“Corrupção nos presídios é o carro-chefe das fugas no Rio Grande do Norte”, diz conselheiro

Corrupção de agentes penitenciários é realidade em diversos estados brasileiro.

Corrupção de agentes penitenciários é realidade em diversos estados brasileiro.

Após o secretário estadual de Justiça e Cidadania, Wallber Virgolino, ter admitido em entrevista ao Portal Agora RN que a corrupção pode ser um dos fatores que está contribuindo para o alto número de fugas registradas nas penitenciárias do Rio Grande do Norte, o membro do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), Cleber Costa, lembrou que o problema já havia sido identificado meses antes no RN.

Para Cleber, “existem inúmeros fatores que estão resultando no alto número de fugas, entretanto, a corrupção das pessoas que são responsáveis por, teoricamente, manter a ordem nos presídios tem contribuído bastante para o aumento das estatísticas”. O conselheiro disse ainda que já foram identificados vários indícios de corrupção nas penitenciárias, como por exemplo áudios de presos negociando fugas com servidores públicos.

Todavia, muito embora esse esteja sendo o ponto principal na avaliação do conselheiro, ele acredita ainda que outros problemas como a falta de reciclagem dos agentes penitenciários, além do baixo número do efetivo, corroboram para a disseminação do estado de calamidade instaurado no sistema prisional potiguar. “Falta capacitar os agentes. Claro que a situação está do jeito atual porque existe um conjunto de fatores, só falta ação do Governo para combatê-los”, concluiu.

Com as 25 fugas registradas entre a madrugada de domingo (18) e a manhã de segunda-feira (19), subiu para 373 a quantidade de presos que conseguiram escapar das penitenciárias potiguares somente em 2016. O número é 43% maior do que o registrado em 2015, quando 212 detentos obtiveram êxito nas suas tentativas de fugas.

O Portal Agora RN tentou repercutir os números com o secretário Wallber, mas o mesmo não quis comentar, uma vez que só assumiu a pasta neste ano e não poderia se responsabilizar pelos números passados. Entretanto, fez questão de frisar que, desde que assumiu, o estado passou três meses sem registrar qualquer tipo de fuga em suas penitenciárias, feito considerado um trunfo diante do cenário de calamidade que está decretado.

“Eu só posso falar a partir do momento em que assumi. O RN passou três meses sem registrar nenhuma fuga. Agora tivemos essa, que apesar de ter chegado a 19 o número contabilizado (na fuga do PEP, madrugada de domingo, 18), não foi nada cinematográfico. Vamos apurar o que está acontecendo e tomar medidas cabíveis”, avisou o secretário na segunda-feira.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza