Seca compromete abastecimento d’água em Currais Novos e em muitas outras cidades

A escassez de chuvas preocupa o sertanejo e a população em geral, mas o tormento apenas começa com esse fato. É ainda mais difícil pensar que o pouco d’água que ainda temos está acabando, pois os reservatórios encontram-se no limite de tudo. E assim, o caos instala-se na região, onde nos deparamos com a ausência e comprometimento da principal fonte de vida, a água.



Com apenas 19% de sua capacidade total, o reservatório Marechal Dutra, mais conhecido como Açude Gargalheiras, já se encontra em sinal de alerta para o abastecimento nas cidades de Acari e Currais Novos.



A preocupação agora é com relação à suspensão integral no fornecimento d’água, e para que a situação não fique ainda pior, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte alerta a população para o uso racional deste recurso natural. Economizar água na hora de tomar banho, escovar os dentes, cozinhar, e evitar lavar calçadas, por exemplo, são ações simples no dia-a-dia, mas que fazem toda a diferença se tomadas atitudes mais conscientes e sensatas. Pense não só em você, mas nos seus filhos, familiares, amigos e tantas outras pessoas que precisam do líquido precioso.



Desde o surgimento da vida na Terra, a água é o elemento mais importante para a sobrevivência de todos os seres vivos, visto que sem ela, o planeta seria desabitado. Mesmo assim, a humanidade tem desperdiçado este recurso. Dados da ONU de 2006 revelam que até 2050 mais de 45% da população mundial não terá acesso à água potável, ou talvez bem antes, se o caos, observado hoje, se prolongar.



Outro ponto preocupante é a falta de chuvas, como dito no início, pois o clima quente da região, especialmente no sertão potiguar, contribui para que o manancial seque cada vez mais rápido, a exemplo do que aconteceu com os Açudes Dourado e o Totoró de Baixo, este último popularmente chamado de Açude do Governo.

Postado por: Lílian de Souza / Jornal Expresso RN

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza