Arquivos:

São Gonçalo do Amarante

O Carrossel da Leitura girou no município de São Gonçalo do Amarante

O Carrossel da Leitura está fazendo a literatura potiguar girar em várias cidades do Rio Grande do Norte. Parnamirim deu o pontapé inicial no projeto e, neste mês de maio, foi a vez de São Gonçalo do Amarante ver de perto autores que fomentam a literatura potiguar. Desta vez, as escritoras potiguares Anna Celina, Ana Cláudia Trigueiro, Glacia Marillac e Milena Azevedo apresentaram suas obras para 300 crianças de cinco escolas locais.

“Quando a gente interage com crianças, nossa energia se renova. E poder falar a elas sobre o nosso trabalho de criação e escrita, incentivando-as a ler e também escrever suas próprias histórias, é algo muito bacana.” Relatou, empolgada, Milena Azevedo, acompanhada da escritora Glacia Marillac, que brincou com a criançada: “Quem aqui já ouviu as formigas falarem? Pois eu já ouvi. É só ler o nosso livro, que vocês vão saber como.” Finalizou, sorrindo, a escritora.

Quem também esteve nesta edição foi o editor Cleudivan Fabian, a poeta Drika Duarte, idealizadora do projeto, e a ilustradora Flávia Duarte, que falou de seu encantamento com o Carrossel: “Realmente, ver os olhos das crianças brilharem com livros escritos por autores potiguares é uma alegria imensurável”, pontuou.

Muita energia de amor pelos livros faz girar o projeto Carrossel da Leitura, que conta com patrocínio da Cosern, através da Lei Câmara Cascudo. Em São Gonçalo do Amarante, o projeto também teve apoio da prefeitura, que montou a estrutura para receber o Carrossel em frente à Biblioteca de Dona Militana, uma das maiores referências em contação de história no RN.

“O projeto motivou nossas crianças e adolescentes para a leitura, e deu uma renovada no sentimento dos funcionários da biblioteca,” enfatizou o Secretário de Cultura da cidade, Flávio Henrique.

No evento, que transcorreu durante toda a manhã do dia 24, teve um momento engraçado e poético, quando a escritora Ana Cláudia Trigueiro, que também tem livros infantis publicados, comparou a leitura de livros a doces (pois quanto mais lemos, mais saborosos eles ficam), e fez todos nós recordarmos as delícias do alfenim, do suspiro, da rapadura, e do rolete de cana-de-açúcar.

“Quando a gente aguça os sentidos das crianças, elas prestam atenção, ficam empolgadas e têm sempre comentários e perguntas para fazer, acessando o mundo mágico da leitura regional.” Explicou a escritora.

Nesta segunda ediçao do Carrossel, também foi apresentada ao público a pequena grande Sophia, leitora voraz de 12 anos de idade, que em quatro anos somou quase 130 livros lidos (um média de dois a três livros por mês). Como prêmio, ela poderia escolher qualquer um dos livros da edição.

“Eu escolhi Dara, Dora e as estrelas porque amo ler aventuras e fiquei curiosa para saber o que conta a história”. Falou,feliz, a estudante.

Também foram premiados os leitores mais assíduos de cada escola presente, e as escolas e professoras ganharam um kit com livros da Editora CJA. E teve fila para a criançada pegar autógrafos das autoras.

Anna Celina encerrou as atividades contando, com seu jeitinho todo especial, a história do Sapo Juvenal. “A leitura nos faz acreditar num mundo melhor e esse projeto, do qual tenho a honra de participar , tem esse propósito”. Concluiu a contadora de histórias.

O Carrossel da Leitura vai continuar girando pelo RN em todo o ano de 2019. Acompanhe o projeto pelas redes sociais @carrosseldaleitura. Participe!

 

Policial » São Gonçalo do Amarante

Em São Gonçalo do Amarante, idosa é assassinada a tiros na frente de casa

Uma idosa de 65 anos foi morta na manhã desta quarta-feira (1º) na frente da casa onde morava, no conjunto Padre João Maria, em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Oscarina Maria de Lucena Lima tinha 65 anos. Ela levou pelo menos três tiros na cabaça. Segundo a Polícia Civil, um dos 7 filhos dela seria o verdadeiro alvo dos assassinos.

Ao G1, o delegado Frank Albuquerque, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), disse que há pistas dos criminosos, mas que não pode dar detalhes para não atrapalhar as investigações.

O inquérito será conduzido pela Delegacia de Polícia Civil de São Gonçalo do Amarante.

G1
Policial » São Gonçalo do Amarante

Organizador de festas é morto a tiros dentro de casa na Grande Natal

Igor Lima, de 22 anos, era conhecido como o ‘Dono da Festa’ (Foto: Arquivo pessoal)

Um homem foi morto a tiros dentro de casa na noite desta quinta-feira (1º) em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, Igor de Lima Dantas, de 22 anos, era organizador de festas em casas de praia. Antes de ser atingido pelos disparos, a mulher,e a filha dele foram obrigadas a sair da residência.

De acordo com a PM, Igor Lima, a mulher e a filha estavam saindo para jantar, quando homens encapuzados chegaram em um carro prata. Armados, os criminosos mandaram a mulher seguir com a menina, e atiraram várias vezes em Igor.

Ainda segundo a polícia, os assassinos tentaram tocar fogo na vítima. Depois que os atiradores saíram, as chamas foram controladas, mas a vítima não resistiu aos tiros.

A polícia informou que Igor Lima já havia sido preso em 2016 por porte ilegal de arma de fogo.

G1RN
Insegurança » Policial » São Gonçalo do Amarante

VIOLÊNCIA: Sargento da PM é morto e outras duas pessoas baleadas em São Gonsalo do Amarante,

Sargento André Mário Dantas Siqueira, de 40 anos, trabalhava na Companhia Independente de Policiamento de Guardas

Um sargento da PM foi morto e outras duas pessoas baleadas durante uma festa na madrugada desta segunda-feira (15) em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Militar, André Mário Dantas Siqueira, de 40 anos, trabalhava na Companhia Independente de Policiamento de Guardas.

Ainda de acordo com a PM, o crime aconteceu por volta de 1h40 no bairro Golandim, onde acontecia a festa. Um grupo de criminosos passou atirando no meio da multidão, André Dantas foi atingido e morreu no local.

Os outros dois feridos foram socorridos.

Religiosidade » São Gonçalo do Amarante

Cardeais celebram missa no Monumento aos Mártires de Uruaçu

Monumento aos Mártires

São Gonçalo do Amarante irá receber Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo e Dom Raymundo Damasceno de Assis, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Aparecida/SP.

Os cardeais irão celebrar missa no Monumento aos Mártires de Uruaçu, nesta quinta-feira (18), às 16 horas. A celebração faz parte dos preparativos para a Canonização dos Santos Potiguares, que acontecerá no dia 15 de Outubro.

Portal no Ar
São Gonçalo do Amarante » Segurança Pública

Centro de Monitoramento avaliado em R$ 2,2 milhões será inaugurado nesta quarta em SGA

Centro de Monitoramento de São Gonçalo.

Centro de Monitoramento de São Gonçalo.

Às 16h desta quarta-feira (28) será inaugurado o Centro Integrado de Monitoramento e Operações de São Gonçalo do Amarante – CIMO, um investimento da Prefeitura Municipal na Defesa Social e Segurança Pública dos são-gonçalenses. A unidade está instalada na Secretaria Municipal de Defesa Social e será interliga ao CIOSP da Polícia Militar do RN.

A unidade contará com câmeras externas de alta definição, instaladas em pontos estratégicos de vias públicas, além de mais de 300 câmeras do circuito interno dos prédios públicos do município, já implantadas pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Setic).

A solenidade de inauguração será realizada na Secretaria de Defesa Social, na Avenida Maranhão – Conjunto Amarante.

Agora RN
Policial » São Gonçalo do Amarante

Suspeito de assalto é morto dentro de lanchonete na Grande Natal

 

lanchonete_2

Segundo a PM, homem teria anunciado assalto, o cliente armado atirou e fugiu. (Foto: PM/Divulgação)

Um homem foi morto dentro de uma lanchonete na noite desta terça-feira (01) em São Gonçalo do Amarante, cidade da Grande Natal. Segundo a Polícia Militar, a vítima é suspeita de ter anunciado um assalto no local. Armado, um cliente que estava no estabelecimento reagiu e atirou. Nem o suposto assaltante nem o homem que o matou foram identificados até o momento. Ainda de acordo com a polícia, o suspeito chegou ao local em uma motocicleta e sequer tirou o capacete da cabeça. Um outro homem, que seria o comparsa dele e estava do lado de fora, fugiu ao ouvir o disparo dentro da lanchonete.

A PM ainda fez buscas pela região, mas não encontrou o segundo suspeito. O homem que fez o disparo também não foi encontrado.

G1 RN
Notícias » São Gonçalo do Amarante

SÃO GONÇALO: 600 famílias recebem nesta sexta as chaves dos apartamentos do Residencial Dr. Ruy Pereira

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, recebeu a confirmação oficial da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades da entrega das chaves dos primeiros 600 apartamentos do Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos, de um total de 1.800 unidades, empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, considerado o maio do RN. A solenidade de entrega das chaves, que inicialmente aconteceria nesta quinta-feira, foi reagendada pela Caixa para esta sexta-feira (5), a partir das 16h, no condomínio VI do residencial.

O residencial é composto por seis áreas residenciais, cada uma com 19 blocos, um total de 300 apartamentos por condomínio, totalizando 114 blocos que deverão comportar uma população estimada em 7.200 pessoas. Vale ressaltar que três por cento das unidades habitacionais vão ser entregues com adaptação para portadores de deficiência física. O investimento é de aproximadamente R$ 109 milhões do Governo Federal, através do Ministério das Cidades, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante e financiado pela Caixa Econômica Federal.

Para receber a demanda de novos moradores a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vem investindo na melhoria da mobilidade urbana com a construção da Avenida João Dino Maia, obra executada com recursos próprios no valor de R$ 2,2 milhões, que liga a BR 406 ao Residencial Dr. Ruy Pereira, além da pavimentação da rua do empreendimento, denominada José de Alencar, a iluminação pública instalada nas duas vias citadas, a coleta de lixo que será iniciada assim que os apartamentos forem ocupados e a construção de uma Unidade Básica de Saúde, já iniciada, em parceria com o Governo Federal. Após a confirmação da data da entrega das chaves o Departamento Municipal de Transito já está acionando o Departamento Estradas e Rodagem (DER) para início dos serviços do transporte público.

BG
Notícias » São Gonçalo do Amarante

São Gonçalo está na lista de 100 cidades pequenas que dão show em infraestrutura

Das 5,5 mil cidades brasileiras, algumas destacam-se por seu elevado desempenho e desenvolvimento em infraestrutura no país.

Vinhedo, pequeno município do interior de São Paulo (e muito conhecido por sua tradicional festa da uva), é quem encabeça o primeiro lugar entre 100 cidades com 50 mil a 100 mil habitantes que proporcionam condições adequadas de moradia para seus habitantes.

O ranking, que faz parte da pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, foi elaborado com exclusividade pela consultoria Urban systems para a revista EXAME.

Para chegar neste resultado, o estudo levantou informações de 348 municípios com uma população entre 50.000 e 100.000 habitantes – estes, responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

O ranking leva em conta três indicadores, como o número de casas com internet fixa de alta velocidade, índice de perdas na distribuição de água e a quantidade de vezes em que ocorreram paralisações no sistema de distribuição de água.

Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 12 pontos.

Na tabela abaixo, você vê as 100 cidades com as maiores pontuações.

Exame

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!