MUITAS JOGADAS: Voto secreto faz comissão do impeachment virar uma guerra

Os membros da comissão especial que emitirá parecer sobre o pedido de impeachment formulado contra Dilma Rousseff serão eleitos pelo plenário da Câmara nesta terça-feira (8), em votação secreta. Unidos à oposição, dissidentes de partidos governistas, todos favoráveis ao afastamento da presidente, decidiram compor uma chapa alternativa para disputar com a oficial, composta de deputados escalados pelos líderes partidários, sob a supervisão do Palácio do Planalto.

O anonimato potencializa as chances de vitória dos rivais de Dilma, já que o voto sigiloso protege seus autores de eventuais retaliações do governo. O objetivo dos dissidentes é o de eleger pelo menos 33 dos 65 integrantes da comissão. Se isso acontecer, o bloco pró-impeachment será majoritário, podendo escolher na sequência o presidente do colegiado. Que terá poderes para indicar o relator do parecer sobre o impeachment.

Desafeto de Dilma, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, invoca o regimento interno da Casa para lançar mão do voto secreto. Está previsto no artigo 188, parágrafo terceiro. Anota que a votação secreta será usada para a eleição do presidente e demais membros da Mesa Diretora da Câmara e integrantes de comissões permanentes e temporárias da Casa.

Deve-se a formação da chapa paralela a uma reação dos dissidentes governistas à pretensão dos líderes partidários e do Planalto de excluí-los da comissão do impeachment. O motim nasceu no PMDB, cujo líder, Leonardo Picciani (RJ), entregou a si próprio e a outros deputados contrários ao impeachment todos os oito assentos da legenda na comissão especial. Irritados, os peemedebistas anti-Dilma se juntaram à oposição e indicaram para o chapão alternativo oito nomes favoráveis ao impeachment.

Informados sobre a sublevação peemedebista, descontentes de outras legendas governistas, todos de nariz torcido para Dilma, se juntaram à ‘Chapa do B’. Espera-se que a lista final contenha, além dos nomes de peemedebistas, candidatos de partidos como PP, PSD e PTB. A eleição dos membros da comissão, que deveria ter ocorrido na noite passada, foi adiada para esta terça-feira. Em vez da chapa única, haverá pelo menos duas. No lugar da ausência de disputa, uma guerra. Para desassossego de Dilma, uma guerra no escuro, sob o manto do voto secreto.

Para permitir a disputa, Eduardo Cunha adiou a votação para esta terça. Fez isso a despeito de ter anunciado na semana passada que o prazo final para a apresentação dos nomes dos integrantes da comissão expiraria às 18h desta segunda-feira. Estimulado pelo Planalto, o PT cogita recorrer ao STF contra o que chama de golpe parlamentar.

Josias de Souza

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza