Policial » Rio Grande do Norte » Violência

RIO GRANDE DA MORTE: Estado lidera crescimento de homicídios

A violência vem crescendo de forma assustadora no RN.

A violência vem crescendo de forma assustadora no RN.

O Rio Grande do Norte contabiliza mais de mil assassinatos somente esse ano. De acordo com o Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania (COEDHUCI/RN), até o último domingo, dia 17, foram contabilizados 1.141 crimes violentos letais intencionais. Deste montante, 982, o que equivale a 86%, foram praticados com armas de fogo.

Em Natal, cidade mais violenta do Estado, o COEDHUCI/RN calcula, no mesmo período, 376 homicídios. Os crimes cometidos com armas de fogo representam 87% desse total, ou seja, 328 assassinatos foram realizados com armas de diversos calibres. Arma branca e espancamento são os outros meios mais utilizados pelos bandidos.

Os números da violência colocaram o RN em duas preocupantes posições no Mapa da Violência 2014 divulgado, em maio passado, pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso). O Estado teve o maior percentual de crescimento nos casos de homicídios entre os anos de 2002 e 2012. Houve um aumento de 272% no número de assassinatos. No mesmo período, a variação na  taxa de homicídios por cada grupo de cem mil habitantes foi a maior do país – 229,1%.

O atual cenário assusta a população. Em vários momentos, o titular da secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) Eliéser Girão comentou o assunto. “Morei aqui há alguns anos e não se matava tanto com armas. As brigas e desavenças eram resolvidas de outra forma. Agora, as pessoas resolvem na bala. É preciso desarmar as pessoas, desarmar os espíritos”, diz.

Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!