Arquivos:

Currais Novos » Parelhas » Pecuária

A FORÇA DO SERTANEJO: Após anos de seca, xique-xique é a saída para alimentar o gado no Seridó

Em pleno sol escaldante, o sertanejo junta o xique-xique para alimentar o gado. (Foto: Paulo Júnior)

Resistente à seca, o sodoro – como também é conhecido por “essas bandas”, vem sendo a única opção encontrada pelos criadores de gado para alimentar seu rebanho, já enfraquecido pela longa estiagem.

Mesmo em meio a vegetação cinzenta, o xique-xique continua verde e pronto para ser usado como alimento para o gado. Contudo, o manuseio leva tempo e um trabalho pesado por parte dos guerreiros criadores de boi do Sertão.

Na zona rural de Currais Novos, mais precisamente no Povoado da Cruz, um curraisnovense flagrou – em meio a caatinga, um agricultor em plena atividade no manuseio do xique-xique. Um cenário desolador. Mas, com a falta do pasto, os proprietários de animais não pensam duas vezes. Vale qualquer coisa para salvar o que resta do rebanho.

Na zona rural de Parelhas, criadores também recorrem ao xique-xique como fonte de alimento para o gado. (Foto: Carlinhos Assis)

No município de Parelhas, criadores também sofrem com a estiagem. O parelhense Carlinhos Assis postou nas redes sociais uma foto mostrando a atual situação dos criadores de gado daquele município. Por lá, os pecuaristas também estão se virando como podem, usando, inclusive, o xique-xique para alimentar o gado.

Manuseio
O xique-xique é cortado, queimado para retirada dos espinhos, e em seguida moído numa forrageira até virar um tipo de pasta. Alguns criadores ainda têm condições de misturar com farelo, outros dependem exclusivamente da planta espinhosa para alimentar o gado.

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
Botch das divs centrais
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!