Notícias

RN registra a primeira morte por gripe H1N1 em 2016

Companha de vacinação começa em abril (Foto: Alberto Leandro)

Companha de vacinação começa em abril (Foto: Alberto Leandro)

O Rio Grande do Norte registrou a primeira morte provocada pelo vírus influenza (H1N1) em 2016. Ao todo, são nove casos notificados, com um deles confirmado.

E, justamente o caso em que foi constatada a presença do vírus, ocorreu o primeiro óbito deste ano. A vítima, cuja identidade foi preservada, tinha 15 anos e era residente da cidade de Lagoa Nova, cidade do interior do RN.

Ela, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde Pública, deu entrada no hospital no dia 27 de fevereiro e faleceu 12 dias depois, em 10 de março deste ano. Até o momento, o mês de maior casos suspeitos notificados foi março, com 4 das 9 notificações.

A informação é da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), baseada nos dados relativos ao período compreendido entre as semanas epidemiológicas de 01 a 12, período compreendido entre 3 de janeiro e 26 de março.

Redução

Mesmo com a morte registrada, a Sesap informa que os nove casos suspeitos notificados em 2016 do vírus influenza (H1N1) representam uma redução de 78% nas notificações do mesmo período de 2015. No ano passado, no período, foram 41 notificações.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves e até mesmo a morte, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção – crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A principal forma de prevenção é a vacinação.

Confira as principais medidas de prevenção:

  • Lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar;
  • Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável;
  • Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
  • Lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca;
  • Pessoas com qualquer gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
PortalNoAr

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
X
Experimente o nosso aplicativo para Android. Clique para baixar e aproveite!