Arquivos:

Eleições 2014 » Política » Popularidade

Datafolha diz que Aécio e Campos têm mais chance de crescer

Nada está definido, por isso até a votação em outubro muitas águas vão rolar e o jogo pode mudar.

Nada está definido, por isso, até a votação em outubro muitas águas vão rolar e o jogo pode mudar.

De acordo com a Folha de São Paulo, uma pesquisa feita na última quinta (17) mostrou a possibilidade de uma reedição, em 2014, da polarização entre PT e PSDB, que marcou as últimas eleições presidenciais no Brasil. No cenário do primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) tem 36%; Aécio Neves (PSDB), 20%; e Eduardo Campos (PSB), 8%. Mas Aécio e Campos são os que têm hoje maiores chances de crescer.

As três últimas eleições para presidente foram vencidas pelo PT, contra o PSDB, no segundo turno. Entre 2002 e 2010, os tucanos avançaram regionalmente a cada pleito. Caso a polarização se consolide, Aécio tem mais chances de ganhar eleitores do que Dilma. Pelo último Datafolha, em um segundo turno entre os dois melhores colocados hoje (Dilma e Aécio) estariam empatados na margem de erro de dois pontos do levantamento, com 44% e 40%, respectivamente.

Mas um recorte aprofundado da pesquisa mostra que 46% do eleitorado dificilmente votaria em Dilma. Esses eleitores, batizados de “causa perdida”, dizem conhecer a petista, mas que não votariam nela de jeito nenhum. Aécio tem um percentual mais baixo de eleitores “causa perdida” (27%); e Campos, ainda menor (19%).

Ou seja, ambos têm, por enquanto, mais chances de atrair eleitores do que Dilma. Somados, os eleitores que têm “alto potencial” ou “médio potencial” de votar em Dilma são apenas 15% do total. Eles chegam a 36% no caso de Aécio e a 44% no de Campos. São qualificados como “potenciais eleitores” os que conhecem o candidato, cogitam votar nele e não o rejeitam necessariamente.

Panorama » Política » Popularidade

Aliados se distanciam do PT em todo o país

Observe o mapa do PT em todo o Brasil.

Observe o mapa do PT em todo o Brasil.

Os principais partidos que prometem apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff estarão em palanques opostos aos do PT na maioria das disputas estaduais deste ano.

A Folha de São Paulo levantou as pré-candidaturas já anunciadas para governador, vice-governador e senador de PMDB, PSD, PP, PR, PDT e PTB, aliados do Palácio do Planalto com as maiores bancadas na Câmara dos Deputados. Em todas essas legendas, a quantidade de candidatos que disputarão votos contra um petista supera a de nomes que deverão compor chapa com a sigla.

Marcos Dantas
Popularidade » Redes Sociais » Religiosidade » Twitter

Popularidade em alta: Papa Francisco supera os 14 milhões de seguidores no Twitter

O Twitter foi reativado no dia 17 de março, já com o nome de Francisco

O Twitter foi reativado no dia 17 de março, já com o nome de Francisco

A soma das contas oficiais que o papa Francisco tem em nove idiomas da rede social Twitter superou 14 milhões de seguidores. Desse total, cerca de um milhão são seguidores da conta em português. Em dois meses, a soma dos seguidores das contas da autoridade religiosa aumentou um milhão, já que no dia 16 de abril havia 13 milhões. A  conta mais seguida é a em espanhol, com um total de 5,9 milhões de seguidores. Em seguida, as contas em inglês (4,1 milhões) e em italiano (1,7 milhões). O papa também tem contas do Twitter em latim, polonês, francês, árabe e alemão.

A conta do papa na rede social foi inaugurada em dezembro de 2012 pelo papa Bento 16. No dia 28 de fevereiro de 2013, quando ele anunciou sua renúncia, o número de seguidores era de cerca de 3 milhões. A conta foi suspensa durante a Sede Vacante, o período entre a renúncia de Bento 16 e a eleição de Francisco, no dia 13 de março.

Últimos Eventos

03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube
08/07/2017
Parque Exposições - Fotos: Mazilton Galvão

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!