Arquivos:

Currais Novos » Restauração

Prefeitura de Currais Novos inicia restauração de prédio histórico do início do século XX

Construído no auge do ciclo do algodão em Currais Novos no início do século XX, o prédio histórico na esquina da Praça Tomaz Salustino com a Avenida Cel. José Bezerra que serviu de moradia, ponto comercial, fórum municipal e secretarias de finanças e administração, está passando por uma recuperação e restauração em sua estrutura, serviço que teve início esta semana pela Secretaria Municipal de Obras/Prefeitura Municipal. De acordo com a coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo, Socorro Góes, o pavimento superior está sendo recuperado e restaurado. “Já estamos utilizando o térreo como sede da SEMTUR, assessoria de projetos da prefeitura, sala do empreendedor, RN Sustentável, e futuramente o escritório do Geoparque Seridó, e no pavimento superior iremos utilizar para fins culturais e educativos”, disse Socorro.

Com projeto arquitetônico arrojado, o prédio construído em 1924 possui dois pavimentos, fachada decorada com linhas e figuras geométricas típicas da arquitetura moderna do início do século passado. Foi moradia do político Aproniano Pereira, e segundo relatos do escritor, professor e historiador Joabel Rodrigues (in memorian), o “Bangalô de Antônio Bezerra”, como também é conhecido o prédio, foi adaptado na gestão do prefeito Mariano Guimarães (1963-1969) para o funcionamento do fórum, e posteriormente, reformado para sediar as secretarias de finanças e administração, que funcionaram no local até 2010.

ASSECOM
Currais Novos » Reforma » Restauração

Prefeitura de Currais Novos inicia restauração do “Palácio Raul Macedo”, sede do executivo municipal

A restauração e nova pintura na sede do executivo de C. Novos já teve início (Foto: João Bezerra).

A restauração e nova pintura da sede do executivo de C. Novos já teve início (Foto: João Bezerra).

Construído em 1933, o Palácio “Raul Macedo” – que leva o nome do prefeito que executou a obra – é um dos símbolos da arquitetura curraisnovense e possui grande importância para a história da cidade. Na última quinta (03), a gestão municipal iniciou a restauração da pintura original do prédio, utilizando a cor camurça.

Além desta recuperação, o prédio já foi restaurado em 1967, na administração de Mariano Guimarães, e ampliado em 1987 pelo prefeito José Dantas de Araújo. Em meio a um exuberante acervo de obras artísticas, pinturas e esculturas, o Palácio conta com a galeria dos ex-prefeitos e com o suntuoso “Salão Nobre”, local utilizado para eventos importantes do município.

João Bezerra/ ASSECOM

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!