Governador lança cursos de capacitação e entrega kits do Velas ao Vento em Baia Formosa

No RN, serão beneficiados 870 pescadores de pequenas embarcações em 29 colônias. Serão entregues, no total, 870 velas e 145 equipamentos de georrefenciamento em regime de comodato, a partir de um convênio com O Ministério da Agricultura.

No RN, serão beneficiados 870 pescadores de pequenas embarcações em 29 colônias. Serão entregues, no total, 870 velas e 145 equipamentos de georrefenciamento em regime de comodato, a partir de um convênio com O Ministério da Agricultura.

O governador Robinson Faria lançou o programa de cursos de qualificação para pescadores e entregou kits do Programa Velas ao Vento, em Baia Formosa, na manhã desta quinta-feira (23). Neste primeiro momento, foram beneficiados cerca de 150 pescadores de cinco cidades: além de Baia Formosa, Canguaretama, Arês, Georgino Avelino e Tibau do Sul.

“Estamos aqui valorizando a atividade e dando condições de trabalho a mais de 800 pescadores, a partir de Baia Formosa”, afirmou o governador, destacando estar bastante emocionado por lançar o programa no município onde iniciou sua vida pública. “E além de valorizar a pesca, nós vamos trazer o turismo também pra essa região”, acrescentou.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Guilherme Saldanha, anunciou para 10 de julho o início dos cursos de capacitação nas colônias. “O GPS é o que garante hoje que o pescador retorne do mar com segurança. Com os cursos, eles vão aprender a operar este e os demais equipamentos”, destacou.

Os kits incluem GPS, velas, boné, camiseta e material de estudo. No RN, serão beneficiados 870 pescadores de pequenas embarcações em 29 colônias. Serão entregues, no total, 870 velas e 145 equipamentos de georrefenciamento em regime de comodato, a partir de um convênio com O Ministério da Agricultura. O investimento total é de R$ 586 mil.

Acompanharam a solenidade, o secretário de Relações Institucionais, Getulio Ribeiro, o subsecretário da pesca, Antônio Cortez, e o deputado estadual Disson Lisboa.

Arnaldo da Silva Sena (48) é pescador há 30 anos, e em todo este tempo nunca operou um equipamento de GPS, considerado essencial para garantir o retorno do barco à costa em segurança. “Agora muda tudo. A melhoria é de 99% para nós pescadores. Deixaremos nossas famí

lias mais tranquilas em casa. E ainda tem o barco que a gente mesmo pode fazer, depois do curso”, assinalou o pescador, que preside a colônia de pescadores de Baia Formosa, com 630 afiliados.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza