Brasil está “no buraco econômico e afundando ainda mais”, diz revista britânica

A revista britânica “The Economist”, uma das principais publicações de economia no mundo, classificou a proposta de orçamento para 2016, apresentada pelo governo brasileiro ao Congresso, como “desastrosa” e “calamitosa”. A revista também diz que o Brasil está em um “buraco econômico e afundando ainda mais”.

A crítica leva em consideração a previsão do governo de que não conseguirá economizar nada no ano que vem para pagar os juros da dívida pública, e ainda assim vão faltar R$ 30,5 bilhões –deficit inédito desde que a atual metodologia orçamentária foi adotada, em 1995.

Segundo a “Economist”, contribuíram para a queda do crescimento do país a queda no preço das commodities (matérias-primas), escândalos de corrupção e a má gestão pública. A revista estima que o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro deve cair 2,3% neste ano –a previsão do governo é menos pessimista: baixa de 1,8%.

A revista cita, ainda, o aumento do desemprego, a queda da renda e do consumo, o avanço da inflação e a desvalorização do real frente ao dólar.

Em 2009, a “Economist” havia dito que o Brasil era “a maior história de sucesso na América Latina” e transformou o Cristo Redentor em um foguete na capa da revista com a manchete “Brasil decola”.

Quatro anos depois, em 2013, a revista fez uma nova versão da capa, dessa vez com o Cristo Redentor caindo e o título “Será que o Brasil estragou tudo?”. A edição trazia duras críticas ao país e à presidente Dilma, então no início de seu primeiro mandato.

Duras críticas ao Congresso

Para a revista britânica, a presidente Dilma Rousseff não é a única culpada pela situação do orçamento público. A falta de apoio político por parte do Congresso é citada como um dos entraves para algumas medidas que poderiam aumentar a arrecadação do governo.

A “Economist” afirma que, diante das contas públicas saindo do controle, os “congressistas enfiaram a cabeça na areia” e que “muitos, tanto na oposição quanto entre os supostos aliados, estão gastando seu tempo tentando o impeachment em vez de buscar uma forma de corrigir o orçamento”.

A revista diz, ainda, que o Congresso “está cheio de pessoas de olho no curto prazo”, que estão “mais preocupadas em forrarem seus bolsos do que em assegurar o futuro do Brasil”.

A solução, segundo a publicação, seria mesmo um corte drástico nos gastos públicos e um aumento de impostos.

 

UOL

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza