Perdas com Proedi podem drenar R$ 80 milhões dos municípios do RN por ano

Prefeitos se reuniram em frente à Governadoria para protestarem

Mais de 110 prefeitos amanheceram nesta terça-feira, 24, na porta da Governadoria para protestar contra o decreto do Proedi, de 29 de julho último, que concede isenção de até 95 por cento para empresas que se instalarem ou se mantenham empregando mão de obra no RN.

A alegação deles é que, sem combinar com os municípios, o recém criado Proedi, que substituiu o antigo Proadi, que renunciava até 75 por cento do ICMS das empresas, ao conceder até 95 por cento de renúncia fiscal, entrou nos 25 por cento reservados aos municípios.

Segundo o presidente da Federação dos municípios do RN, José Leonardo Cassemiro, o Naldinho, prefeito de São Paulo do Potengi, as perdas para os municípios com o decreto de criação do Proedi podem representar um dreno de 60 a 80 milhões por ano aos municípios potiguares.

Acrescentou que, por se tratar de decreto, a decisão do governo Fátima é inconstitucional.

Disse que numa reunião com a governadora Fátima Bezerra, na semana passada, ouviu dela que os efeitos do Proedi estavam em fase de teste e pediu paciência aos prefeitos.

Nesta terça-feira, ao que parece, a paciência esgotou quando os prefeitos receberam os repasses com a redução de 25%, que antes não entravam da conta do antigo Proadi.

Bernardete Rego, prefeita de Riacho da Cruz, com 3.550 habitantes, disse ao Agora RN que este mês já recebeu o repasse estadual com 8 a 10 mil reais a menos. “É pouco, mas não podemos ficar sem este dinheiro”, afirmou.

Ludmila Amorim, prefeita de Rafael Godeiro, com 3.100 habitantes, disse que o repasse a menos que veio este mês seria usado para pagar a conta de luz da prefeitura e outras despesas, como internet e serviços de contabilidade.

Depois de se reunir logo cedo com representantes do Banco Mundial, a governadora Fátima Bezerra foi pessoalmente ao auditório da Governadoria para pedir que uma comissão de 14 prefeitos se reunisse com ela para examinar a situação. No final, 30 prefeitos acabaram entrando na sala pessoal de reuniões da governadora.

O prefeito de Natal, Álvaro Dias; o presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, e os deputados Getúlio Rego e Hermano Morais participaram do encontro.

Tanto o presidente da Femurn, quanto os deputados, defenderam a ideia de uma compensação aos prefeitos como forma de suprir os 25 por cento que deixarem de receber de repasses do novo Proedi, a exemplo do que fez no passado o então governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza