Rio Grande do Norte

Governo do RN vai prorrogar decreto de isolamento social com regras mais rígidas

O governo do Rio Grande do Norte vai prorrogar mais uma vez a quarentena no Estado para retardar a propagação do novo coronavírus. O novo decreto de isolamento vai substituir as atuais regras que vencem no próximo dia 5. A atualização das medidas terão medidas mais rígidas para impedir a circulação de pessoas. A meta é elevar os atuais índices de isolamento domiciliar entre os potiguares.
O decreto vai seguir com as regras de fechamento do comércio e serviços não essenciais. No entanto, o governo não divulgou prazos para o término do novo decreto. As novas regras, no entanto, incluem maior participação dos municípios potiguares no enfrentamento do novo coronavírus.

A avaliação do governo estadual é que o crescimento no número de infectados está ligado aos baixos índices de isolamento, que registram em média 40% no estado. O valor é bem distante dos 70% considerados ideais para frear a pandemia.

O prazo do atual decreto estadual em vigor se encerra na próxima sexta-feira (5). A expectativa é que medidas acertadas em videoconferência feitas entre a governadora Fátima Bezerra e prefeitos dos municípios potiguares passem a vigorar a partir do sábado (6).

O projeto estadual de reforço do isolamento foi batizado de “Pacto pela Vida”. A iniciativa propõe mais fiscalização para feiras livres, proibição de circulação de áreas públicas e o controle de circulação de pessoas com auxílio de blitz policial. As medidas foram acatadas pelos municípios da Região Metropolitana de Natal. Mas a ideia é expandir a ação para Mossoró e também para Apodi, Baraúna, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Messias Targino, Serra do Mel e Upanema.

Desde a última segunda-feira (1º), o governo estadual criou uma comissão com as prefeituras para definir ações concretas para reduzir a circulação das pessoas e aumentar o isolamento.

As medidas são as blitzen de trânsito, rondas nos bairros e comércios, proibição de circulação em áreas públicas, fechamento de acesso às praias e controle de trânsito.

O secretário de saúde pública, Cipriano Maia, explicou que o intuito do projeto é reduzir a velocidade na transmissão da doença entre a população potiguar. “Por isso, o pacto proposto pela governadora com os municípios, empresários e sociedade, instituições filantrópicas, de bairro e clubes de mães, é para intensificar o isolamento. No pacto, os municípios devem reforçar a atenção básica à saúde e adotar medidas restritivas à circulação. É um esforço em defesa da vida, para sairmos dessa situação com segurança”, finalizou.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!