PMDB dará ‘aviso prévio’ de 30 dias para Dilma

Em reunião com o vice-presidente da República Michel Temer, dissidentes e governistas do PMDB chegaram a um acordo que pacificou a convenção nacional que o partido realiza neste sábado. Decidiu-se que a legenda dará uma espécie de ‘aviso prévio’ à presidente Dilma Rousseff. A convenção delegará ao diretório nacional a incumbência de decidir, no prazo de 30 dias, sobre a proposta de rompimento do PMDB com o governo do PT.

Decidiu-se, de resto, que Temer será reconduzido à presidência do partido, encabeçando uma chapa que acomoda todas as correntes. O vice-presidente será o senador Romero Jucá, do grupo político de Renan Calheiros, presidente do Senado. Assim, afastou-se a hipótese de haver disputa.

A reunião que selou o acordo foi realizada no Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente. Participaram representantes dos diretórios que defendiam o rompimento imediato com o governo. Entre eles Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Acre. Jucá representou o grupo do Senado, que, embora se aproxime da ala pró-impechment, defendia que a convenção adotasse posição cautelosa.

Os dissidentes dizem ter maioria no diretório. Confiam que a proposta de rompimento prevalecerá quando for votada, em um mês. “Estamos dando um aviso prévio à presidente”, disse ao blog Geddel Vieira Lima, presidente do diretório do PMDB da Bahia. “É tempo suficiente para avisar aos ministros do PMDB. Formalizada a decisão do diretório, se não quiserem sair nós vamos entrar com pedidos de expulsão. Ninguém poderá alegar que foi surpreendido. E a presidente terá tempo pra providenciar as substituições.”

O distanciamento do PMDB em relação ao governo ficará evidente durante a convenção deste sábado. Embora a deliberação sobre o rompimento vá ser adiada, os defensores da medida se equipam para expor suas críticas numa sucessão de discursos. Hoje, a presença do PMDB no governo é vista como principal entrave à aprovação do pedido de impeachment no Congresso. O eventual desembarque da legenda agravaria a crise política que engolfa a presidência de Dilma.

Josias de Souza

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza