Arquivos:

Recuperação

Austrália terá 1,2 bi de euros para recuperar áreas afetadas pelo fogo

Incêndio na Austrália

A Austrália vai destinar 2 bilhões de dólares australianos (1,2 bilhão de euros) para a recuperação de áreas afetadas pelos incêndios, anunciou o primeiro-ministro Scott Morrison.

Segundo ele, o dinheiro será distribuído nos próximos dois anos e gerido por uma nova agência dedicada à a reconstrução de casas e infraestruturas danificadas.

Os incêndios na Austrália já destruíram, desde setembro, mais de 5,5 milhões de hectares, o equivalente a um país como a Dinamarca, e provocaram a morte de 24 pessoas.

O dia hoje amanheceu mais calmo, graças a uma leve chuva no território, mas o fim de semana “foi catastrófico”, de acordo com as autoridades, que contabilizaram mais um morto no sábado (4) e a retirada de milhares de pessoas, além de “danos consideráveis”.

“Será feito o que for preciso, custe o que custar”, garantiu o primeiro-ministro em entrevista coletiva, após se reunir com a Comissão de Segurança Nacional para analisar medidas de combate aos incêndios.

Scott Morrison acrescentou que a ajuda provém do Orçamento do Estado e é independente de outros auxílios já aprovados. Destacou que se trata de um “acordo inicial” que poderá subir, se necessário, caso os danos aumentem.

“Vamos nos concentrar nos custos humanos e nos de reconstrução da vida das pessoas para garantir o melhor possível, o mais rápido possível”, acrescentou.

A medida é adotada depois da decisão de convocar 3 mil militares da reserva para reforçar o combate aos incêndios e após a disponibilização de cerca de 12,5 milhões de euros para alugar quatro hidroaviões e outros meios aéreos que o primeiro-ministro anunciou no sábado, ao final de um dos piores dias da onda de incêndios.

O anúncio de Morrison, no entanto, ocorre após semanas de críticas pela falta de resposta aos incêndios, que se intensificaram no mês passado quando o primeiro-ministro decidiu ir de férias para o Havaí, no meio da crise.

Prejuízos

No momento em que a chuva dá ligeira trégua aos bombeiros, as autoridades aproveitaram para divulgar os primeiras dados sobre os prejuízos, depois de um fim de semana com temperaturas de 50º C.

O estado de Nova Gales do Sul, o mais populoso da Austrália, continua a ser o mais afetado pelos incêndios. Os bombeiros confirmam a destruição de cerca de 60 casas nos últimos dois dias e alertam que o número poderá subir para várias centenas quando todo o território for inspecionado. Além disso, estão confirmados 18 mortos e duas pessoas desaparecidas.

Em Victoria, o governo regional contabilizou 200 casas destruídas pelas chamas no fim de semana, a maioria no município de East Gippsland, que abrange a localidade de Mallacota, onde a fumaça impediu a retirada, por via aérea, de 300 pessoas cercadas pelas chamas há vários dias.

A fumaça também afeta outras cidades, como Melbourne e Camberra, onde a falta de visibilidade e a baixa qualidade do ar levaram ao fechamento de creches.

Os incêndios, considerados dos piores do século na Austrália, fizeram com que países como os Estados Unidos, o Canadá, a Nova Zelândia, Singapura e França enviassem bombeiros, helicópteros e militares para ajudar no combate ao fogo.

O primeiro-ministro australiano agradeceu, em mensagem divulgada no Twitter, “o apoio e a assistência” dados pelos “amigos internacionais” em um “momento de necessidade”. Lembrou também o apoio de países do Pacífico, como Vanuatu ou Papua Nova Guiné, que ofereceram dinheiro e pessoas para auxiliar nos trabalhos.

A solidariedade com a Austrália também marcou a cerimônia dos Globos de Ouro, à qual o ator Russel Crowe faltou por “estar protegendo a família dos incêndios devastadores”.

A tragédia também foi citada pelos atores Joaquin Phoenix e Cate Blanchett, atribuindo-a às alterações climáticas. Eles defenderam a necessidade de lutar contra as mudanças.

Nesse domingo, a atriz Celeste Barber anunciou no Facebook ter lançado uma campanha para ajudar os bombeiros australianos, que arrecadou, em 48 horas, 25 milhões de dólares australianos (15,5 milhões de euros) em doações de todo o mundo.

A número 1 do tênis, a australiana Ashleigh Barty, detentora do título de Roland Garros, anunciou que doará os seus ganhos no torneio de Brisbane à Cruz Vermelha, para ajudar as vítimas dos incêndios. Esse valor poderá chegar aos 250 mil dólares (cerca de 225 mil euros).

A cantora norte-americana Pink prometeu, no sábado, doar 500 mil dólares, um valor equivalente ao prometido pela atriz australiana Nicole Kidman.

Agência Brasil
Estradas » Florânia » Recuperação

Florânia: Prefeitura recupera estradas vicinais da Serra do Cajueiro e Assentamento João da Cruz

Obras são supervisionadas pelo Chefe de Gabinete (Foto: Erivanaldo Soares).

Obras são supervisionadas pelo Chefe de Gabinete (Foto: Erivanaldo Soares).

A Prefeitura Municipal de Florânia retomou os trabalhos de recuperação das estradas vicinais, cujo intuito é melhorar e facilitar o transporte da população que mora na zona rural, favorecendo os deslocamentos à sede da cidade.

Esta semana, a operação chegou às comunidades Serra do Cajueiro e Assentamento João da Cruz, sob supervisão do Secretário Chefe do Gabinete Civil, Manoel Pinto Neto. “A recuperação de estradas rurais facilita a escoação da produção agrícola, principal atividade dos moradores das comunidades Cajueiro e João da Cruz”, destacou Manoel Pinto Neto.

Com as obras de recuperação dessas estradas, o município melhora a qualidade de vida das pessoas que moram em sítios, fazendas ou povoados, beneficiando, também, o transporte escolar entre as regiões rurais e urbanas. “Vamos continuar desenvolvendo ações em benefício da zona rural. Sabemos que os produtores rurais são completamente dependentes dessas estradas para escoação de seus produtos, bem como para a locomoção até o centro urbano da cidade. Sem esquecer que elas também geram desenvolvimento”, frisou o prefeito Júnior de Janúncio.

Tonny Washington
Estradas » Parelhas » Recuperação

Estradas vicinais de Parelhas estão sendo recuperadas

A recuperação do trecho vem se dando com êxito (Foto: Blog Marcos Dantas).

A recuperação do trecho vem se dando com êxito (Foto: Blog Marcos Dantas).

A Prefeitura de Parelhas está recuperando as Estradas vicinais da zona rural por trás da Serra, em parceria com as empresas de mineração Casa Grande Mineração- CGM, Armil Mineração, Prime Mineração e o Sr. Martinho que fez a doação do material que vem sendo usado na estrada.

Neste sábado (19), aconteceu um verdadeiro mutirão com os operadores das máquinas do Programa de Aceleração do Crescimento, eram motoniveladoras, retroescavadeiras, caminhões caçamba, caminhões pipa e a pás carregadeiras (Enchedeira), que realizaram os serviços de terraplanagem na estrada que liga a Barragem Boqueirão ao Sítio Malacacheta de Paperó.

O prefeito Francisco Medeiros esteve presente nesta ação ao lado do Secretário de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca Ivanilson Pereira de Araújo, dos vereadores Wellington Araújo e Frank Kléber, e Coordenadores da Secretaria de Agricultura, do Meio Ambiente e da Pesca.

Humorista » Recuperação

Recuperado de um infarto, Renato Aragão volta ao trabalho: ‘Sou Didi Highlander’

Renato Aragão se recupera da saúde e volta as suas atividades em ritmo moderado.

Renato Aragão se recupera da saúde e volta as suas atividades em ritmo moderado.

Sério e compenetrado, Renato Aragão deixa claro que ele e Didi são pessoas completamente diferentes. E que criador e criatura só se encontram na hora do trabalho. “O Renato é uma pessoa responsável, cidadão que gosta das coisas bem feitas. Didi é docemente irresponsável. Um cara simples, sem comprometimentos. O que ele quer é viver o dia feliz, apenas isso” compara o humorista, de 79 anos.

Mesmo que no dia a dia ele mantenha um certo distanciamento do célebre personagem, que completou 50 anos em 2010, é como Didi que Renato volta a aparecer na TV em breve. Extinto da Globo no ano passado, o humorístico “A turma do Didi” volta ao ar em reprises no canal Viva. E no próximo dia 21, o artista começa a gravar o especial “Didi e o segredo dos anjos”, telefilme de uma hora e meia com previsão de estreia na semana do Dia da Criança, na Globo. No elenco, Dedé, Lima Duarte, Mel Maia e Tatá Werneck, entre outros.

O projeto, que consumirá cinco semanas de gravações no Rio e cidades do interior, faz parte do acordo de Renato com a emissora, de dois telefilmes por ano. “É um filme com aventura e emoção. Corre, corre, ninguém para (risos). É muita confusão, não dá tempo nem de comer pipoca”, avisa Renato, contando que vai gravar dentro das suas “possibilidades”.

Possibilidades, no caso, se referem às condições de saúde do humorista. No início do ano, ele passou por um susto: sofreu um infarto agudo do miocárdio e foi internado no Hospital Barra D’Or, onde se submeteu a uma angioplastia. Ele teve alta quatro dias depois, mas em abril voltou novamente ao hospital. Desta vez, para tratar uma infecção urinária com antibiótico venoso. Recuperado, Renato faz questão de enfatizar que está “100 por cento”, “zero quilômetro”. Mesmo assim, realizou exames de rotina no fim do mês passado, para pegar no batente sem preocupações. Até o dublê será dispensado na medida do possível.

Nesses tais 40 anos que ainda lhe restam, Renato tem muito a realizar. Em outubro, ele faz sua estreia teatral no musical “Os saltimbancos trapalhões”. Produzido pela dupla Charles Moeller e Claudio Botelho, o espetáculo leva para os palcos uma adaptação do longa homônimo de 1981, estrelado pelo então quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias, além de contar com a presença de Livian Aragão, a filha caçula do humorista, de 15 anos.

Além de pai coruja e ator de musical, na pauta do trapalhão, há ainda um retorno definitivo à programação da Globo. Para o ano, Renato planeja se envolver na produção de novos seriados, mas não microsséries, a exemplo de “Poeira em alto mar”, de 2008.

O Globo
Estradas » Recuperação

MPF firma acordo com Dnit para melhorias na ponte sobre rio Açu

O Ministério Público Federa em Assu obteve do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes o compromisso de que será realizada uma obra de recuperação, alargamento e melhoria na ponte Felipe Guerra, localizada sobre o rio Açu, na BR-304, que liga Natal a Mossoró. A medida irá garantir mais segurança a quem trafega pelo local.

O acordo foi firmado em audiência realizada na última quarta (2) na 11ª Vara da Justiça Federal. O titular da Procuradoria da República no Município de Assu, Victor Queiroga, acatou a proposta de cronograma para a realização das obras apresentado pelo superintendente do Dnit no RN, Walter Fernandes de Miranda Júnior, que prevê a conclusão das melhorias até maio de 2017.

O MPF já havia ajuizado uma ação civil pública no ano passado requerendo da Justiça a determinação para que o Dnit promovesse o alargamento da ponte, tendo em vista que não há espaço para travessia de pedestres ou passagem de ciclistas. Essa limitação sempre representou riscos aos que caminham, pedalam e mesmo aos que trafegam com seus veículos pelo local.

Entretanto, o acordo firmado esta semana representará uma intervenção ainda mais abrangente e significativa. Além do alargamento, está previsto também o reforço estrutural e a readequação da capacidade da ponte, que atualmente só permite a travessia de caminhões com até 25 toneladas. Com a obra, será possível a passagem de veículos de até 45 toneladas.

A proposta do Dnit prevê também execução de sinalização horizontal e vertical e iluminação pública da ponte e dos acessos. O projeto executivo (primeira etapa do cronograma) já foi aprovado. Além do superintendente do Dnit no RN, participaram da audiência engenheiros do departamento e o representante da empresa que elaborou o projeto executivo.

Escola » Recuperação » Reforma

Prefeitura de Currais Novos inicia reforma e construção de salas em escolas da zona rural

Na manhã de hoje (01), o prefeito de C. Novos, Vilton Cunha, visitou escola no sítio Malhada da Areia.

Na manhã de hoje (01), o prefeito de C. Novos, Vilton Cunha, visitou escola no sítio Malhada da Areia.

As Unidades Escolares da zona rural de Currais Novos estão sendo contempladas com diversas melhorias desde o início deste ano, principalmente na reestruturação das salas e a construção de novos espaços.

Logo, na manhã desta terça(01), o prefeito Vilton Cunha visitou a Unidade XIII – Luiz Gonzaga, no sítio “Malhada da Areia”, para conversar com os alunos e conhecer o espaço onde que será erguida mais uma sala de aula. Com 27 alunos e 3 professores, a unidade escolar tem entre seus matriculados duas crianças indígenas e um aluno com necessidades especiais.

A nova sala dinamizará os trabalhos dos professores, principalmente pela unidade ser “multiseriada”, com alunos entre 5 e 13 anos. “Queremos reestruturar as escolas do município, principalmente da zona rural, oferecendo espaços otimizados e em bom estado para os alunos, almejando assim que eles possam ter melhores condições de estudo”, disse o gestor. Na comunidade “Serrote do Melo”, por exemplo, a prefeitura está concluindo a construção de uma sala de aula e banheiro.

João Bezerra
Chuvas » Natal » Recuperação

Capital Potiguar: Prefeitura Natalense inicia grande obra para aterrar cratera aberta pelas chuvas em Mãe Luiza

A cratera surgiu após alguns dias de muita Chuva em Natal, e deixou inúmeras pessoas desabrigadas.

A cratera surgiu após alguns dias de muita chuva em Natal, e deixou inúmeras pessoas desabrigadas.

Começou no fim de semana o aterramento da cratera aberta pelas chuvas no bairro de Mãe Luiza, na zona leste de Natal. De acordo com a Prefeitura, 60 operários, 14 caminhões e 06 máquinas trabalham dia e noite, para cumprimento da primeira etapa das obras de recuperação, que abrange as ruas Guanabara e Atalaia, as mais atingidas pelos deslizamentos e grande fluxo de água.

Segundo a Prefeitura, serão necessários 70 mil metros cúbicos de areia para fechar o buraco. Para se ter uma ideia da grandeza da obra, a quantidade de areia é equivalente a 5 mil caçambas de caminhão. A Secretaria Municipal de Obras confirmou que a área degradada está sendo protegida com lonas numa tentativa de se evitar novos deslizamentos.

A esperança e torcida é que as chuvas não retornem, pelo menos não no volume violento que atingiu a capital. Vale destacar que enquanto os serviços não terminam a Avenida Governador Sílvio Pedroza permanece interditada.

BG
Esporte » Recuperação » Saúde

Boa notícia: Schumacher acorda do coma e deixa hospital em Grenoble

Michael Schumacher luta pela vida após grave acidente sofrido quando esquiava.

Michael Schumacher luta pela vida após grave acidente sofrido quando esquiava.

A semana começou com uma ótima notícia para a Formula 1 e para o mundo esportivo em geral,  Michael Schumacher acordou do coma. A informação foi confirmada pela assessora de imprensa do ex-piloto, Sabine Khem. Além disso, o alemão deixou a UTI em Grenoble, na França, onde estava para ir a uma clínica de reabilitação que não foi informada.

Confira o comunicado da assessora de Schumacher:
“Michael deixou o (hospital) CHU Grenoble para continuar sua longa fase de reabilitação. Ele não está mais em coma. Sua família gostaria de agradecer a todos os médicos, enfermeiros e terapeutas que o trataram em Grenoble, bem como os socorristas que o atenderam no local do acidente, que fizeram um excelente trabalho nestes primeiros meses. A família também gostaria de agradecer a todas as pessoas que enviaram pensamentos positivos a Michael. Estamos certos de que isso o ajudou. Para o future, gostaríamos de pedir compreensão, uma vez que sua posterior reabilitação acontecerá distante dos olhos do público”.

BG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!