Programas oferecem atendimento em gestão para produtores rurais no RN

A iniciativa oferece uma série de capacitações que envolvem diagnóstico, gestão, sustentabilidade, orientação financeira e até formalização.O Começar Bem foi idealizado para levar orientação a pessoas que estão se preparando para abrir um negócio ou que já têm alguma experiência em trabalhar por conta própria.

Agora, donos de pequenas propriedades também serão atendidos pelo programa. Uma das capacitações prevista é a Oficina de Análise do Negócio, que atua com os instrumentos e métodos técnicos para avaliar o negócio. Uma ferramenta decisiva para garantir a competitividade e minimizar riscos.

O projeto também contempla orientação sobre acesso a financiamentos mais adequados aos produtores rurais, esclarecendo os requisitos adotados pelas instituições financeiras no processo de análise de crédito. Na área de sustentabilidade, o Começar Bem promove palestra de três horas para explicar aos empreendedores como tornar o negócio mais lucrativo e sustentável em mercados competitivos.

Para aqueles que precisam otimizar através da gestão, o programa tem uma saída: o curso de Gestão Empresarial Integrada. Através dessa capacitação, é possível conhecer os atores envolvidos no funcionamento da empresa e os resultados esperados de uma gestão integrada. Para quem ainda não está formalizado, o programa também explica os procedimentos para registro do negócio, os aspectos legais e os caminhos para a formalização.

No Campo

“A ideia do Sebrae é atender aos produtores rurais com as diversas metodologias que dispomos. Assim, conseguimos profissionalizar a gestão das propriedades e impulsionar o agronegócio”, explica a analista da Unidade de Educação e Empreendedorismo do Sebrae-RN, Rose Alff, que também é gestora do projeto No Campo.

Esse projeto é outra frente de atendimento para agricultores. Trata-se de um conjunto de 12 soluções estratégicas com metodologia simples e específica para o meio rural e com foco no empreendedorismo. No setor de comercialização, uma das áreas beneficiadas com o programa, as ações prevêem, por exemplo, o estímulo da elevação na participação do homem do campo nos processos de compras governamentais. A idéia é fazer com que os pequenos produtores rurais aproveitem as condições favoráveis e oportunidades, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e passem a fornecer seus produtos aos governos municipais e estaduais.

A capacitação se ocorre de forma didática, com cursos, palestras, oficinas e consultorias na abordagem de temáticas nas áreas de gestão, associativismo, empreendedorismo, comercialização e liderança. Com exceção dos cursos no setor de qualidade total rural, as demais consultorias são gratuitas.


Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza