Procon Natal suspende comercialização das polpas de frutas Sterbom e Nordeste Fruit

Em mais uma ação que visa resguardar a saúde e garantir a segurança do consumidor, o Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), efetua nos dias 6, 7 e 8 de julho (segunda, terça e quarta-feira), fiscalizações em quatro das maiores redes de supermercados da capital potiguar, com o intuito de determinar a suspensão da comercialização das polpas de fruta das marcas Sterbom e Nordeste Fruit nos estabelecimentos, em consonância com a requisição de fiscalização oriunda da Promotoria de Defesa do Consumidor.

Durante os três dias da ação, as equipes do Procon Municipal visitarão o Nordestão, o Hiper Bompreço, o Extra e o Carrefour, retirando de circulação as polpas com os sabores de goiaba e caju (Sterbom); uva e maracujá (Nordeste Fruit), já que, de acordo com testes periciais realizados pelo Ministério da Agricultura, verificou-se que os produtos em questão descumprem os Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ’S), apresentando índices de Sólidos Solúveis, Sólidos Totais e Ácido Ascórbico abaixo dos limites mínimos estabelecidos no Art. 78, II e V e 99, I do Regulamento da Lei nº 8.918/94, aprovado pelo Decreto nº 6.871/09, cometendo também infração ao Art. 99, I do mesmo Decreto.

O diretor-geral do Procon Natal, Kleber Fernandes, explica que apesar da fiscalização in loco ser realizada nas quatro maiores redes de supermercados da cidade, todos os estabelecimentos comerciais (pequeno, médio e grande porte) de gêneros alimentícios estão proibidos de vender os quatro sabores das polpas, até que as duas empresas autuadas regularizem a situação dos produtos. Segundo ele, trata-se de uma ação preventiva para assegurar à saúde do consumidor. Caso seja provada a adequação por parte dos fabricantes, os produtos poderão voltar à ser comercializados.

Em virtude disso, nesta terça-feira (7), o Procon Natal enviou notificação oficial para a Associação Supermercados do Rio Grande do Norte (Assurn) e para o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do RN. A medida objetiva solicitar por meios legais, a suspensão imediata da comercialização das polpas Sterbom e Nordeste Fruit, por parte dos estabelecimentos associados às instituições supracitadas.

 

BG

Últimos Eventos

21/09/2019
São Vicente/RN
03/03/19
Master Leite
06/05/18
Parque Dinissauros - Povoado Sto Antonio (Cobra)
Março 2017
Aero Clube

Mais eventos

Jornal Expresso RN

Baixar edições anteriores

Curta Jean Souza no Facebook

Siga Jean Souza no Instagram

Empresas filiadas

Banners Parceiros

Design por: John Carlos
Programação por: Caio Vidal
© 2021 Direitos Reservados - Jean Souza