Arquivos:

Lagoa Nova » Saúde

Lagoa Nova: Serei mais útil como Secretário, afirma Bruno Carvalho.

Questionado sobre uma possível candidatura, o Secretário de Saúde de Lagoa Nova, Bruno Carvalho, descartou a possibilidade de ingressar em algum pleito, tendo em vista que terá que pedir a exoneração até o dia 04 de abril.

“Acredito que ninguém esperava um momento como esse na saúde mundial, e acredito que nesse momento, serei mais útil à Lagoa Nova como secretário do que como um possível candidato”, frisou Bruno Carvalho.

Bruno está à frente da Secretaria de Saúde desde abril de 2018, Lagoa Nova que é o 5ª maior colégio eleitoral do Seridó.

Saúde

Covid-19: Estado planeja ações em parceria com a Prefeitura de Mossoró

Foto: Assessoria

A governadora Fátima Bezerra esteve reunida por videoconferência, na manhã desta segunda-feira (30), com a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, e o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.

O objetivo foi tratar do aumento da capacidade do sistema de saúde no município, com a implementação de 170 novos leitos, e também alinhar ações de isolamento social, medida de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Fátima explicou o Plano de Contingência para Mossoró e a expansão dos leitos que deve atender a população do município e região. “A perspectiva é que possamos criar 170 novos leitos. Mas uma das principais pendências é o efetivo de médicos e equipes de enfermagem que possam dar conta da demanda. Convocamos os aprovados no último concurso e, devido à gravidade da pandemia, estamos trabalhando para viabilizar a contratação temporária de novos profissionais e suprir a necessidade dos hospitais”, disse. Quanto aos novos leitos para o Tarcísio Maia, ela adiantou que estão sendo firmados os últimos preparativos para que as unidades estejam funcionando, no máximo, até a próxima segunda-feira (6).

Cipriano Maia reforçou as ações que estão em andamento para conter o vírus, como a criação de comitês por região. “Vamos trabalhar em conjunto com os municípios montando um plano de ação para cada região e ver como trabalharemos com os materiais que hoje estão escassos, como os respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs). Também estamos trabalhando para recuperar os equipamentos que temos e melhorar a oferta de serviço de forma racional”, acrescentou.

A prefeita de Mossoró solicitou apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), para aquisição de material hospitalar para montar uma ala de 20 leitos na Unidade de Pronto Atendimento Raimundo Benjamim Franco, também conhecida como UPA do BH. De acordo com a prefeita, o espaço, de iniciativa municipal, seria destinado aos pacientes que precisam ficar em observação mas que ainda não necessitam estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Já temos o projeto e estamos levantando os valores. O pessoal nós temos, precisamos de apoio do Governo para aquisição do material para desafogar os hospitais, mas termos condições de receber pacientes que requerem cuidados. Vamos atender a região do Alto Oeste, por isso a necessidade de novos leitos”, justificou Rosalba Ciarlini. Ela também solicitou reforço nas divisas com o Ceará, estado que soma alto número de casos no país, atrás apenas de São Paulo e Rio Janeiro.

NOVOS LEITOS EM MOSSORÓ

No Hospital Regional da Polícia militar serão criados 25 novos leitos. O Hospital São Luiz está em negociação para a criação de 20 leitos de UTI e mais 20 enfermarias. Já no Hospital Rafael Fernandes serão 18 leitos, enquanto que na Casa de Saúde Dix Sept Rosado serão 10 UTIs e 40 Unidades de cuidados intermediários (UCI/enfermarias). No Hospital RegionalTarcísio Maia serão 20 novos leitos de UTI e 7 UCI, além de mais 10 leitos de estabilização nas UPAs.

Rio Grande do Norte » Saúde

RN receberá doação de 2,5 mil máscaras para profissionais da saúde

Máscaras face shield

O governo do estado receberá doação de 2,5 mil máscaras de proteção para uso de médicos e profissionais de saúde. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI /RN) vai doar 1,5 mil máscaras de proteção em acrílico do tipo ‘face shield‘, que foram desenvolvidas e produzidas pelo Instituto de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), vinculado à instituição.

As primeiras 200 unidades foram entregues nesta sexta-feira (27) e serão distribuídas aos hospitais Universitário Onofre Lopes (Huol), Municipal de Natal, Gizelda Trigueiro e ao Regional Deoclécio Marques, em Parnamirim.

As outras 1,3 mil máscaras face shield estão sendo produzidas e serão entregues à medida em que forem concluídas. A secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) fará a distribuição junto aos hospitais de referência no interior do estado.

O secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, conta que o governo também receberá até a próxima semana, a doação de mais 1 mil máscaras de proteção, doadas pela Companhia Energética Potiguar (CEP). Para ele ações como essas têm grande valor, por causa da necessidade de investimento na área da saúde e a escassez de recursos.

“Toda ajuda é bem-vinda. Este é um momento de unirmos forças e de contamos com a colaboração de todos que puderem contribuir para juntos enfrentarmos esta pandemia e mitigarmos ao máximo os danos a nossa população”, disse.

“A ação está alinhada com a recomendação do Departamento Nacional do SENAI em dispor toda a rede de Institutos SENAI de Inovação para desenvolver produtos e protótipos voltados ao combate do Coronavírus. Um momento em que nos damos as mãos para ajudar, também, com tecnologia e pesquisa”, disse o diretor do SENAI, Emerson Batista.

O diferencial deste modelo é a sua durabilidade, que pode ser reutilizada, respeitando-se as normas de higienização. “As máscaras têm maior tempo de uso. Se bem manuseadas e esterilizadas, podem durar de 30 a 60 dias”, explica Batista.

Para dar mais celeridade e organização ao processo de doação, o Governo do RN criou a Central de Controle de Recebimento e Distribuição de Doações de Insumos e Bens. A Central funcionará na sede da Escola de Governo, onde será instalada uma recepção específica para receber as doações. Qualquer pessoa, empresa ou instituição, pública ou privada, pode contribuir.

Agora RN
Saúde

Sesap realizará contratação temporária de profissionais de saúde

Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Recursos Humanos, obteve autorização para o recrutamento referente à contratação temporária de profissionais da saúde. O processo está tramitando com a urgência que o caso requer.

A seleção será realizada por meio de Recrutamento para Contratação Temporária. Ainda será definido o quantitativo de profissionais a serem contratados, visto que foi proposta alteração no Plano de Contingência Estadual para Infecção Humana pelo Novo Coronavírus (Covid-19), tendo sido ampliado o número de leitos disponíveis, o que acarretou a necessidade de um redimensionamento dos profissionais.

Blog do BG
Saúde

Natal registra 1580 casos de dengue, zika e chikungunya em 2020

Foto: Divulgação

Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) registrou 1580 casos de arboviroses – dengue, zika e chikungunya – no primeiro trimestre de 2020. Somente os números relacionados com dengue somam 1285 notificações, o que corresponde a 280 casos a mais da doença no mesmo período ano passado.

Além da dengue, a chikungunya contabilizou 278 casos e a zika tem 17 casos confirmados.

Os números são do novo boletim Entomoepidemiológico das Arboviroses, publicado nesta quinta-feira (25). Segundo os dados da SMS, a média é de 18 casos confirmados por dia da doença. Os bairros do Planalto, Felipe Camarão e Lagoa Azul, são áreas com maior incidência de arboviroses.

“Definimos que vamos manter os trabalhos em áreas de alto risco. E o serviço do UBV (carro fumacê), seja na forma portátil ou pesada, vai ser utilizado nessas áreas”, diz Alessandre Medeiros Tavares, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses de Natal (CCZ).

Nesse período de pandemia do novo coronavírus, o CCZ ressalta que apenas os serviços de visitas domiciliares realizados pelas equipes serão suspensas. “Vamos fazer apenas o tratamento da parte externa das residências. Será feita a contagem dos imóveis e atualizando o nosso reconhecimento geográfico”, diz

O CCZ pede que a população ajude no combate ao mosquito mantendo os ambientes limpo e evitando o acumulo de água parada.

Saúde

Sobe para três o número de mortes por Covid-19 em Pernambuco

Foto: Reprodução

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou, na manhã desta quinta-feira (26), mais duas mortes causadas pelo novo coronavírus no estado, subindo para três o número de óbitos pela Covid-19 em Pernambuco.

As vítimas são dois pacientes, um morador do Recife e um estrangeiro, que estavam internados no Real Hospital Português (RHP), ambos faleceram na madrugada desta quinta-feira (26).

Entre as mortes, está o canadense de 79 anos, que chegou ao Recife no dia 12 de março, no navio de cruzeiro Silver Shadow. Após passar mal, o turista que era ex-tabagista e possuia problema cardíaco foi encaminhado ao Real Hospital Português, onde foi entubado e levado à UTI.

O paciente foi mantido em ventilação mecânica e chegou a relizar hemodiálise. Apesar dos esforços da equipe, o paciente faleceu nesta madrugada.

A segunda vítima é um homem de 69 anos, morador do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália, que retornou ao estado no dia 10 de março. Apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar, o paciente foi atendido em uma unidade de saúde privada no dia 12 de março. Após receber a assistência e realizar a coleta de material para análise laboratorial, o paciente foi liberado para isolamento domiciliar. No dia 19, o idoso voltou a buscar atendimento médico, ele foi entubado e levado à UTI, iniciando diálise no dia 21. Na última quarta-feira (25), o paciente apresentou uma piora da função renal e também veio a óbito na madrugada desta quinta. Os dois casos foram notificados no dia 12 de março.

Ontem, o estado havia registrado a primeira morte causada pelo coronavírus, a primeira vítima foi um idoso de 85 anos, que estava internado no Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Além das mortes confirmadas, outras 13 causadas por vírus respiratórios foram registradas no estado e estão sob investigação. Até esta quarta-feira (25), o estado confirmou 46 casos da Covid-19, distribuídos por seis municípios do estado, além de ocorrência em pacientes de outro estado e países.

Saúde

Venda de vitamina C dispara nas farmácias após o coronavírus

Foto: Divulgação

A venda de vitaminas C em farmácias disparou 1.188,4% na terceira semana de março ante o mesmo período do mês passado, segundo a ePharma, que gerencia benefícios de medicamentos.

O volume de remédios comprados subiu 36,3% e atingiu a maior marca para o período (62.064 unidades).

Na Bio Mundo, rede de produtos naturais, a venda de itens usados para fortalecer a imunidade subiu 85% nos 18 primeiros dias de março na comparação com o mesmo período de 2019.

Tiveram alta o própolis (835%), o óleo de alho (690%), a vitamina D3 (172%) e outros.

Saúde

Governo do RN proíbe rede privada de saúde de negar atendimento durante pandemia

Leitos – Foto: Divulgação

Os hospitais privados e organizações filantrópicas de saúde do Rio Grande do Norte estão proibidos de negar atendimento integral aos usuários do sistema de saúde particular e suplementar durante a pandemia do novo coronavírus. A determinação é do governo do Estado e foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (24).

De acordo com a portaria, assinada pelo secretário de Saúde Pública, Cipriano Maia, essas instituições devem elaborar planos de contingência para atender a essa parcela da população. Ainda segundo a portaria, esses hospitais e organizações filantrópicas não podem recusar o atendimento e transferir os pacientes para hospitais de referência da rede pública.

Saúde

Empresários recuperam e entregam respiradores ao Hospital Giselda Trigueiro

Entrega de respiradores Hospital Giselda Trigueiro – Foto: Divulgação

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, juntamente com os presidentes da CDL Natal, José Lucena Neto; da Federação das Associações Comerciais do Estado, Itamar Manso Maciel; e o da Associação Comercial do Estado, Schiavo Álvares; fez a entrega, nesta terça (24), ao diretor do Hospital Giselda Trigueiro, André Prudente, de 16 respiradores mecânicos que já pertenciam ao Governo do Estado mas estavam quebrados e, agora, foram consertados.

Os equipamentos foram recuperados graças a uma campanha promovida pela Fecomércio RN, FCDL RN, Fiern, CDL Natal, CDL Jovem, Associação Comercial do RN, Sinduscon RN e AEBA. As máquinas, que são primordiais para o tratamento de pacientes que desenvolvem os sintomas mais graves do Coronavírus, como a falta de ar, foram adquiridas em 2018 pelo Governo do Estado.

Coronavírus » Currais Novos » Saúde

Primeiro caso suspeito de coronavírus é registrado em Currais Novos

A Secretaria Municipal de Saúde de Currais Novos informa à população que recebeu hoje a tarde, o primeiro caso SUSPEITO de Coronavírus (COVID-19).

Paciente é do sexo masculino, tem 31 anos, sem histórico de viagem para áreas de risco, mas com histórico de contatos com amigos de Natal.

Paciente teve exame de isolamento viral coletado, fez hemograma, foi medicado pelo médico, orientado pela equipe e será enviado para isolamento e quarentena domiciliar, onde irá aguardar o resultado dos exames.

Mais uma vez pedimos à população que redobrem os cuidados de higiene e, sobretudo, fiquem em suas casas, evitando o máximo possível deixar suas residências e evitem também contato físico com outras pessoas.

A Secretaria de Saúde do Município continua a postos seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde Estadual.

Vamos colaborar com os profissionais da saúde da nossa cidade seguindo todas as orientações.

A Prefeitura de Currais Novos reforça que manterá total transparência e não omitirá informações em relação ao coronavírus e quaisquer outros assuntos relacionados à saúde pública.

Estará emitindo boletins regulares atualizando com todas as notícias.

A população deve buscar os canais oficiais para se informar corretamente, evitando a propagação de notícias falsas (fake news).

O melhor remédio é a prevenção.

Assecom

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!