Arquivos:

Currais Novos » População

Segundo dados do IBGE, Currais Novos é o 9º município mais populoso do RN

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE divulgou na tarde desta sexta-feira (28) as estimativas populacionais dos 5.570 municípios brasileiros com data de referência de 01 de julho de 2015, que mostraram o país com 204,5 milhões de habitantes. O Rio Grande do Norte tem uma população de 3.442.175, sendo os municípios mais populosos Natal (869.954), Mossoró (288.162), Parnamirim (242.384), São Gonçalo do Amarante (98.260), Macaíba (78.021), Ceará-Mirim (72.878), Caicó (67.259), Açu (57.292) e Currais Novos (44.887). Em comparação com os dados de 2014, Currais Novos teve um aumento de 177 habitantes.

De acordo com os dados do IBGE, mais da metade (56,1%) da população vive em 304 municípios. As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios, o FPM. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

ASSECOM
População

Brasil tem 202,7 milhões de habitantes, diz IBGE; veja por região

O Brasil tem, atualmente, uma população de mais de 202 milhões de habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi divulgado na terça-feira no Diário Oficial da União. Em números absolutos, são 202.768.562 de pessoas, cerca de 12 milhões a mais do que o registrado pelo instituto no censo de 2010, representando um acréscimo de 5,9%.

A Região Sudeste é a mais populosa, com 85,1 milhões de habitantes. A região menos populosa é a Centro-Oeste, com 15,2 milhões de pessoas. A Região Norte tem 17,3 milhões de pessoas, enquanto o Nordeste tem 56,1 milhões. Já a Região Sul conta com 29 milhões de habitantes.

São Paulo é o Estado mais populoso entre os 26 da federação e o Distrito Federal, com 44 milhões de habitantes. Roraima é o menos populoso, com 496,9 mil habitantes. Apesar de ter o menor território entre as unidades da federação, com 5,7 mil km², o Distrito Federal contabiliza 2,8 milhões de habitantes.

As estimativas do IBGE são usadas para cálculos de indicadores econômicos como censos e também servem como parâmetro para a distribuição do Fundo de Participação dos Estados. O fundo é um repasse feito pela União de parte do dinheiro arrecadado com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto de Renda.

Terra
Eleições » População » Preocupação

No RN, eleitorado cresceu apenas 3,59% desde 2010 até agora

Conforme levantamento da Tribuna do Norte, pela primeira vez na história o RN viverá uma eleição onde o número de eleitores é menor do que no pleito anterior. Este ano estão aptos a participarem da votação 2.327.452; em 2012 o número de eleitores validados para participarem do pleito era 2.355.539. Ou seja, em dois anos a redução de eleitores foi de 1,19%, o que representa 28.087 pessoas a menos aptas a participarem do pleito.

Em relação a 2010, período do mais recente pleito estadual, o aumento do número de eleitores foi de 3,59%. Em 2010 estavam aptos a irem as urnas 2.246.691, este ano estão com títulos validados 80.761 eleitores a mais do que há quatro anos. O fato novo deste ano é a biometria. É essa a justificativa para redução do número de eleitores nos últimos dois anos. “Não há como precisar de onde são esses eleitores nem o seu perfil. O que é certo é que esses eleitores não possuíam mais vínculo com o município onde haviam se inscrito como eleitores, e por isso não compareceram à revisão”, comenta a diretora geral do TRE, Andrea Campos.

Iniciativa » Política » População

Novidade: Projeto de Rafael Motta sobre autoescolas públicas é aprovado

O vereador Rafael Motta tem iniciativa para propor autoescolas públicas.

O vereador Rafael Motta tem iniciativa para propor autoescolas públicas.

A Câmara Municipal de Natal aprovou na sessão de ontem (1º), por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei número 135/2013, que autoriza o Executivo Municipal a criar autoescolas públicas com recursos provenientes das multas de trânsito. A matéria foi proposta pelo vereador Rafael Motta, do PROS. A Casa Legislativa deverá votar pela segunda vez a matéria na volta do recesso parlamentar.

A intenção do projeto, conforme Rafael Motta argumentou antes da votação, é permitir o acesso de pessoas com baixo poder aquisitivo à carteira nacional de habilitação (CNH). Isso sem elevar as despesas do município, uma vez que os recursos para a autoescola pública serão provenientes da arrecadação com muitas de trânsito, assim como prevê o artigo 320 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“A receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito será aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito”, prevê o referido artigo. E lembrar que em 2012, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a Prefeitura arrecadou cerca de R$ 5,8 milhões com multas de trânsito.

Robson Pires
População » Saúde

O programa Mais Médicos atinge meta e tem beneficiado população brasileira

Apesar das muitas críticas recebidas, o programa já beneficiou cerca de 50 milhões de pessoas.

Apesar das muitas críticas recebidas, o programa já beneficiou cerca de 50 milhões de pessoas.

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (30) que o Programa Mais Médicos superou a meta de cobertura e beneficia, atualmente, 50 milhões de pessoas em todo o país. O número inicial estipulado era chegar a 46 milhões de brasileiros. Segundo ela, todos os pedidos de prefeitos por médicos para suas cidades foram atendidos. O Mais Médicos está presente em 3.819 municípios, e são 14.462 médicos (brasileiros e estrangeiros) atuando em postos de saúde no Brasil.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma também comentou pesquisa do Ministério da Saúde que aponta redução de 21% no número de encaminhamentos a hospitais feitos por postos de saúde onde há atuação de profissionais do Mais Médicos. Ela também destacou que a oferta de vagas em cursos de medicina está aumentando.

O programa prevê a criação de 11,5 mil vagas em cursos de graduação de medicina até 2017. Para residência médica, – quando um profissional se especializa em determinada área da medicina, por exemplo, em pediatria, ortopedia, neurologia, cardiologia ou pneumologia e ginecologia – serão criadas mais 12,4 mil vagas até 2018.

Agência Brasil
Índice » Otimismo » População

Pesquisa revela que o povo brasileiro é o mais otimista do mundo

Otimismo refere-se a uma disposição para encarar tudo pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo diante das dificuldades.

Otimismo – disposição para encarar tudo pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo diante das dificuldades.

Isso nem é tanta novidade assim, não é mesmo? Dados dão conta de que o brasileiro continua a ser o povo com mais confiança no futuro, é o que aponta a pesquisa do Instituto Gallup World Poll. Atingindo uma nota 8,8, numa escala de 0 a 10, o país voltou a liderar o ranking, pelo oitavo ano consecutivo. “Ninguém vê o futuro com tanto otimismo quanto o brasileiro”, afirma o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri.

A mesma pesquisa, realizada em 138 países, transparece que na hora de analisar sua vida atual e as condições oferecidas pelo país, o brasileiro se dá nota 7,1. Esse é o mais alto resultado da pesquisa e coloca o Brasil na 14ª posição, à frente de países como Itália, Espanha, Irlanda, Portugal, Rússia, Índia, China, Chile, Peru e Colômbia.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!