Rio Grande do Norte

Governo do RN destina 100 mil máscaras às filas da Caixa Econômica Federal

Principal público alvo da ação é a população beneficiária do auxílio emergencial

O Governo do Estado, através do programa RN+Protegido, firmou uma parceria para distribuir 100 mil máscaras nas filas de agências da Caixa Econômica Federal em todo o Rio Grande do Norte. Um termo de compromisso foi assinado pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e pelo superintendente regional da Caixa, Fares Haum Júnior, na tarde desta quarta-feira (20). O principal público alvo da ação é a população beneficiária do auxílio emergencial que necessita ir às agências em datas pré-estabelecidas pelo Governo Federal para fazer o saque.

O superintendente regional da Caixa, Fares Haum, explicou que os itens de proteção serão entregues em todas as agências do RN e agradeceu ao Governo do Estado pela iniciativa. “Não pouparemos esforços para que as pessoas mais carentes sejam atendidas com as máscaras e, com isso, a Caixa também vai contribuir com o Governo para a redução dos casos de coronavírus aqui no estado”, declarou. Segundo Fares, a instituição possui 44 agências no estado. Cada uma delas ficará responsável pela distribuição aos clientes.

Desde o início da semana, a Caixa Econômica Federal vem liberando conforme calendários o saque da segunda parcela para os beneficiários do Bolsa Família e da primeira parcela do auxílio para 8,3 milhões de pessoas que na semana passada ainda aguardavam análise da Dataprev. Já os 50 milhões de brasileiros que tiveram o benefício autorizado anteriormente começaram a receber a segunda parcela hoje (20) nas contas poupanças digitais e só poderão sacar em espécie a partir do dia 30 de maio. O objetivo é dividir a presença dos dois públicos e reduzir as filas nas agências.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado realiza a distribuição de máscaras nas filas de agências bancárias e lotéricas da região metropolitana desde o dia 23 de abril. O titular da pasta e idealizador do programa RN+Protegido, Jaime Calado, explica que “o auxílio emergencial do Governo Federal, inicialmente, gerou muitas filas nos bancos” e que o Governo do Estado identificou a necessidade de agir para conter a possibilidade de transmissão nestes locais. Uma equipe formada pela secretaria já distribuiu 60 mil máscaras nas agências da Grande Natal.

A ação agora terá abrangência em todo o Rio Grande do Norte. A continuidade da tarefa será de responsabilidade da instituições financeira, como prevê o acordo articulado pela Controladoria Geral do Estado (Control-RN). “A parceria do Governo é justamente para que a máscara chegue a todo mundo”, informou o controlador-geral Pedro Lopes. “Estamos dialogando com todos para atingir esse objetivo: instituições financeiras, entidades religiosas e sociais, associações comunitárias, enfim, todos os que necessitarem” destacou.

Os representantes da Caixa Econômica Federal já receberam do Governo do Estado 40 mil unidades das máscaras e terão acesso a outras 60 mil dentro das próximas duas semanas. O montante se soma às 600 mil peças que serão entregues até sexta-feira a prefeituras, entidades beneficentes e associações, a exemplo da Associação dos Motoristas Autônomos por Aplicativos do RN (AMAPP-RN), que na segunda-feira formalizou uma parceria para a distribuição de 50 mil máscaras entre motoristas e passageiros das plataformas Uber e 99. Ao todo, o RN+Protegido já viabilizou a entrega de cerca de 1,5 milhão de máscaras à sociedade potiguar.

As máscaras de pano, laváveis e reutilizáveis, são produzidas em parceria com o Sindicato da Indústria e da Construção Civil (Sinduscon-RN) e a indústria têxtil, em especial Coteminas e Guararapes. A ação contribui para manter o emprego de mais de 4 mil trabalhadores em oficinas de costura no interior do RN. As peças são fabricadas a preço de custo e adquiridas pelo Estado, que banca a mão-de-obra – mais de R$ 1 milhão, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo com o Banco Mundial, está sendo investido para aquisição de 3 milhões de máscaras.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!