Ministro Henrique Eduardo Alves declara: RN ganhará o HUB dos Correios

Foto: Paulino Menezes

Foto: Paulino Menezes

A decisão sobre a instalação da unidade de distribuição internacional dos Correios no Aeroporto Governador Aluízio Alves está praticamente tomada. Segundo o ministro do turismo, Henrique Eduardo Alves, a avaliação técnica, econômica e financeira para a criação da central recomenda sua instalação no Rio Grande do Norte. O posicionamento da Inframérica na disponibilidade do aeroporto foi decisivo para o estado receber o investimento.

O Brasil tem um problema crônico na rede de transporte da malha postal, uma vez que há uma grande concentração das operações na região sudeste. A instalação de uma central no Rio Grande do Norte, na avaliação dos técnicos, será benéfica pela proximidade da Europa e Estados Unidos, importantes emissores de correspondências e encomendas para o Brasil.

A central no RN deve gerar redução dos custos envolvidos no transporte da carga postal e diminuição no prazo de entrega. A concentração operacional na região sudeste onera o processo de transporte e armazenamento de cargas, além de aumentar o prazo de entrega das encomendas e correspondências.

A expectativa da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos é que a unidade do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves seja um centro de excelência dos Correios. A empresa estima que a unidade seja inaugurada no 2º semestre de 2016, com uma operação que gire em torno de 10 mil encomendas por dia, podendo chegar a 40 mil a partir do 4º ano. Pela proposta da Inframérica, concessionária do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, o aluguel do espaço que pode chegar a 30 mil metros quadrados será de dez anos.

Um dos obstáculos apontados pelos Correios para a implantação da unidade é o acesso ao aeroporto. As obras de duplicação dos acessos sul e norte são importantes tanto para a chegada de passageiros, quanto para o escoamento de cargas.

Para Henrique Eduardo Alves, a instalação do HUB dos Correios é uma vitória para o Rio Grande do Norte. “Na última semana me reuni com o presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Wagner Pinheiro de Oliveira, e insisti com ele sobre a importância de recebermos esse investimento para o estado”, disse o ministro. Para Henrique Eduardo Alves, essa vitória só foi possível porque hoje o estado dispõe de um aeroporto moderno e com capacidade para expansão.

As negociações para a instalação do chamado “Hub dos Correios” vêm ocorrendo desde maio de 2014. O investimento garantirá maior competitividade à empresa pública no transporte de encomendas internacionais, geradas, principalmente pelo comércio eletrônico. De 2010 a 2014 o volume de carga postal encaminhada ao Brasil cresceu 53,4%. Atualmente, os Correios são líderes no segmento de e-commerce nacional e internacional, com quase metade (45%) de todo o mercado. O investimento deve gerar aproximadamente 100 empregos diretos.

 


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza