Solene marca Dia de Enfrentamento à Psicofobia e homenageia Paulo Davim

A luta contra o preconceito ao cidadão portador de transtornos mentais, a psicofobia, marcou a sessão solene proposta pelo deputado estadual Hermano Morais (PMDB) nesta sexta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Celebrado no dia 12 de abril, o Dia Nacional de Enfrentamento à Psicofobia, foi criado por lei federal de autoria do suplente de senador Paulo Davim (PV), que recebeu homenagem da Casa.

“Com o objetivo principal de combater atitudes preconceituosas e discriminatórias às pessoas com deficiência ou transtornos mentais, a Casa Legislativa do Rio Grande do Norte cumpre seu papel de alertar a sociedade para o tema no momento em que realiza a Sessão Solene sobre a psicofobia. Ao mesmo tempo em que relembra e enaltece o trabalho do ex-deputado estadual, Paulo Davim, que como senador da República, foi o autor do Projeto de Lei 263/2014, aprovado este ano, que instituiu o Dia de Enfrentamento à Psicofobia”, disse o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), durante a solenidade.

O deputado Hermano Morais (PMDB) reiterou o compromisso em lutar pela causa. “Dia 12 de abril é o aniversário do humorista Chico Anysio, que antes de morrer concedeu depoimento contando o quanto sofria de depressão. Assim como ele, cerca de 700 milhões de pessoas no mundo tem doenças mentais. No Brasil, esse número chega a 46 milhões”, conta o parlamentar que homenageou ainda o suplente de Senador e médico Paulo Davim. “Nos comprometemos em envolver todos os esforços possíveis e auxiliar nesta luta para combater a discriminação e assegurar à população o digno tratamento”, complementou.

Representando a Associação Norte-riograndense de Psiquiatria, o médico Leonardo Albuquerque Barbosa falou defendendo que a psicofobia seja considerada crime. “Diferente de outros cidadãos que sofrem preconceitos, as pessoas que tem transtornos mentais muitas vezes não possuem direito de defesa. É a forma mais cruel de discriminação”, considera o psiquiatra.

Cid Fonseca falou em nome da Associação de Familiares e Amigos de Doentes Psiquiátricos e defendeu a ampliação do número de Centros de Apoio Psiquiátricos (CAPs) e a disponibilização de maior número de consultas por parte do SUS. “A verdadeira liberdade para essas pessoas é o tratamento. Se libertar das dores, das angustias, da depressão. Precisamos lutar para que elas tenham tratamento digno, diminuindo o número de suicídio que tem crescido tanto”, alertou.

O homenageado Paulo Davim agradeceu a proposição do deputado Hermano Morais. Para ele, a sessão solene é um “divisor de águas” no Rio Grande do Norte. “Esta Casa é a caixa de ressonância da sociedade e pode estimular a discussão entre a população. Precisamos acabar com esse preconceito, que retarda o tratamento”, afirmou.

Estiveram presentes no evento, representantes dos poderes públicos estadual e municipal, médicos psiquiatras, pacientes psiquiátricos, além do deputado estadual, o médico Vivaldo Costa (PROS).


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza