Arquivos:

Internacional » Recursos Naturais

Acabam recursos naturais previstos para serem consumidos em um ano

Os recursos naturais calculados para serem usados ao longo dos 365 dias deste ano acabaram antes do previsto. A humanidade, a partir desta quarta-feira (1º), já consome além do que o mundo pode suportar a cada ano. Uma pesquisa realizada pela organização internacional Global Footprint Network apontou que, no atual cenário, é como se os seres humanos consumissem o previsto para 1,7 planeta. Com o esgotamento logo no primeiro dia do mês de agosto, esta edição do Dia de Sobrecarga da Terra passa a ser a mais precoce em 48 anos.

O dia em que os recursos naturais acabam no ano é chamado de Earth Overshoot Day ou Dia da Sobrecarga da Terra (em português). A primeira vez que isso aconteceu antes do fim do ano foi em 29 de dezembro de 1970. De lá para cá, o Earth Overshoot Day passou a ser cada vez mais cedo.

A Global Footprint Network utiliza o cálculo de pegada ecológica, que pondera o consumo de alimentos, madeiras, fibras e a absorção de emissões de carbono oriundas da queima de combustíveis fósseis. Além disso, as construções de estradas e outras edificações também interferem na pesquisa. Os gastos ecológicos incluem desmatamento, colapso pesqueiro, escassez de água doce, poluição, erosão do solo, perda de biodiversidade e acúmulo de dióxido de carbono na atmosfera.

O consumo desordenado de tais recursos traz como consequência rigorosas mudanças climáticas, como incêndios florestais e furacões.

O Dia de Sobrecarga da Terra está sendo antecipado três dias, em média, desde 2001. A Global Footprint Network também divulgou quantos planetas precisaríamos se toda a humanidade vivesse como algumas nações. Caso o consumo global se equiparasse aos Estados Unidos, por exemplo, seriam necessários cinco planetas Terra. A Austrália aparece na segunda colocação com 4.1, seguida pela Coreia do Sul com 3.5.

Fonte: OP9

Últimos Eventos

06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!