Manchas de óleo já mataram 12 tartarugas e uma ave nas praias do RN

Único animal afetado que escapou é uma tartaruga-oliva, que foi resgatada na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal

As manchas de óleo que atingem a costa nordestina desde o mês de setembro já vitimaram 14 animais no litoral potiguar. Destes, 13 morreram. Entre a noite da quarta, 30, e manhã desta quinta-feira, 31, três tartarugas marinhas foram encontradas mortas nas praias de Santa Rita (Extremoz), Barra do Cunhaú (Canguaretama) e Baía Formosa, mas ainda serão realizados exames necroscópicos para se constatar se há relação com a poluição.

As informações foram confirmadas ao Agora RN pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (PCCB-UERN).

Entre os animais que morreram em razão do contato com o óleo, estão 12 tartarugas marinhas e uma ave da espécie bobo-pequeno (Puffinus puffinus), que foi encontrada com 25% do corpo oleado no Rio das Conchas, no município de Porto do Mangue.

O único animal afetado que escapou é uma tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea), que foi resgatada na praia da Redinha, na Zona Norte de Natal, no dia 23 de setembro. “Foi feita a estabilização dela em Natal, depois foi encaminhada para o Centro de descontaminação de Fauna Oleada do PCCB-UERN, em Mossoró, e hoje ela está no Centro de Reabilitação do projeto, em Areia Branca”, explicou a professora Simone Almeida, que é da UERN e também faz parte do PCCB.

As última ocorrências confirmadas envolvendo animais oleados, ainda de acordo com a professora, foram registradas no domingo, na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta, na Grande Natal, quando duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza