PMs e bombeiros agendam protesto para terça-feira

Oficiais e praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros realizam novo ato público nessa próxima terça-feira (4), no Centro Administrativo, com o intuito de chamar atenção do governador Robinson Faria para a pauta de reivindicações da categoria. A concentração está marcada para às 8h em frente ao prédio da Governadoria. De acordo com a Associação de Bombeiros Militares do RN (ABMRN), o salário dos praças potiguares (soldado, cabo, sargento e subtenente) em início de carreira é o mais baixo do Brasil. Policiais e bombeiros estão acampados em frente à Governadoria por tempo indeterminado.

“O acampamento permanece até o governador Robinson Faria nos receber e encaminhar de fato, à Assembleia Legislativa, as propostas que atendem nossas reivindicações”, disse o soldado do Corpo de Bombeiros e presidente da ABMRN, Dalchem Viana, liberado na manhã de ontem após passar três dias detido no Quartel de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros. Viana foi acusado de incitar a desordem ao fazer uso de mídias sociais para convocar a participação de sócios da Associação no debate sobre a Lei de Organização Básica da instituição militar. “A pauta é comum a todos os militares do RN, mas queriam tratar o tema de forma segmentada”, destacou.

Além de reivindicarem a implantação da Lei de Organização Básica, que regulamenta a estrutura da PM e do CBM, os militares acampados também querem que o Poder Executivo retire da AL a proposta de reforma da Previdência estadual. Eles reclamam que a proposta “acaba com a pensão das viúvas de militares mortos no exercício da profissão, prevê aumento da alíquota previdenciária de 11% para 14%, e abre precedentes para sermos incluídos na reforma proposta pelo governo Federal”, listou Viana.

Outras duas questões ainda estão em pauta: a majoração da diária operacional, que há 15 anos está congelada em R$ 50 por seis horas de trabalho; e a lei de ingresso que passaria a exigir nível superior nos novos concursos públicos para praças e oficiais.

“Apresentamos uma proposta de R$ 120 para oito horas de trabalho, ou isonomia com os oficiais caso seja concedido um valor maior para eles. A diária operacional não tem nada a ver com patente, e sim com indenização pelo serviço prestado fora da escala de trabalho”, defende Dalchem Viana. Ele enfatiza que a exigência da sociedade por uma polícia cidadã está atrelada à necessidade de “cidadania dentro da corporação”.

Atos governamentais

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE fez contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, para um posicionamento do Governo sobre o assunto. “O governador Robinson Faria decidiu retirar os militares estaduais da reforma da Previdência, e o Gabinete Civil deverá adotar os procedimentos administrativos necessários à implementação da decisão anunciada o mais breve possível”, informou a assessoria.

De acordo com a Sesed, a Lei de Organização Básica já passou pela Controladoria Geral do Estado e já está na Coordenadoria de Controle dos Atos Governamentais do Gabinete Civil.

Em relação ao aumento do valor da diária operacional (DO), a assessoria de imprensa da Sesed ressaltou se tratar de iniciativa do comando da Polícia Militar. “O estudo fundamentado indicou que os valores deveriam ser majorados para 120 reais aos praças e 180 reais para oficiais. Cabe destacar que a realização de serviço extra, através de diárias, depende de vários fatores, dentre os quais, disponibilidade financeira e orçamentária, além de análises de desempenho operacional. A diferenciação de valores entre oficiais e praças se deve ao fato de que cabe àqueles o planejamento, emprego, avaliação e controle permanente do efetivo a ser usado em ações e operações policiais”, declarou.

E acrescenta que “o emprego de policiais através de DO depende da voluntariedade e que atualmente, embora existam praças voluntários para atuarem com DO, praticamente não há oficiais”.

Tribuna do Norte

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza