Arquivos:

Currais Novos » Restauração

Prefeitura de Currais Novos inicia restauração de prédio histórico do início do século XX

Construído no auge do ciclo do algodão em Currais Novos no início do século XX, o prédio histórico na esquina da Praça Tomaz Salustino com a Avenida Cel. José Bezerra que serviu de moradia, ponto comercial, fórum municipal e secretarias de finanças e administração, está passando por uma recuperação e restauração em sua estrutura, serviço que teve início esta semana pela Secretaria Municipal de Obras/Prefeitura Municipal. De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, o pavimento superior está sendo recuperado e restaurado. “Já estamos utilizando o térreo como sede da SEMTUR, assessoria de projetos da prefeitura, sala do empreendedor, RN Sustentável, e futuramente o escritório do Geoparque Seridó, e no pavimento superior iremos utilizar para fins culturais e educativos”, disse Socorro.

Com projeto arquitetônico arrojado, o prédio construído em 1924 possui dois pavimentos, fachada decorada com linhas e figuras geométricas típicas da arquitetura moderna do início do século passado. Foi moradia do político Aproniano Pereira, e segundo relatos do escritor, professor e historiador Joabel Rodrigues (in memorian), o “Bangalô de Antônio Bezerra”, como também é conhecido o prédio, foi adaptado na gestão do prefeito Mariano Guimarães (1963-1969) para o funcionamento do fórum, e posteriormente, reformado para sediar as secretarias de finanças e administração, que funcionaram no local até 2010.

ASSECOM
Currais Novos » Reforma » Restauração

Prefeitura de Currais Novos inicia restauração do “Palácio Raul Macedo”, sede do executivo municipal

A restauração e nova pintura na sede do executivo de C. Novos já teve início (Foto: João Bezerra).

A restauração e nova pintura da sede do executivo de C. Novos já teve início (Foto: João Bezerra).

Construído em 1933, o Palácio “Raul Macedo” – que leva o nome do prefeito que executou a obra – é um dos símbolos da arquitetura curraisnovense e possui grande importância para a história da cidade. Na última quinta (03), a gestão municipal iniciou a restauração da pintura original do prédio, utilizando a cor camurça.

Além desta recuperação, o prédio já foi restaurado em 1967, na administração de Mariano Guimarães, e ampliado em 1987 pelo prefeito José Dantas de Araújo. Em meio a um exuberante acervo de obras artísticas, pinturas e esculturas, o Palácio conta com a galeria dos ex-prefeitos e com o suntuoso “Salão Nobre”, local utilizado para eventos importantes do município.

João Bezerra/ ASSECOM

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!