Arquivos:

Internacional » Recursos Naturais

Acabam recursos naturais previstos para serem consumidos em um ano

Os recursos naturais calculados para serem usados ao longo dos 365 dias deste ano acabaram antes do previsto. A humanidade, a partir desta quarta-feira (1º), já consome além do que o mundo pode suportar a cada ano. Uma pesquisa realizada pela organização internacional Global Footprint Network apontou que, no atual cenário, é como se os seres humanos consumissem o previsto para 1,7 planeta. Com o esgotamento logo no primeiro dia do mês de agosto, esta edição do Dia de Sobrecarga da Terra passa a ser a mais precoce em 48 anos.

O dia em que os recursos naturais acabam no ano é chamado de Earth Overshoot Day ou Dia da Sobrecarga da Terra (em português). A primeira vez que isso aconteceu antes do fim do ano foi em 29 de dezembro de 1970. De lá para cá, o Earth Overshoot Day passou a ser cada vez mais cedo.

A Global Footprint Network utiliza o cálculo de pegada ecológica, que pondera o consumo de alimentos, madeiras, fibras e a absorção de emissões de carbono oriundas da queima de combustíveis fósseis. Além disso, as construções de estradas e outras edificações também interferem na pesquisa. Os gastos ecológicos incluem desmatamento, colapso pesqueiro, escassez de água doce, poluição, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera.

O consumo desordenado de tais recursos traz como consequência rigorosas mudanças climáticas, como incêndios florestais e furacões.

O Dia de Sobrecarga da Terra está sendo antecipado três dias, em média, desde 2001. A Global Footprint Network também divulgou quantos planetas precisaríamos se toda a humanidade vivesse como algumas nações. Caso o consumo global se equiparasse aos Estados Unidos, por exemplo, seriam necessários cinco planetas Terra. A Austrália aparece na segunda colocação com 4.1, seguida pela Coreia do Sul com 3.5.

Fonte: OP9

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!