Rio Grande do Norte » Saúde

Em 30 dias, quatro crianças morrem de encefalite no RN

De acordo com Juliana Araújo, resultados dos exames sobre encefalite viral levarão de três a seis meses. Foto: Alex Costa/TV Ponta Negra

O Rio Grande do Norte já registrou este ano 16 casos de encefalite viral, dos quais 4 resultaram em morte de crianças. Esse quadro é atualmente alvo de uma investigação promovida pela Secretaria de Saúde de Natal. Em Natal já foram registrados 11 casos.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Juliana Araújo, do total de mortes, duas foram em Natal e outras duas no interior. O que chamou a atenção para a encefalite viral este ano foi a rapidez dos casos de morte: todos os quatro aconteceram em menos de 30 dias.

Segundo Juliana Araújo, ainda não há resultado para qual vírus teria causado as encefalites e, consequentemente, as mortes. Os 16 casos foram registrados em seis meses. Mas, no último mês, a situação chamou a atenção porque foram registrados três ocorrências da doença.

A diretora do Departamento de Vigilância esclareceu que os casos de encefalite em Natal têm ocorrido todos os anos. Em 2016, por exemplo, foram 26 casos e três mortes. Já em 2017, foram 15 casos com duas mortes. O detalhe para este ano é que os casos de morte, ainda no meio do ano, já se igualaram ao ano anterior.

Ela explicou ainda que quando um caso de morte ocorre nessas circunstâncias, os pais precisam autorizar a retirada de amostra do corpo da criança para que seja enviado à Fundação Oswaldo Cruz. O resultado do exame que indica qual foi o vírus causador da doença leva de três a seis meses.

Fonte: OP9


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!