É um milagre a operação ainda estar viva, diz coordenador da Lava Jato

"A Lava Jato é um milagre, uma conspiração dos planetas", afirmou o coordenador da Lava-Jato.

“A Lava Jato é um milagre, uma conspiração dos planetas”, afirmou o coordenador da Lava-Jato.

O procurador da República, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, Deltan Dallagnol, afirmou ser um “milagre” que a operação ainda esteja funcionando, se forem levados em conta todos os aparatos de recursos que existem no Judiciário brasileiro. “A Lava Jato é um milagre, uma conspiração dos planetas. A gente, no começo, olha a Lava Jato como você olha um filho de seis meses, a cada dia feliz por ele estar vivo.”

Em palestra, o procurador foi questionado sobre a soltura desta quarta-feira (29) do ex-ministro Paulo Bernardo por decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Bernardo estava detido desde a semana passada em virtude da operação Custo Brasil, desdobramento da Lava Jato que apura desvios no Ministério do Planejamento quando o petista comandava a pasta.

Dallagnol preferiu não emitir opinião sobre o caso específico de Bernardo, pois a Custo Brasil é comandada pela Polícia Federal de São Paulo e não de Curitiba, mas criticou o número de instâncias a que um habeas corpus tem acesso – desembargador na segunda instância, turma na segunda instância; relator no Superior Tribunal de Justiça, turma no STJ; relator no STF, turma no STF. “E não é só isso: você pode mudar o mínimo no pedido de habeas corpus e seguir todo esse caminho de novo”, afirmou. “O habeas corpus tem que existir, sim, mas como existe no mundo inteiro, não ‘à brasileira'”, defendeu.

O procurador também criticou o sistema de prescrição no Brasil, que permite até ser retroativa, algo que, segundo ele, só existe no País. O delator também criticou o sistema de nulidades. Segundo ele, é um atraso que, no Brasil, uma nulidade processual possa derrubar uma operação inteira de combate à corrupção. “Você não desmonta um prédio inteiro apenas porque um cano está furado.”

Guerra de comunicação

O procurador defendeu a postura da força-tarefa da Lava Jato e do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Ao ser questionado sobre a lista tríplice para indicação do procurador-geral, Dallagnol defendeu o mecanismo, e entrou na questão das delações premiadas. “Sempre eles (os delatores) nos procuraram e acompanhados dos advogados. Nós vivemos uma guerra de comunicação. Adotamos a política de ter entrevista coletivas para que a sociedade reaja.”

Estadão Conteúdo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza