Rio Grande do Norte

Chineses visitam campos de produção de melão no RN

Além de fazendas no Rio Grande do Norte, chineses conhecem cultivo de melão no Ceará

O Rio Grande do Norte abriga desde a segunda-feira, 13, uma missão do Governo da China que está avaliando as condições fitossanitárias de produção de melão no estado potiguar e também no Ceará.

A comitiva é composta por técnicos chineses e do Governo do RN, além de representantes do Comitê Executivo de Fruticultura do RN (Coex), instituição responsável pelo monitoramento e fiscalização do controle de moscas das frutas no Estado, área reconhecida como livre da praga, única no Brasil.

A visita é a última etapa para liberação das exportações de frutas para o mercado chinês, que consume o equivalente a 420 mil hectares de melão em produção própria. O Brasil será o primeiro país do mundo a ser liberado pelos chineses a exportar a fruta, que certamente serão os melões potiguares.

Os técnicos visitaram várias fazendas produtoras de melão, onde viram campos de produção, manejo de pragas e doenças, packing houses e irrigações. Também visitaram laboratórios da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e conheceram as iscas atrativas das moscas das frutas espalhadas nas fazendas e por toda região.

“Estamos numa grande expectativa positiva da liberação da exportação, tendo em vista o acordo assinado em novembro passado, com possíveis embarques ainda nesta safra para os chineses. Com a liberação, os produtores podem dobrar suas áreas em até três anos. Isso significa 60.000 empregos para o RN”, destaca o secretário estadual de Agricultura, Guilherme Saldanha.

Agora RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!