Bolsonaro alfineta Mandetta: ‘Paciente pode trocar de médico’

Foto: Divulgação

Em transmissão ao vivo nas redes sociais nesta quinta-feira (9), o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender o uso da hidroxicloroquina no tratamento para o novo coronavírus. Ele ainda alfinetou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que tem se mostrado mais relutante em relação ao uso do remédio.

“O médico não abandona o paciente, mas o paciente pode trocar de médico”, afirmou Bolsonaro. Nas últimas semanas, ambos vem se desentendendo em algumas decisões relacionadas à epidemia e, por vezes, Mandetta justificou que não sairia do cargo — mesmo com ameaças de demissões –, pois “um médico não abandona o paciente”.

Segundo Bolsonaro, um estudo conclusivo sobre a eficácia da cloroquina — que até agora tem somente pesquisas incipientes — pode demorar anos. Por isso, a sua recomendação é que seja administrada nos pacientes com Covid-19. “Ao que tudo indica, tem salvado vidas. Tem que usar. É uma chance, uma oportunidade”, disse.

O presidente ressaltou, ainda, que o Brasil tem laboratórios com condições de fabricar “milhões de comprimidos por dia” e que o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Amazonas recomendou o medicamento até mesmo para casos mais leves.

Até agora, especialistas alertam que a cloroquina é ministrada somente para pacientes em estado grave. Além disso, ainda não há estudos robustos a respeito dela. O Ministério da Saúde disse que o Conselho Federal de Medicina (CFM) deve se posicionar sobre o tema até o dia 20 de abril. Para Mandetta, “o governo não precisa politizar esse assunto”.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza