PERIGO: relatório do Elat aponta 98 mortes por raios em 2014

O Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou o levantamento de mortes causadas por raios em 2014 no País. Os dados referem-se a informações fornecidas pela Defesa Civil, pelo Ministério da Saúde (MS) e pela imprensa.

Foram 98 mortes, uma a menos do que em 2013. As principais circunstâncias de morte permanecem as mesmas de outros anos: 27% das vítimas realizava atividades agropecuárias quando foram atingidas e 20% estava dentro de casa. Entre todas as vítimas, 56% viviam na zona rural.

Os números de São Paulo se destacam em razão de dois acidentes fatais ocorridos no segundo semestre de 2014. Em 7 de novembro, três moradores de rua foram atingidos simultaneamente por um raio e, em 29 de dezembro, quatro banhistas receberam uma descarga em Praia Grande. O episódio do litoral sul foi a segunda maior tragédia provocada diretamente por um raio no Brasil. Em 2014, as cidades com o maior número de vítimas foram: São Paulo (5); Praia Grande (SP) (4); Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA) (2) em cada.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza