CORRUPÇÃO: Dirceu e Vaccari eram os responsáveis por receber propina, diz doleiro

José Dirceu e João Vaccari Neto, acusados de serem os responsáveis por receber propina em esquema de corrupção na Petrobras.

José Dirceu e João Vaccari, acusados de serem os responsáveis por receber propina em esquema de corrupção na Petrobras.

O doleiro Alberto Youssef afirmou, em depoimento à Polícia Federal, em outubro, que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o atual tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, eram os responsáveis no PT por receber as propinas de empreiteiras envolvidas no esquema da Petrobras. Segundo o depoimento, que faz parte do acordo de delação premiada do doleiro, Dirceu e Vaccari, além de receberem os valores, frequentaram um edifício na Rua Joaquim Floriano, no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, que servia de base para os pagamentos de propina.

“O dinheiro entregue pelo declarante em São Paulo servia para pagamento da Camargo Corrêa e da Mitsue Toyo ao PT, sendo que as pessoas indicadas para efetivar os recebimentos à época eram João Vaccari e José Dirceu”, registra o depoimento de Youssef à Polícia Federal.

Youssef diz que intermediou o pagamento de R$ 27 milhões, que foram distribuídos aos agentes políticos, entre 2005 e 2012. De acordo com o delator, o montante foi direcionado exclusivamente ao PT e a Renato Duque, ex-diretor da Petrobras indicado pelo partido.

O Globo

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza