Dia D” de Vacinação Contra a Poliomielite e Sarampo em Currais Novos acontecerá das 8h às 17h deste sábado (01 de setembro) nas Unidades Básicas de Saúde (Postos) do Santa Maria Gorete, Sílvio Bezerra de Melo, JK, Dr. Ferreirinha, Manoel Salustino, Expedito Araújo e Centro. É de extrema importância que os pais levem seus filhos para serem vacinados, pois surtos destas doenças têm preocupado órgãos de saúde em todo o país. A vacinação é a única alternativa para que se aumente a cobertura vacinal e impeça a disseminação destas doenças.

Saúde » Sem categoria

Postos de saúde abrem no sábado para vacinar contra pólio e sarampo

Municípios que ainda não atingiram a meta de vacinar 95% das crianças contra a poliomielite e o sarampo devem abrir os postos de saúde no próximo sábado (1º). A orientação foi divulgada hoje (29) pelo Ministério da Saúde. Cerca de 3,3 milhões de poliomielite e o sarampo ainda não foram imunizadas contra as doenças.

A pasta alertou que a organização da mobilização no fim de semana é de responsabilidade de cada município e que, portanto, é necessário verificar com as secretarias municipais quais postos estarão abertos. Até ontem (28), 70% das crianças brasileiras haviam sido vacinadas. Foram aplicadas, ao todo, mais de 15,7 milhões de doses das vacinas.

(mais…)

Rio Grande do Norte » Saúde

Servidores da saúde paralisam atividades nesta quinta-feira

Os atendimentos nas unidades de saúde do Estado ficarão reduzidos nesta quinta-feira (30). Nesse dia, servidores do setor farão uma manifestação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel para reivindicar a conclusão do 13º salário de 2017 e também contra os atrasos de salários que, de acordo com a categoria, acontecem desde janeiro de 2016.

Conforme explicado pelo Sindicato dos Servidores em Saúde do RN, o Sindsaúde, como os trabalhadores de várias unidades estarão concentrados no maior hospital do estado, toda a rede será afetada.

No começo de agosto, o Governo do Estado prorrogou o decreto de calamidade na saúde pública pela terceira vez. Também neste mês, foi iniciado o pagamento do 13º salário dos servidores estaduais de 2017. De acordo com o Governo do Estado, a porcentagem dos trabalhadores que ainda não receberam o direito é de 25%.

Saúde

Filhos de fumantes ‘têm mais chance de morrer’ de doenças de pulmão na vida adulta


Crianças que crescem ao lado de adultos fumantes têm mais risco de morrer de uma doença grave de pulmão, mesmo se elas próprias não fumarem na vida futura.

É o que aponta uma nova pesquisa da Sociedade Americana do Câncer. Já era sabido que crianças cujos pais fumam têm mais risco de desenvolver problemas pulmonares ou vasculares na infância – como asma ou aumento da pressão sanguínea. Mas nunca antes uma pesquisa havia demonstrado o efeito na vida adulta.

A pesquisa analisou a saúde de 70,9 mil pessoas não fumantes, homens e mulheres, que vinham sendo acompanhadas há mais de duas décadas. Um terço delas, inclusive, já tinha falecido antes da pesquisa.

O resultado da análise é que as pessoas que conviveram com um adulto fumante apresentaram mais complicações de saúde ao longo da vida.

A exposição a fumaça de cigarro na infância, por dez horas ou mais por semana, aumentou o risco de morte na vida adulta por doença pulmonar obstrutiva crônica em 42%, doença cardíaca isquêmica em 27%, e acidente vascular cerebral em 23% – em comparação com aqueles que não conviveram com fumantes quando crianças.

O estudo foi publicado no periódico científico “American Journal of Preventive Medicine”.

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!