Rio Grande do Norte

Deputados estaduais debatem com Governo ações de combate à seca

As ações de combate à seca no Rio Grande do Norte foram debatidas entre os deputados estaduais e secretários do Governo do Estado. Na pauta da reunião, a atual situação dos reservatórios de água no Estado, o planejamento para os próximos meses e as ações emergenciais para os municípios em colapso de abastecimento foram discutidas com a presença dos deputados Gustavo Carvalho (PROS), Tomba Farias (PSB), Fernando Mineiro (PT) e o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PMDB).

“O empenho dos 24 deputados estaduais da Assembleia nas ações de combate à seca é para melhorar a qualidade de vida do potiguar que sofre com os efeitos devastadores da estiagem que já dura 1.500 dias. Estamos preocupados com o abastecimento e também com os efeitos na cadeia produtiva, na economia e na vida do homem do campo”, destaca o deputado Ezequiel Ferreira.

O deputado Tomba Farias (PSB), integrante da Frente Parlamentar da Água, lembrou que os municípios do interior do Estado sofrem com a seca e que a Assembleia tem buscado soluções para o problema.

De acordo com o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mairton Franca, o Rio Grande do Norte vive hoje uma situação de emergência. “Temos trabalhado para que essa situação não se agrave. Nossos vizinhos, a Paraíba tem uma situação de estado de calamidade”, conta.

O diretor da Caern, Marcelo Toscano, também participou da reunião e confirmou que nove cidades estão em colapso de abastecimento, havendo a necessidade do sistema de rodízio. O motivo é a falta de recursos hídricos capazes de atender à demanda dos municípios. Para mudar a situação, o Governo do Estado garante que está agindo.

O governador do RN, Robinson Faria, enumerou ações que Executivo está buscando para combater a seca. “Retomamos obras importantes no Alto Oeste e vamos expandir as ações para as regiões de todo o RN. Conhecemos as dificuldades do Seridó, do Agreste, do Vale do Açu, do Oeste e vamos trabalhar para melhorar o abastecimento das cidades”, garante o governador.

Durante a reunião, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, disse ainda que vai unir as bancadas legislativas do Nordeste na luta por recursos federais para obras.

“Os estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará e todos do Nordeste também sofrem com os efeitos da estiagem. Hoje mais de 40 milhões de nordestinos querem soluções para o desabastecimento de água e só vamos conseguir recursos federais juntos”, aponta.

Os secretários de Infraestrutura, Jader Torres; o de Planejamento, Gustavo Nogueira; o diretor do Igarn; os representantes da Defesa Civil e órgãos ligados a pastas de recursos hídricos também participaram da reunião e expuseram os relatórios sobre as demandas de dessalinizadores, construção de poços e obras hídricas, como adutoras e barragens.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!