#RevoltadoBusão volta às ruas hoje

 

Novo protesto do movimento #RevoltadoBusão está confirmado para quinta-feira (20) em Natal. Mais de 19 mil pessoas confirmaram presença na manifestação até o fim da tarde desta segunda-feira (17) na rede social Facebook. O ato está marcado para acontecer às 17h da quinta nas imediações do shopping Via Direta. 

 
O protesto foi confirmado pelo estudante Tiago Aguiar, que integra o Comitê de Comunicação do movimento #RevoltadoBusão. "A expectativa é de uma manifestação com milhares de pessoas", afirma. Nesta segunda-feira (17), a Comissão de Estrutura do movimento enviou nota convocando entidades e movimentos sociais a participar de uma reunião plenária na terça-feira (18), às 17h, no Centro de Convivência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). De acordo com a nota, "o objetivo da plenária é o acúmulo de forças entre entidades e manifestantes que possuam como pauta comum o direito à cidade, e possam mobilizar a população por mudanças reais para a população".
 
Além da revovação dos aumentos das tarifas no transporte público, o movimento informa que está entre as pautas "a defesa da liberdade de manifestação política, que tem sido atacada pela repressão aos movimentos sociais".  A pauta de reivindicações do movimento na página do protesto de quinta inclui a redução imediata das tarifas em toda grande Natal; acabar com a dupla função do motorista cobrador; bilhetagem única (ônibus e alternativos); integração entre os ônibus da grande Natal/RN; passe-Livre para Estudantes e Desempregados; criação do Fórum permanente sobre transporte público; ônibus 24h; renovação imediata de toda frota; retorno imediato de todas as linhas extintas; construção de corredores exclusivos para ônibus, bem como malha viária adequada para ciclistas (ciclovias); por um transporte 100% público.
 
Do Blog: O movimento foi pioneiro segundo o Jornal New York Times nas manifestações no Brasil. A Revolta do Busão busca sabiamente apoio de outras entidades, a fim de reafirmar a manifestação dentro da responsabilidade social. Além de reinvidicações, como encolhimento da tarifa e  melhor qualidade do transporte, outras causas devem surgir no ato. 
 
Postado por: Jean Souza / G1

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza