Arquivos:

Eleições » População » Preocupação

No RN, eleitorado cresceu apenas 3,59% desde 2010 até agora

Conforme levantamento da Tribuna do Norte, pela primeira vez na história o RN viverá uma eleição onde o número de eleitores é menor do que no pleito anterior. Este ano estão aptos a participarem da votação 2.327.452; em 2012 o número de eleitores validados para participarem do pleito era 2.355.539. Ou seja, em dois anos a redução de eleitores foi de 1,19%, o que representa 28.087 pessoas a menos aptas a participarem do pleito.

Em relação a 2010, período do mais recente pleito estadual, o aumento do número de eleitores foi de 3,59%. Em 2010 estavam aptos a irem as urnas 2.246.691, este ano estão com títulos validados 80.761 eleitores a mais do que há quatro anos. O fato novo deste ano é a biometria. É essa a justificativa para redução do número de eleitores nos últimos dois anos. “Não há como precisar de onde são esses eleitores nem o seu perfil. O que é certo é que esses eleitores não possuíam mais vínculo com o município onde haviam se inscrito como eleitores, e por isso não compareceram à revisão”, comenta a diretora geral do TRE, Andrea Campos.

Absurdo » Preocupação » Prisão

Segundo a Sejuc, entrada de celulares em presídios do RN é bastante comum

Muitos detentos são encontrados nas prisões do país portando celular e com total atividade nas redes sociais.

Muitos detentos são encontrados nas prisões portando celular e com total atividade nas redes sociais.

O portal G1/RN enfatiza que a Secretaria de Justiça e da Cidadania do RN, órgão responsável pelo sistema prisional do estado, admitiu na última quarta (9) que é muito comum a entrada de aparelhos celulares nos presídios potiguares. O registro, enviado pela assessoria de imprensa da Sejuc em resposta à matéria feita pelo referido portal de notícias na terça (8), mostra fotos postadas em várias redes sociais por detentos da Cadeia Pública de Mossoró, na região Oeste potiguar.

Ainda conforme a nota, a Secretaria informa que está ciente da situação e que vem analisando, junto a assessoria jurídica do Governo do Estado, “uma lei que obrigue as próprias operadoras de telefonia a instalar bloqueadores de sinais de radiocomunicação nos presídios”. A Sejuc também transpareceu que vem tentando coibir a entrada de aparelhos celulares e equipamentos de telefonia nas unidades prisionais ao realizar revistas e apreensões regularmente. Além disso, são instaurados processos de investigação interna para cada apenado que é encontrado com posse de armas, drogas, celulares ou perfis atualizados recentemente em redes sociais.

Eleições » Preocupação

Para conseguir registro no RN, DEM de Agripino pode enfrentar problemas

Dentre tantos obstáculos, José Agripino ainda passará por dificuldades para que os registros dos seus candidatos sejam homologados.

José Agripino passará por dificuldades para que os registros dos seus candidatos sejam homologados.

O DEM do senador José Agripino pode enfrentar problemas para o pleito de outubro próximo quando o Tribunal Regional Eleitoral for analisar os pedidos de registros de candidaturas dos seus compartes.

Segundo defende o advogado Ney Lopes “seria possível o DEM-RN registrar coligação com partidos somente na chapa proporcional, sem impedir, prejudicar ou “cassar” as candidaturas majoritárias do partido ao governo (Rosalba à reeleição) e ao senado (o editor era pretendente)? O acórdão lido em Natal pelo assessor da presidência do DEM, da lavra dos ministros do TSE Versiani e Laurita Vaz, permitia a coligação apenas na proporcional e autorizava o partido ter candidatos majoritários próprios ao governo e ao senado? Resposta incontestável, inquestionável, meridiana, solar, transparente: Não permite! Veda totalmente”, explicou ele.

Detran » Preocupação » Trânsito

Preocupado: Detran constatou alto índice de reprovação no RN nas provas teóricas de CNH

“A situação de que 70% das pessoas que fazem a prova acabam não passando nos assusta. E essa situação no interior se agrava ainda mais. Até maio, o índice não atingia 20%. Fizemos uma mudança total em nosso banco de questões, mas também promovemos mudanças pequenas, como ao invés de três alternativas, as questões passaram a ter quatro”, foi com essas palavras que a subcontroladora de Trânsito do Detran/RN, Márcia Marques, avaliou os índices de reprovação dos testes teóricos.

No II Encontro com os Diretores de Ensino e Instrutores de Trânsito dos CFCs, acontecidona Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, em Mossoró, cinco técnicos do Departamento ministraram quatro palestras, momentos nos quais onde foram tratados os tópicos “dados estatísticos do índice de reprovação e aprovação”, “apresentação sobre a proposta pedagógica e metodológica para os Centros de Formação de Condutores” e “apresentação sobre a planilha do exame prático”.

A terceira edição do encontro acontece no próximo dia 26, em Caicó, reunindo CFCs das cidades de Caicó, Parelhas, Acari, Jucurutu e Jardim do Seridó.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!