Sorteio da Copa do Mundo expõe a europeus os “perrengues” do Brasil

 

 

Ponto de partida da Copa do Mundo de 2014, o sorteio da competição mostrou aos europeus o tamanho do desafio que terão a enfrentar em uma competição no Brasil. Encararam nos últimos dias os atrasos dos estádios, o calor, as longas viagens e o fuso horário. O suficiente para perceber os perrengues que se ensaiam no Mundial.

Logo na chegada, a Costa do Sauipe derretia cartolas estressados dentro de seus ternos europeus. Era com a gravata apertada sob o sol que Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa (Federação Internacional de Futebol), explicava que não falaria sobre o Itaquerão, atingido por um acidente, a não ser em entrevistas oficiais. Fumava e admitia o clima tenso.

De reuniões e da vistoria ao estádio, saíram prazos para as conclusões das arenas. Das seis em construção, quatro estouravam a data-limite: Arena da Baixada, Beira-Rio, Cuiabá e Itaquerão, este último repetindo o maior atraso de um estádio de abertura, como o Soccer City. Até a Deus o presidente da Fifa, Joseph Blatter, recorria para pedir uma arena pronta.

Quando as cidades-sede foram se exibir a jornalistas estrangeiros, o que menos se viu foram projetos de desenvolvimento ou cronograma de estádio. Mato Grosso mostrou uma foto de sua Arena Pantanal, prevista para fevereiro, e repórteres japoneses riram. Representantes de Curitiba não apareceram: o governo alegou que teria de gastar R$ 4 mil.

Mas não acabava aí. Chegou a hora de sortear as bolinhas e decidir quem iria atravessar o país continental. A Alemanha e a Inglaterra pegaram trajetos complicados: a primeira com dois jogos ao sol das 13h do Nordeste; a segunda, com a úmida e quente Manaus.

Houve um clima de animosidade entre a cidade amazônica e o técnico inglês Roy Rodghson. Mas os britânicos vivem a contradição de tentar fugir do calor e ao mesmo tempo pedir para o jogo com a Itália, no meio da floresta, seja mais cedo para agradar seus torcedores e sua televisão. Os EUA terão de viajar mais do que todas as outras seleções.

Longe da Europa, é hora de a Fifa mexer na tabela para agradar às parceiras TVs. É sempre assim em Copas. Mas, desta vez, terá de se mexer em um cronograma que teve 56 versões até agora. Tudo para atender as características do país gigante e afastado do centro europeu.

Para entender cada uma das regiões, jornalistas estrangeiros começam neste sábado a viajar pelo Brasil para visitar as seis cidade-sede cujas obras ainda não estão prontas. Já há um pedido do tablóide “The Sun” para visitar Manaus e seu prefeito Arthur Virgílio.

Vão ter a oportunidade de conhecer o Brasil “multicultural, e empreendedor” citado pela presidente da República, Dilma Rousseff. Ou vão ter a oportunidade também de ver o perrengue que é se virar em um país tão diverso.

Postado por: Eduardo Bezerra

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza