Sem alvará, estacionamento do aeroporto de Fortaleza é fechado

Entrada do aeroporto exibe cartaz avisando sobre interdição (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

Entrada do aeroporto exibe cartaz avisando sobre interdição (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)

A Prefeitura de Fortaleza interditou na manhã desta quarta-feira (13) o estacionamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense, por falta de alvará de funcionamento. Por volta das 10 horas, quando houve a interdição, os portões foram fechados.

De acordo com o secretário da Regional IV, Airton Mourão, a empresa que atualmente administra o estacionamento deu entrada em abril de 2014 no pedido de alvará, mas desde então não regularizou a situação.

A proposta da prefeitura é que as cancelas fiquem abertas e que a Infraero assuma o equipamento interinamente até que a situação seja regularizada. O secretário acrescentou que vai se reunir com representante da Infraero nesta quarta-feira para debater a situação.

Entre as pendências, segundo o secretário, a falta do Relatório de Impacto no Sistema de Trânsito (Rist) e do certificado do Corpo de Bombeiros são as mais urgentes. “A interdição é para impedir a exploração indevida do estacionamento por uma empresa que não está regular com a prefeitura”, disse.

Resposta da empresa

O G1 entrou em contato com a Master Park Estacionamentos, empresa que administra o local. Por e-mail, a empresa respondeu que “enquanto concessionários da Infraero, sempre seguimos e cumprimos todas as normas e exigências impostas pelo contrato de concessão. Recebemos a autuação a respeito do Alvará de Funcionamento e imediatamente tomamos todas as providências para a adequação”, informou.

Representante da empresa, Giovanni Maia explicou que o estabelecimento estava em contato com a prefeitura desde segunda-feira, e que apresentou ofício à Regional com ponderações sobre os documentos requisitados. “Fomos pegos de surpresa. A gente está dentro dos padrões. O alvará tem algumas pendências que a gente discorda, como a questão do Rist e o atestado de bombeiros”, alegou.

“Sobre o Rist, no nosso entendimento, não somos geradores de tráfego. Quanto ao alvará dos bombeiros, nós não temos estacionamento com 750 metros quadrados de área coberta, então a gente não estaria obrigado a ter alvará, uma vez o aeroporto já o possui”, disse.

Ele afirmou que a empresa não vai deixar de ter seus funcionários no aeoporto, “garantindo a segurança e mantendo as operações. O que vai acontecer é a interdição. Enquanto ela perdurar, a gente não pode fazer a cobrança do estacionamento”.

Pinto Martins

O aeroporto de Fortaleza é o oitavo maior do país e recebe voos de 173 cidades, segundo pesquisa da Secretaria da Aviação Civil (SAC), divulgada em outubro de 2015. Fortaleza, Natal e Recife estão na disputa para receber o centro de conexões de voos (hub) do Grupo Latam.

 

 

G1 CE

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza