Projeto de Santana do Seridó é destaque em reuso da água

O município Santana do Seridó não poupou criatividade para sobreviver à seca. Em entrevista à Agência Confederação Nacional dos Municípios, o prefeito Adriano Gomes explicou como funciona sobre o Projeto Palmas para Santana e explica como tem conseguido superar as adversidades típicas da região. A iniciativa pode servir de inspiração para outros gestores que enfrentam o mesmo problema.

Com pouco mais de 2,7 mil habitantes, a região enfrenta constantemente a seca, característica do Nordeste brasileiro. Porém, a escassez de água não era o único obstáculo. Também preocupava a questão ambiental, por causa do despejo do esgotamento sanitário no rio local, com sérios riscos de contaminação do lençol freático.

Gomes conta que a ideia do projeto Palmas para Santana veio a partir desse cenário, aparentemente sem solução. “A gente ia perfurar poço, não dava certo. A água era salobra. Foi quando a gente percebeu nas estações de tratamento de esgoto a solução para resolver parte dos nossos problemas”, revela.

Idealizado pela própria prefeitura, o projeto transforma os 258 mil litros de esgoto gerado pela população de Santana do Seridó em água limpa. Essa água é utilizada na irrigação de um banco de forragem, composto por plantas nativas. “Decidimos fazer o plantio da palma forrageira, que é uma espécie nativa de regiões semiáridas”, justifica o prefeito.


Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza