Renan diz que prisão de senador do PT é situação única no país

Foto: Ailton de Freitas / Arquivo O Globo

Foto: Ailton de Freitas / Arquivo O Globo

O presidente do Senado, Renan Calheiros, disse nesta quarta-feira que a prisão do senador Delcídio Amaral (PT-MS), líder do governo, é uma situação “única na História da República” e que pegou a todos de surpresa.

— É (uma situação) única, porque nunca tivemos um caso desses na História da República — disse Renan. O senador ainda foi irônico ao ser perguntado se, como investigado na Lava Jato, não teria medo de ser preso também.

— Obrigado, hein pessoal? Foi muito agradável a entrevista — disse Renan, caminhando.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse na manhã hoje que apesar de a prisão Delcídio, ter surpreendido a todos, não há nada que vincule o episódio ao Palácio do Planalto.

A declaração de Costa, embora se dê sem que os senadores tenham conhecimento oficial do que se passou, procura isolar os acontecimentos a Delcídio. Ele também destacou que é importante o Congresso não paralisar suas atividades.

Costa disse que os líderes partidários vão se reunir ainda nesta manhã para decidir como Senador vai analisar os fatos e que medidas tomará – se irá ou não relaxar a prisão de um de seus integrantes, fato inédito na história do país.

— Todos os senadores estão impactados com esse fato e, naturalmente, vamos conversar para ter conhecimento de tudo o que aconteceu. Não temos nada além do que foi divulgado pela imprensa. Vamos avaliar as informações oficiais. Teremos uma reunião de líderes, com a presença do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), onde vamos discutir o que fazer em nome do Senado — afirmou.

— É importante registrar que não há, em nada que foi dito até agora, qualquer tipo de envolvimento ou participação do governo. Isso é importante dizer. Entendemos também que esse fato, por mais grave que seja, não deve contaminar a atividade legislativa do Congresso.

Para Costa, o governo está preocupado com a situação, mas quer dar continuidade à pauta no Congresso.

— É um momento difícil e até mesmo de falar a respeito. Mas não há nenhum fato patrocinado pelo governo. São questões que correm totalmente ao largo do governo.

O segundo vice-presidente do Senado, Romero Juca, disse não era possível fazer comentários sobre a prisão do senador Delcidio Amaral. Mas disse que o Senado votará a questão assim que o comunicado chegar. O prazo para a notificação chegar é de 24 horas.

 

 

O Globo

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza