TERRORISMO: Alemanha busca autor de ataque a mercado de Natal em Berlim

No Twitter, a polícia de Berlim informou que o balanço é de 12 mortos e 48 pessoas feridas em hospitais.

No Twitter, a polícia de Berlim informou que o balanço é de 12 mortos e 48 pessoas feridas em hospitais.

As autoridades da Alemanha tentam encontrar nesta terça-feira (20) o autor do ataque contra um mercado de Natal em Berlim, que deixou 12 mortos e 48 feridos na noite de ontem, quando um caminhão foi jogado contra o público.

De acordo com o jornal Bild, um paquistanês de 23 anos que teria chegado à Alemanha em fevereiro pela rota balcânica é um dos suspeitos. Mas, nas últimas horas, a imprensa local também cogitou que o caminhão estava sendo dirigido por um checheno. Segundo o “Bild”, o paquistanês teria abandonado o caminhão após o ataque, fugindo na direção leste de Berlim. O homem teria atravessado a pé o parque Tiergarten, no centro da cidade, e teria sido interceptado pela polícia, que recebeu alertas de moradores da região, a uma distância de 1 quilômetro da Praça Breitscheidplatz, onde tinha sido montado o mercado de Natal.

O jornal Die Welt informou nesta manhã que uma unidade especial da polícia invadiu, por volta das 4h locais, um hangar do antigo aeroporto de Tempelhof, onde há cerca de um ano funcionou um grande campo de refugiados. “No momento, não quero usar a palavra atentado, apesar dos muitos indícios”, disse o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maizière. “Deixemos que os investigadores façam seu trabalho”.

No Twitter, a polícia de Berlim informou que o balanço é de 12 mortos e 48 pessoas feridas em hospitais, a maioria em condições graves. Mantendo a cautela, a polícia também usou a expressão “possível ataque terrorista”, pois as primeiras informações dizem que o caminhão foi lançado “deliberadamente contra a multidão”, excluindo a possibilidade de um incidente.

Nesta manhã, as autoridades removeram o caminhão do local do ataque, que fica em uma praça entre duas avenidas de médio porte. De acordo com a imprensa polonesa, o caminhão foi roubado por volta das 16h locais de ontem. O GPS do automóvel indica que, naquele horário, o aparelho foi desligado várias vezes e, depois, removido do carro. O caminhão tinha passado pela Itália e transportava estruturas de aço que deveriam ser descarregadas em Berlim. A empresa de transporte responsável pelo caminhão tem sede na cidade de Estetino, no Nordeste da Polônia, em uma zona que faz fronteira com a Alemanha.

Agência Ansa

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza